Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Me ajudem. Murta

antonio couto lima28/02/2011 08:26
Me ajudem. Murta
Me ajudem, sou novo nesta arte. Tenho uma murta com aproximadamente 28 centimetros como mostro na foto e gostaria de coloca-la no estilo da ultima foto, como se chama? Ja posso ir modelando ela para esta forma?
Obrigado.
antonio couto lima28/02/2011 08:27
Re: Me ajudem. Murta
antonio couto lima escreveu:
Me ajudem, sou novo nesta arte. Tenho uma murta com aproximadamente 28 centimetros como mostro na foto e gostaria de coloca-la no estilo da ultima foto, como se chama? Ja posso ir modelando ela para esta forma?
Obrigado.

Gostaria de deixala assim daqui uns 50 anos rss
André Luiz Santos28/02/2011 20:02
O estilo é o moyogi, mas para sua muda chegar a um porte desse...é bem complicado, sugiro que você plante essa muda no chão, deixe-a crescer a vontade, faça apenas a curva desejada no tronco,plante-a ande tenha muita luz solar, terra boa, controle as pragas, adube com moderação, o resto são os anoooos.
A Murta não tem um desenvolvimento tão rápido, sugiro que opte por outras espécies com um desenvolvimento mais acelerado, pois se ficar somente com a murta, isso vai lhe causar um certo desanimo, arrume um ficus, pitangueira, ulmus, pithecolobium...são ótimas.
Quando adquirir tais exemplares poste aqui no fórum para o pessoal dar uma força.
Abraço!!!
Guilherme Cahú28/02/2011 21:54
Veja, o André certamente não lhe disse para deixar essa planta para lá, mas sintetizando um pouco a mensagem, talvez você se agrade mais em trabalhar com várias plantas ao mesmo tempo. As espécies e a quantidade de plantas fica a seu critério, mas os estilos indicados pelo André são bem interessantes de se trabalhar. Lembremo-nos de adicionar também o Ficus à lista.
Apesar de tudo, Antonio, você pode trabalhar com espécies consideradas difíceis, também. O que vale é a sua vontade, dedicação, iniciativa.

Apenas complementando algumas informações, se não tiver espaço para plantá-la no chão, você pode usar da técnica "escorredor + mamadeira", muito utilizada pela maioria de nós, utilizando substrato do devido tipo e nas devidas proporções, em geral.
Também, trabalhar com bonsai é trabalhar com a paciência, e como sabe, árvores levam anos para se desenvolverem por completo, e nem por isso elas param por aí.

Boa sorte para você e para esse vegetal sob seus cuidados! Se você quiser, pode ir longe! Basta acreditar! 😉