Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

JLTAMOR001 - AMOREIRA ALPORQUE

Laudir04/03/2011 13:14
JLTAMOR001 - AMOREIRA ALPORQUE
Estou criando este post pra que os nobres colegas acompanhem o desenvolvimento desta planta.
Com trinta dias ela soltou raízes. Peço perdão aos amigos pois esqueci de tirar fotos das raízes... capilares.

Informações:
Data do alporque: 28/01/2011
Grossura do galho: 12cm
Altura do galho/tronco: 30cm

Dados técnicos:
NOME COMUM – Amoreira

NOME CIENTÍFICO – Morus sp.

CARACTERIZAÇÃO – Pertence à família das Moráceas e a maioria das espécies provém da Ásia.

Árvore de porte médio/grande, caduca com folhas verdes claras, que podem ser arredondadas ou com lóbulos. Muito apreciada pelos frutos e coloração outonal.

LOCALIZAÇÃO : De exterior, muito resistente, é usual a meio do Verão as folhas apresentarem-se queimadas do sol.

REGA : Tem elevado consumo de água, e embora resistente ao sol, as folhas desidratam facilmente.

NUTRIÇÃO : Aprecia reforços de "FerroBonsai" que lhe favorecem a tonalidade das folhas, o "P/K Bonsai", é uma boa ajuda para conseguir obter frutos.

PODA : Dadas as grandes dimensões das folhas, devemos ter muito cuidado para não as deixar alongar. Normalmente após a primeira folha fazemos logo "Metsumi".

Sempre que a planta esteja saudável, pode ser defoliada em pleno Verão. Conseguimos assim, uma melhor coloração outonal e folhas de dimensão mais reduzida. Após a defoliação retomaremos o "Metsumi" para a controlar.

TRANSPLANTE : Com "TerraBonsai-Folhosas" e "RhizaBonsai" em Fevereiro, antes da brotação iniciar.

ARAMAMENTO : De preferência no final do Inverno ou na defoliação.

FINALMENTE AS FOTOS:

Este tipo de corte eu vi num alporque feito num tamarindo na net. Acho q talvez possamos ter um nebari mais bem distribuído.

Areia pura. Areia grossa.

Terminando de fechar o bombom.

35 dias depois (03/03/2011) eu fui e tirei o plástico que envolve a areia grossa e troquei por um vaso feito de embalagem de Agua sanitária.

O vaso amarrado pra mante-lo numa altura constante.

Detalhe da brotação intensa.
oamit04/03/2011 13:24
ta vivissima, manda vê.

🙂
Ricardo Guarido04/03/2011 13:25
Postando pra aprender e acompanhar...
Laudir04/03/2011 13:26
oamit escreveu:
ta vivissima, manda vê.

🙂

To usando ela como testes... já que a espécie brota com muita intensidade.
Como dizem:

Amora e ficus é só colocar sobre uma esponja enxarcada que brota tudo!
Laudir04/03/2011 13:27
Ricardo Guarido escreveu:
Postando pra aprender e acompanhar...

Obrigado pela visita e assim q eu tirar ela da matriz posto novas fotos.
oamit04/03/2011 13:37
ta acompanhando o resgate da eugênia, uma que eu resgatei, vai ser interessante acompanhar tambem.

até eu to na expectativa !

🙂
Laudir04/03/2011 13:52
oamit escreveu:
ta acompanhando o resgate da eugênia, uma que eu resgatei, vai ser interessante acompanhar tambem.

até eu to na expectativa !

🙂

estou sim... apesar de nao curtir muito eugênias
oamit04/03/2011 14:33
😂
Renato Rodrigues Roehrs04/03/2011 15:48
Gsotei do uro!

Não deixa de postar a evolução.

Abraços.
Laudir04/03/2011 15:49
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Gsotei do uro!

Não deixa de postar a evolução.

Abraços.

este uro acompanha quase todo o comprimento do galho!
nickyfury05/03/2011 15:35
bonsai
Laudir, meu chapa, não fique chateado comigo, mas devo ressaltar que o nobre amigo teve todo esse trabalhão à toa: podia ter adiantado o serviço cortando logo esse tronco no ponto pretendido e estaqueado em areia, sem precisar fazer alporquia nem nada. A amoreira é super fácil de pegar por estaquia, talvez melhor até do que a primavera, aceitando estaca de qualquer tamanho e grossura, inclusive.

De qualquer maneira, ao menos resta a vc a oportunidade de estar aprimorando sua técnica de fazeção de alporque. Nada se perde, tudo se aproveita. Para a próxima, faça como sugeri: o caminho é mais curto, o sucesso é mais rapido, e os calos nas mãos, bem, esses de qualquer maneira são úteis, né? 😉
O Guardião08/03/2011 18:31
interessante
Gostei do corte em v. Vou testa-lo no meu proximo alporque.
Pretendo fazer um numa amora que tem no sitio onde minha mãe mora.
Poste fotos da evolução dela para apreciamos.
um abraço
Laudir08/03/2011 20:59
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Laudir, meu chapa, não fique chateado comigo, mas devo ressaltar que o nobre amigo teve todo esse trabalhão à toa: podia ter adiantado o serviço cortando logo esse tronco no ponto pretendido e estaqueado em areia, sem precisar fazer alporquia nem nada. A amoreira é super fácil de pegar por estaquia, talvez melhor até do que a primavera, aceitando estaca de qualquer tamanho e grossura, inclusive.

De qualquer maneira, ao menos resta a vc a oportunidade de estar aprimorando sua técnica de fazeção de alporque. Nada se perde, tudo se aproveita. Para a próxima, faça como sugeri: o caminho é mais curto, o sucesso é mais rapido, e os calos nas mãos, bem, esses de qualquer maneira são úteis, né? 😉

Pra quem vive mexendo somente com computadores... como doem os calos...
Laudir08/03/2011 21:00
Re: interessante
O Guardião escreveu:
Gostei do corte em v. Vou testa-lo no meu proximo alporque.
Pretendo fazer um numa amora que tem no sitio onde minha mãe mora.
Poste fotos da evolução dela para apreciamos.
um abraço

este corte nao é uma técnica comprovada para a "fazeção" do nebari!
é somente um teste