Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Manacá de Cheiro - Opiniões

Donegá06/03/2011 19:17
Manacá de Cheiro - Opiniões
Olá Amigos,

Segue fotos de meu manacá de cheiro, está cmgo a + ou - 2 anos. Opiniões p/ estilização e outros serão bem vindas.

Vista da possível frente

Vista da parte posterior.

Abraços.
Elio06/03/2011 20:36
Márcio, por ora tire dois dos 3 galhos finos que estão juntos, embaixo. Deixe apenas um. Talvez o do meio.
Para que ele engrosse, no final do inverno desfolhe totalmente a planta deixando apenas as folhas desse galho fino.
Essa espécie demora muito para engrossar, principalmente em vaso. Tem que ter paciência.
Donegá07/03/2011 12:49
Olá Élio,

Tinha imaginado tirar mesmo dois desses galhos, mas pensei em deixar o primeiro de cima p/ baixo p/ ñ ficar c/ o 1º galho mt baixo. Qto ao 1º galho a esquerda na 1ª e 2ª fotos, ele tem uma bifurcação logo no início. Foi um broto que deixei crescer visando essa bifurcação e acho que ele já está quase no ponto de começar a ser podado, pois já está quase na espessura da segunda perna. Tb vou aramá-los p/ melhorar o formato dessa bifurcação que está muito em forma de arco. A ideia é podar ambas as pernas logo após essa bifurcação p/ iniciar o refinamento dos mesmos, o que acha?

Qto ao engrossamento, já havia percebido a demora, mas na verdade ñ está mais grosso um pouco pq demorei a colocar na mamadeira, logo após colocá-la na mamadeira a planta ganhou bom desenvolvimento, inclusive foliar.

Tb imaginei fzr a desfolha no final do inverno, pois esta espécie aceita bem a defolha total e emite grande número de novas folhas e brotos com isso, na verdade as desfolhas estavam por conta de borboletas que adoram devorar as folhas, rsrsrs, e sempre obsevando isso com atenção pude verificar essa possibilidade.

Valeu as dicas. Aguardo novas observações sobre o que mencionei.

Abraços.
Elio07/03/2011 15:56
Donegá, pode fazer a aramação conforme vc citou. Essa espécie larga os brotos diretamente pra cima, na vertical.
Quanto a engrossar, não se entusiasme pois tive algumas durante 5 anos e sei que são muito demoradas.

abraço
nickyfury07/03/2011 16:30
bonsai
Donegá, concordo com o nobre amigo Elio; essa espécie é dificilima de ser bem conduzida, e tem um crescimento lento por demais, mesmo adotando o critério de uso da dupla bacia/escorredor. Por outro lado, se plantar no chão, pode até engrossar mais rapidamente um kadikim. Eu tenho uma pseudo floresta com tres plantas e outro no chão: em ambos os casos, as planas têm a mesma idade: 6 anos. No chão, estão com um bom calibre na base, mas no vaso.....só rindo. O que salva é a floração. 😂 😂 😂
joão josé07/03/2011 23:28
Tenho uma há uns 7 anos, em vaso. Acho que deve ter engrossado uns...... 2 mm, rs. Mas, como disse Nick, a floração e o aroma nesta época compensam. Se quiser inspiração, esta é a minha:
Pedro Catarin07/03/2011 23:32
Ai que fofinha 😲 😂

Continue se esforçando com seu manacá Donegá! Nem que não vire uma planta com tronco grosso e copa frondosa, dará um belo exemplar! Singelo, porém, com sua beleza! 😄

Abraços!
Donegá08/03/2011 11:56
Olá amigo João José,

Lindo exemplar. Realmente é uma planta vistosa pela bela floração.

Pedro, com certeza ñ vou desistir dela, pois desde que a ganhei as florações só têm encantado a mim e meus familiares e amigos, mesmo que demore alguns anos ela vai ser um belo bonsai, cm vc mencionou, mesmo que singelo terá todo seu encanto. Valeu pelo incentivo.

Irei postando aqui a evolução da mesma.

Abraços.