Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

>>>Buxus Fukinagashi<<< Atualizando 14/9/1

12
Ricardo Paiva15/09/2011 14:41
Mais um excelente trabalho. Parabéns André.
Também gosto da sugestão do Felipe quanto a lasca.
André Luiz Santos15/09/2011 17:49
Emerson e Ricardo, obrigado.
Sim, na lasca vai ficar bem melhor, mas tenho que dar uma melhorada na parte aérea ainda, no vaso vai ser mais rápido, tenho que marca com o Filipe, da gente sair a procura de material, achar a lasca que lhe caia bem, e guarda-la para o dia D!
Falando em guardar lasca de pedra, eu guardei uma lasca sem ter a planta destinada a ela, e sem eu esperar um amigo me presenteou com uma touceira de azaleias,que podei e provavelmente dará um interessante bosque, cujo o qual parece que nasceu pra essa lasca que tenho guardado ha tempos.

Abraço!
Filipe Henrique15/09/2011 18:27
Estamos ai!
pode deixar que não vai demorar pra irmos outra vez, deixa eu descolar uma saveiro pra ficar melhor pra trazer as plantas e as lascas de pedra.

quanto a lasca de pedra para esta planta, sugeri no proximo reenvase pq imaginei que vc quisece da uma recuperada nela... talvez dentro de um ou dois anos, desde que não corra nenhum risco para a planta.
vc melhor que ninguem deve saber disso.

abraços
Rafael Pontes15/09/2011 21:47
simplesmente lindo!
Parabens pelo trabalho!
nickyfury16/09/2011 07:28
bonsai
A qualidade técnica desse trabalho resulta em que mesmo cortando fora qualquer um dos dois galhos com folhagem, o resultado sempre será o mesmo, continuando a ser um excelente bonsai nesse estilo. No que pese o replante sobre uma laje de pedra (lasca), importa mais as condições favoráveis e finalizadas do trabalho, antes de efetuar a transposição. É preciso, primeiro, garantir a estabilidade e a saúde da planta, que a meu ver está indo muitissimo bem. Parabenizo o André pelo ótimo trabalho realizado nesse bonsai até agora. 😉

Um grande exemplar de um estilo magnifico em que vemos pouquissimas peças com tal dramaticidade e qualidade técnica superior, a servir de modelo para quantos outros cultivadores se aventurarem dentro do estilo. 😉
Vhalveruth16/09/2011 09:43
parabens, uqando vi a primeira foto pensei "estrago a planta" mas depois me surpreendi em

abraços
Elio16/09/2011 10:11
André, faço coro às palavras do meu velho amigo Nicky!
Esse estilo, juntamente com uma boa quantidade de madeira morta , realmente, apresenta uma dramaticidade que valoriza muito a planta.
Compactuo com todo que afirmaram que, oportunamente, uma boa laje completará um magnífico quadro.
Parabéns, véio!
André Luiz Santos16/09/2011 20:45
Nicky, Vhalveruth, Rafael e Elio, muito obrigado pelas palavras, eu nunca iria imaginar, que uma fase de tristeza que passei com esse buxus se tornaria essa satisfação atual, ver o buxus indo tão bem no meu viveiro e o apoio de vocês aqui no fórum.
Obrigado a todos que desde o inicio do tópico vem me dando essa energia positiva!
Abraço.
Jair Flores17/09/2011 22:02
André tudo bem? Pergunta de iniciante.Voçê trabalhou a madeira com esta lamina de serrinha? E para passar a calda vc aguardou quanto tempo?

um abraço!
André Luiz Santos18/09/2011 10:58
Opá! tudo bem sim Jair.
Eu usei a serrinha, uma espécie de lamina eu forma de “U”, micro-retifica com broca e uma ponteira com lixa (retifica, que hoje esta quebrada), lixa e isqueiro.
A questão da calda, eu não passei no mesmo dia, por não ter a mistura pronta, é importante não deixar pingar no substrato, prefira dias com o clima que favoreça a secagem rápida da calda, caso fique com receio de que a parte que foi retirada a casca sugue a mistura, espere uns 5 dias para pincelar a calda.
Existem casos que a cor natural da madeira da planta, fica melhor que com o uso da calda, ai varia de estilo e espécies, por ficar mais natural.
Abraço, qualquer duvida é só perguntar.
Jair Flores18/09/2011 15:10
Valeu André, obrigado pelas dicas.
Um abraço e até mais.
daniel pipolo19/09/2011 22:01
.é por essas e outras que devo muito a esse forum.

Linda a planta Andre, parabéns !

Obrigado a todos.
LEAO19/09/2011 22:45
Bela recuperada, parabéns pela iniciativa e criatividade.
12