Jabuticabeira – vaso rosa?
Flavio Francisco10/03/2011 12:08
Jabuticabeira – vaso rosa?
Nova jabuticabeira para a coleção. Tive sorte com esta planta porque não precisei cortar a raiz pivodante.
Já coloquei neste vaso, onde ela terá bastante espaço pra o crescimento das raízes.
A jabu estava carregada de frutos, apesar de estar em pleno desenvolvimento, creio que não terei problemas com o transplante feito nesta época. Infelizmente não dava pra esperar.
Não tenho visto vasos de bonsai nesta cor, mas estou contente com o resultado, acho que as proporções (tamanho da árvore e tamanho do vaso) ficaram boas.
Procedimentos em março de 2011
Redução na altura: de 1,5m para 39cm
Corte das raízes laterais
Lavagem de toda a terra da raiz.
Substrato: 25% terra + 25% casca de pinus + 50% pedrisco
Altura: 39 cm
Nebari: 13 cm
Vaso: 32cm x 11cm – cor “goiaba”

oamit10/03/2011 12:11
essa promete.
daqui a uns 3 anos vai ficar belissima.
o Nebari esta poraticamente perfeito ( na minha humilde opinião)
Marcos Castilho10/03/2011 12:31
Linda mesmo, até que o vaso ficou bem legal.
fabricio ribeiro10/03/2011 17:03
Que sorte em?
achar algo tão bem encaminhado não é todo dia, parabéns!!!
Mcdonald10/03/2011 17:05
Nebari incrível para uma jabuticaba....
parabéns e boa sorte.
acompanhando....
oamit10/03/2011 19:15
nebari perfeito mesmo.
Flavio Francisco15/04/2011 10:12
Péssima notícia.
Depois de 20 dias a jabu iniciou brotação, coloquei entao ao sol. Mas os brotos secaram e outros pararam de crescer logo que surgiram.
A planta está atualmente dentro de casa perto de uma janela com sol até as 11 horas.
oamit15/04/2011 10:30
precipitou-se?
porque?
😕
hraphi15/04/2011 10:53
Poxa, tomara que se recupere. Flavio, acho que vc fez muitas intervenções para expor tão rápido ao sol, fez uma poda radical e lavou as raízes, algo que não é muito recomendado, deve-se deixar uma boa parte do solo antigo, pq contem micorrizas. Dê sombra e água fresca a ela, e esqueça por um bom tempo, paciência agora mais do que nunca.
nickyfury15/04/2011 20:27
bonsai
Concordo plenamente com o nobre colega forista: vc se precipitou. Ao realizar todas essas intervenções no mês de março, longe do inverno que é a melhor época para lidar com essa espécie, desencadeou um processo irreversível de perda de seiva, considerando a extensão dos cortes radicais. Além disso, vc frisa que a planta apresentava-se em um estágio de frutificação.
Ora, se temos flores ou frutos numa jabu, significa que a planta está numa fase altamente estressante, e ao promover cortes radicais em seus galhos ou caules, ainda que não em sua raiz pivotante, a planta certamente só tem a perder, e ficará seriamente prejudicada a ponto de não recuperar-se adequadamente, ou então, o que é pior, secar e morrer. Infelizmente, como frisou, não dava para esperar até o inverno chegar e envasar nessa vaso petrópolis rosa. É lamentável que vc tenha se precipitado. Melhor seria deixá-la quieta, onde estava, com seus frutos maturando normalmente, até que o inverno viesse e proporcionasse as condições adequadas para sua retirada.
Mas, como diz o velho e bom ditado: agora, Inês é morta!!! Não há nada a fazer. OU quase nada. Sugiro retirar os pedriscos e o musgo, desnudando a superficie, para que vc possa analisar se o substrato não está demasiadamente encharcado e permanentemente umido, o que só irá acarretar mais estresse e provocar uma perda mais rapida para a planta. Se o solo apresentar-se pouco umido, sugiro depositar o vaso em local semi sombreado, irrigar pouco apenas uma vez ao dia, preferencialmente à tarde, e não adubar em hipotese alguma. Quem sabe a sorte não mude esse quadro ruim? 🙄
caiomalk15/04/2011 20:48
Olá flávio
Cara, que notícia ruim, estava acompanhando o post, estava empolgadíssimo, seu exemplar e realmente lindo, mas quando lí a sua má notícia, foi a mesma coisa que jogar um balde de agua fria em mim, mas faz como o nosso amigo Nicky disse, pois ele é o Guru dos Bonsai....
Boa recuperação e boa sorte
Abraço
Flavio Francisco16/04/2011 09:12
Pois é. Precipitei em colocar ao sol.
Mas os brotos estavam com muitos pulgões então achei que seria melhor já colocar no sol. Percebam que as folhas estão enrugadas e nas pontas os brotos estão secos e caindo. Alguns brotos estão vigorosos com uma tonalidade verde e se mantêm assim, no meio da planta.
Já retirei o pedrisco.
Uploaded with
ImageShack.usROGÉRIO DIAS16/04/2011 10:16
É
NA MINHA OPINIÃO,,,EU NÃO TERIA COLOCADO NUM VASO AGORA,,,DEIXARIA ELA SE DESENVOLVER NUM RECIPIENTE MAIOR,,ASSIM ELA SE DESENVOLVERIA MAIS RÁPIDO POR TER MAIS ESPAÇO,,,ATÉ MESMO UMA MAMADEIRA.
Flavio Francisco20/04/2011 13:43
nickyfury,
esta jabu voltou a ter crescimento, mas somente nas pontas dos brotos que sobraram, ainda não estou muito empolgado com isso porque ainda nao vejo brotos nascendo no tronco, principalmente onde deveria.
Na sua opinião, devo mantê-la onde está (dentro de casa, perto de uma janela com sol que atravessa a janela até as 12 horas), ou devo colocar na semi-sombra, num jardim, com sol até as 12 horas tambem, mas neste caso com as ocorrências de chuva, vento e agora frio... aqui quando venta, é pra valer. Agora estou confuso se a planta precisa de sol direto, ou se precisa de proteção devido a época errada do transplante.
Flavio Francisco15/12/2011 16:20
Qual caminho seguir
A planta voltou a imitir brotacoes...
Pretendo fazer desta jabu algo mais natural. Então vou manter apenas 1 ou dois galhos em cada tronco para fazer uma conicidade perfeita. estes galhos serão a continuação do tronco.
Minha dúvida: devo deixar a planta crescer livremente por mais um período e depois cortar os outros galhos, ou devo cortar agora.
Isso porque penso que se eu mantiver muitos galhos, a seiva vai pra todos, se eu mantiver apenas os que pretendo, os galhos vao engrossar mais rapidamente.
Minha preocupação é se este galho secar.
Os galhos estão bem finos ainda, com uns 4 mm.
Green_bsb16/12/2011 09:49
Sugiro que o companheiro poste fotos dela atualmente, de preferência de todos os lados.
Acompanhando!!
Marcos Castilho16/12/2011 12:55
Sua planta tem muito futuro. Poste fotos para a gente dar opiniões.
fabricio ribeiro17/12/2011 16:15
Cara,
sei que a planta cresce feito dôida pra cima, 😲
mas lembre que as folhas também são responsáveis pelo enraizamento,
por tanto,
quando podamos ou cortamos fora um galho de nova brotação estamos impedindo o enraízamento.
Eu temo as podas iniciais por esse detalhe, acredito que se o amigo esquecer o "matinho" e cuidar somente das pragas,
rega e deixa-lá com meio dia de sol (que aí é Sampa né meu e não tem tanta humidade no ar)... já esta de bom tamanho para o trauma que ela sofreu a tão pouco tempo... 😛
Imagine depois que passar esse nosso próximo verão e outono e estivermos em meio ao inverno quantos galhos o amigo poderá escolher para podar ou aramar???... 😄 😄
Se ver que um galho está muito vigoroso e muito desproporcional aos outros não tem problema pinçar a brotação em excesso...
Acredito que sempre que transplantamos uma árvore devemos deixa-la um período bem grande de tempo sem mexer, isso para deixar que ela se recupere da cirurgia né...
Espero ter ajudado e não ter falado nenhuma besteira... 😮ops:
Conto com a ajuda de nossos irmão para um aprimoramento nos cuidados da bela jabu do amigo Flavio...
Abraço Flavio Francisco e amigos.
fabricio ribeiro17/12/2011 16:18
Flavio... manda umas fotos atualizadas pra nós nos divertirmos mais com a bela jabu por favor... 😂
paulo.go17/12/2011 16:55
Flávio,
olhando as fotos iniciais que você postou fiquei curioso: que tipo de pasta cicatrizante você utilizou na poda?
E sucesso à recuperação de sua jabuticaba!
Flavio Francisco18/12/2011 23:11
Fotos mais recentes depois da poda arriscada
As Jabus respondem bem, às podas, mesmo sendo feita pouco tempo depois do yamadori. Mas eu acho que devia ter esperado mais. Estou com receio de deixar esta planta sem proteção e assim perder estes poucos galhos que deixei.
Agora não sei se devo reguardá-la até emitir nova brotação.
Minha ideia é deixar apenas os galhos que serão a continuação do tronco. Não sei se deixei os galhos certos, mas foram os mais bem localizados.
Vamos ver se consigo (imos) deixar esta árvore bem ao natural.
Esta é a primeira que deixo apenas poucos galhos. normalmente eu vou formando a copa com varios galhos, vou podando até formar um triangulo.
Acho que fiz a primeira parte, mas nao tenho muita certeza de como farei as proximas podas até formar uma bela copa.
P. S. Troquei o vaso porque o rosa quebrou.
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.us
Uploaded with
ImageShack.usAnderson Neuhaus18/12/2011 23:58
Maravilhosa! parabéns..
Djalmo19/12/2011 01:02
Parabéns realmente uma bela planta, acompanhando.
Flavio Francisco19/12/2011 09:16
paulo.go,
Eu uso uma cola chamada E. V. A. _ Cola de contato (Etil Vinil Acetato)
Ela é ótima. Muitos dizem que a cola de madeira é a melhor, mas a cola E V A é borracha e quando seca não sai com as regas. Os cortes ficam bem vedados.
paulo.go escreveu:
Flávio,
olhando as fotos iniciais que você postou fiquei curioso: que tipo de pasta cicatrizante você utilizou na poda?
E sucesso à recuperação de sua jabuticaba!