Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ganhei Agora Essa Jaboticabeira....

12
oamit12/03/2011 13:17
Ganhei Agora Essa Jaboticabeira....
Pessoal O que pode ser feito Nessa planta de imediato, em termos de aramação e poda?

Entendo nada de Jaboticabeira, Porém ela está saudavel, o que pode ser feito em prol dela?

Pode por torta de Osso?

Imagens Dela:

Vaso Pra qual ele irá ->

Mcdonald13/03/2011 16:21
Oamit....
Vou ser sincero com vc....
Esta planta está muito pequena para um vaso do qual mostrou. Guarde-o para uma planta mais finalizada.
Se fosse minha não mexeria na parte aérea e sim no substrato. Plantaria em um escorredor com uma mistura de 70% areia grossa e o restante com substrato orgânico. Também aproveitaria para aramar ou tracionar o tronco para já dar um movimento inicial e daqui um ano e meio mais ou menos pensaria em uma poda real para estilização.
Esta é a opinião de um humilde iniciante na arte do Bonsai mas que está estudando bastante....
Espero ter ajudado..
oamit13/03/2011 17:33
ajudou sim, mais que tipo de interferencia eu posso fazer no tronco?

não entendi.
Felipe13/03/2011 18:08
oamit,

Retire a planta deste vaso e plante em uma bacia maior (não ten ho usado mais o escorredor/mamadeira, pois a diferença da composição dos dois recipientes e tb do Ph, faz com que a mamadeira não "dê" o resultado realmente aguardado). Fiz experiências e uma planta plantada somente em uma bacia maior, o desenvolvimento das raizes de alimentação é consideravelmente melhor. Não mexa no torrão. Use um substrato drenante e orgânico. Destes que os colegas sempre indicam.
Mcdonald13/03/2011 19:47
A interferência que vc pode fazer no tronco seria uma aramação. VC arama e dá um movimento sinuoso no tronco, a não ser que vc queira um estilo hokidachi.

Se vc perceber que a planta está grossa e não dá para dar o movimento com aramação, amarre barbantes no recipiente e no tronco e assim vá puxando os barbante e amarrando. Amarre vários e vá puxando até conseguir um movimento desejado....
abraço
oamit13/03/2011 21:06
então acho pouco provavel que eu possa fazer isso agora, fiz algumas aramações ontem, nos galhos mais grossinhos, o resto ta muito fino, não é melhor aguardar?

o lonce do tronco eu ainda não entendi tem alguma imagem que mostre esse movimento sinuoso ao tronco?

um abraço e obrigado.
André Luiz Santos13/03/2011 22:11
Oamit, segue as dicas dos meninos ai, o lance do tronco...seguinte, se você não tiver afim de um estilo hokidachi por exemplo, se você gostaria de formar um bonsai com um movimento no tronco, por exemplo um moyogi, você deve plantar a jabuticaba conforme os amigos falaram, e ao plantar dê uma inclinada no tronco( plante ela um pouco inclinada...tipo "deitada", mas não muito!), ai depois que ela se desenvolver bem a gente vê o que faz.Você não vai nem precisar mexer nas raizes para passar ela pro escorredor/mamadeira ou bacia maior.
Se não sacou a idéia, fala ai que tento explicar melhor, é que eu não sou bom em ensinar.
Abraço!
Felipe13/03/2011 22:18
Oamit, acredito que uma tração no tronco principal seja impossivel já, visto que a madeira das Jabus são bem forte, mas se forçar irá quebrar....o que vc pode fazer é plantar ela um pouco mais inclinada.
Laudir14/03/2011 03:33
o que os nobres colegas estão tentando falar sobre o tronco é que vc deve deixa-lo mais torto... ele está muito reto!
Veja este pessegueiro do amigo Hélio:

Tronco muito reto

Tronco com uma movimentação
oamit14/03/2011 07:47
agora sim, mais essa tração no tronco é opcional ou é caracteristica das especie ?
Laudir14/03/2011 10:17
nem opcional nem característica!!!
é uma das regras para a formação de um bonsai....
1- no primeiro terço nao existe nenhum galho....
2- como se trata de uma planta que deverá representar a natureza numa bandeja, nao pode ser um "poste telegráfico"

daí a "obrigatoriedade" em se tracionar (entortar) o tronco.
esta "obrigatoriedade" só se aplica a todos os estilos exceto o hokidashi (vassourinha)
Tiago R14/03/2011 11:31
Discordo. Tem árvores de troncos retos, muito bonitas e imponentes, na natureza.
nickyfury14/03/2011 12:35
bonsai
Oamit, como bem salientaram os demais colegas, partindo do tronco reto, eu sugiro a formação de uma estrutura Hokidachi, que lembra muito uma vassoura ou escova invertida (no Japão, é comum as escovas serem redondas). Para isso, há necessidade de desfolhar toda a planta e depois cortar os galhos, reduzindo o comprimento deles. Isso acarrreta a emissão de novas brotações, com bifurcações, proporcionando maior estabilidade visual, graças a um aumento na densificação (maior massa verde de folhas). 😄

Essas intervenções podem ser realizadas agora sem nenhum problema. Apenas não se deve mexer nas raízes, seja cortando-as ou transplantando para outro recipiente. Esse tipo de intervenção deve ser feita apenas no inverno. Agora, porém, não há nenhum problema em desfolhar e podar os galhos como indiquei. 😄

Para encontrar bons modelos de trabalho no estilo Hokidachi, sugiro uma pesquisa no google imagens. Digite: Hokidachi bonsai. Abrirá inumeras páginas com belissimas imagens, que poderão servir como referencial a voce para a condução de sua jabu. 😄

Veja na demarcação com linha vermelha que eu fiz, o melhor ponto de corte visando reduzir o comprimento dos galhos, após desfolhar toda a planta:

oamit14/03/2011 13:38
Perfeito NIcky, obrigado mesmo, 100%, mais você não comentou o lance a cima disacutido sobre o tronco, se eu fizer esse hokidachi sugerido, eu tenho que fazer a dobra no tronco?

um abraço e obrigado.

ela ficaria assim Nicky?
nickyfury14/03/2011 14:25
bonsai
Nesse estilo, Hokidachi, não precisa "dobrar" o tronco. Apenas reduzir a massa verde, podando os galhos, para reduzir seu comprimento e "abrir" novas brotações para formatar a estrutura aerea corretamente.
oamit14/03/2011 15:35
então seria isso? certo?

estamosd terminando o verão aqui, tem probçema eu podar ela agora não?
nickyfury14/03/2011 17:36
bonsai
Oamit, escrevi isso mesmo: não há nenhum problema em cortar galhos, desfolhar. Apenas não mexa nas raízes, nem arame agora. Isso deve ser feito no inverno. NO resto do ano, não tem problema algum fazer desfolha e cortar galhos, ok? 😲
oamit15/03/2011 09:51
FArei isso, mais antes queria saber se ela brota rapido agora no fim do verão, e outra coisa desfolho ela totalmente apos a poda?

ela está com hulmus no substrato dela isso interfere alguma coisa na poda?

to fazendo essas perguntas pra eu fazer uma poda segura sem ter o risco de debilitar a planta

estou no agurdo pelas respostas, para assim começar o serviço.

😕
oamit16/03/2011 00:09
????
Thiago Batista16/03/2011 16:07
Oamit, também sou novo na arte do Bonsai, mas aprendi muito lendo tópicos aqui do fórum. Sugiro a você fazer o mesmo, pois tem muito bom material aqui.

Quanto à poda e desfolha, a desfolha é feita antes de podar, para que você possa ver melhor o que está fazendo, e como está ficando a estrutura de galhos com a poda.

Acredito que não tenha nenhum problema você desfolhar totalmente a planta, mas aconselho-te a deixar os brotos mais novos, pois eles irão desenvolver mais rápido a sua planta. Para não quebrá-los, é melhor que você corte todas as folhas com uma tesourinha pequena, deixando o "talinho" da folha no lugar, cortando uma por uma.
É um trabalho de paciência e leva tempo, mas dá resultados mais rápidos do que simplesmente arrancar as folhas.

Bom, como falei, sou principiante, e provavelmente, devo ter falado muita besteira, então, pessoal mais antigo, por favor me corrijam no que couber.

Espero ter ajudado.
oamit17/03/2011 00:16
estava estudando a jaboticabeira, acho que vou podar ela mais tarde (talvez daquia uns 6 meses), visto que tem muitos galhos finos, e alguns brotos bem nas pontas, deixarei ela se estabilizar mais.

estarei eu agindo corretamente?
nickyfury17/03/2011 08:08
bonsai
Oamit, o correto seria vc proceder com as intervenções que eu sugeri, nada mais que isso. Manter tudo como está, infelizmente, não irá fazer com que a planta progrida em nada. Mas, como costumo dizer, gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu. Então, faça como achar melhor. 😲
Mcdonald17/03/2011 12:45
Olá Oamit..
Pode seguir as orientações do Nick que vc vai se dar bem véi..... é batata..
abraço
oamit17/03/2011 12:51
então beleza, vou podar ela toda no sabado, tadinha vai ficar tão feia^^

chega dar dô dela, mais é assim mesmo depois ela vem bem mais esbelta né?

só mais uma coisa, essa poda comprometirá sua futura frutificação?

na verdade eu não sei quando esta e´specie frutifica ( época do ano, visto que por aqui tem pouquissimas jabuticabeiras).

combinado, vou comprara a tesoura própria e no sabado passo a tesoura nela respeitando a maneira que foi passada.

um abraço

e obrigado pessoal.
oamit19/03/2011 10:45
ESTÁ FEITO.....

Se eu errei em algum momento me consertem mais eu fiz o Nick e o Elio me aconselharam a fazer, ai estão as fotos.

ajudem nos comentários plz !

🙄
12