Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

[URGENTE] AJUDA COM JABUTICABEIRA COLHIDA COM RAIZES

lorencini13/03/2011 17:22
[URGENTE] AJUDA COM JABUTICABEIRA COLHIDA COM RAIZES
olá pessoal, dei uma volta na roça e achei essa jabuticabeira que estava cortada, mas ainda plantada.

como me falaram que não iriam deixa-la cresce, tomei a liberdade de retira-la do local.
coloquei-a dentro de uma sacola cheia da mesma terra do local de onde a tirei.

só não imaginei que ela estava tão funda na terra.
como podem ver nas fotos ela tem uma raiz grossa na sua parte inferior e um pouco mais acima tem mais raiz nascendo.

a sacola não era tão funda, então a parte onde as raizes estão nascendo estão fora da terra.

agora oq eu faço?

corto a parte debaixo da raiz e planto-a num vaso com a raiz q está nascendo?
misturando sua terra com esterco (galinha ou boi?) e regando-a com enraizador? adubando com farinha de osso?

ou corto encima deixo a raiz debaixo?

ela deve ter uns 30cm de altura, e a raiz que está nascendo no meio dela está na metade da planta.
e por cima tem pequenos galhos nascendo

e agora? oq vcs me recomendam?

estou aguardando a opinião de vocês que tem mais experiência, para então tomar as medidas necessárias da maneira mais correta e eficiente possível.

desde já agradeço a força
grande abraço
Leandro Ferraz13/03/2011 19:38
Corte o mais peto do tronco possivel deixando o maximo de raizes finas que puder...
Deixe de molho no hormonio por uns 40minutos...
plante em uma bacia grande
substrato somente areia grossa (se tiver cacos de telha pode misturar)...
NADA de adubos agora so daqui uns 40 dias...
Eu, deixaria na sobra por uns 20 dias depois ia colocando no sol aos poucos ate poder deixar no sol durante todo dia.

Boa sorte...

Leandro
lorencini13/03/2011 20:09
Leandro Ferraz escreveu:
Corte o mais peto do tronco possivel deixando o maximo de raizes finas que puder...
Deixe de molho no hormonio por uns 40minutos...
plante em uma bacia grande
substrato somente areia grossa (se tiver cacos de telha pode misturar)...
NADA de adubos agora so daqui uns 40 dias...
Eu, deixaria na sobra por uns 20 dias depois ia colocando no sol aos poucos ate poder deixar no sol durante todo dia.

Boa sorte...

Leandro

boa noite leandro, primeiramente gostaria de agradecer pela dica.

estive conversando com meu pai e ele me aconselhou a pegar a planta e mergulha-la durante 24h em acido indol butilico, e em seguida planta-la.

pensei então em seguir o conselho dele e daqui a pouco estarei o fazendo.

agora a pouco também havia lido, como você também disse, para não adubar plantas rescém transplantadas.

então, após planta-la num vaso maior, estava pensando em rega-la uma ou duas vezes ao dia com berneva (tiamina).
tem chuvido muito por aqui, pouco sol para secar a terra...

oq acha?
Leandro Ferraz13/03/2011 20:13
Eu so uso o hormonio na primeira rega... depois 1x por semana acho que ta bom...

Benerva 1comprimido em 750ml de agua
Leandro Ferraz13/03/2011 20:16
Se ta chovendo nem tem que agoar so se ela tiver protegida da chuva.
como ta muito umido agoar 1vez sempre no final do dia ja ta bom.

Lembrando a terra tem que ficar umida nao encharcada se não apodrece as raizes...
lorencini13/03/2011 20:43
Leandro Ferraz escreveu:
Se ta chovendo nem tem que agoar so se ela tiver protegida da chuva.
como ta muito umido agoar 1vez sempre no final do dia ja ta bom.

Lembrando a terra tem que ficar umida nao encharcada se não apodrece as raizes...

olá camarada, valeu pelo apoio!!

ja cortei planta bem próxima das raizes mais finas como você recomendeu.
agora a deixei de molho no acido!!

amanhã vou comprar um vaso maior e o benerva.

assim que replanta-la dou-lhe uma regada com o benerva diluido.
para umidecer, não encharcar!!

a terra vou usar a mesma de onde a tirei, uma terra grossa, um pouco barrenta... mas é de onde ela veio!!

então, oq acha? mais alguma dica?

valeu a força, valeu mesmo
grande abraços
Leandro Ferraz13/03/2011 20:47
Eu usaria somente arei grossa dessas de construção.
lorencini13/03/2011 22:08
enquanto retirava a planta da terra, eu acabei acertando seu tronco sem querer, deixando algumas marcas um pouco fundas.

recomenda algo para cicatrização?

estava vendo seu blog, parabéns pelo trabalho!!

grandeabraço
Carlos Guilherme13/03/2011 22:29
Olá! Fico feliz que tenha conseguido a jabu...

Eu não conheço esse acido indol butilico, ele ajuda na enraização?

No mais, corte a raíz pivotante, tente deixar um pouco de raizes finas. Eu aconselho a plantar em areia pura mesmo. Plante em uma bacia bem perfurada, no fundo coleque brita ou quebre uns tijolos no tamanho de pedra brita dessas maiores, coloque areia por cima e a planta e depois cubra com areia.

Nos cortes de raiz vc pode passar cola de madeira, tipo cascolar ou similar.
Eu cortaria nessa linha, não sei se os outros colegas aprovam.

Regue com benerva a cada 3 dias na primeira semana. Não regue em demasia, use a prudência, enfia o dedo mesmo no substrato pra ver como ele está no interior, se achar q está muito seco, regue!

Agora quanto a deixar na sombra ou no sol há uma grande discussão, eu prefiro deixar tomando o sol da manhã para ter uma boa brotação.

Abraço.
lorencini13/03/2011 22:49
Carlos Guilherme escreveu:
Olá! Fico feliz que tenha conseguido a jabu...

Eu não conheço esse acido indol butilico, ele ajuda na enraização?

No mais, corte a raíz pivotante, tente deixar um pouco de raizes finas. Eu aconselho a plantar em areia pura mesmo. Plante em uma bacia bem perfurada, no fundo coleque brita ou quebre uns tijolos no tamanho de pedra brita dessas maiores, coloque areia por cima e a planta e depois cubra com areia.

Nos cortes de raiz vc pode passar cola de madeira, tipo cascolar ou similar.
Eu cortaria nessa linha, não sei se os outros colegas aprovam.

Regue com benerva a cada 3 dias na primeira semana. Não regue em demasia, use a prudência, enfia o dedo mesmo no substrato pra ver como ele está no interior, se achar q está muito seco, regue!

Agora quanto a deixar na sombra ou no sol há uma grande discussão, eu prefiro deixar tomando o sol da manhã para ter uma boa brotação.

Abraço.

rapaz, vc marcou a foto exatamente onde eu a cortei! rsrs

bom, meu pai tem um orquidário, diz ele que o ácido é bom, também dei uma pesquisada na net para ler mais a respeito, e parace que o trem é bão mesmo!! rsrs
de qqr maneira já está lá de molho! rsrs

pois é, acabei acertando o tronco enquanto estava cavando, então é só passar cola de madeira? que simples, e pensar que eu vendo isso! rsrs

agora com relação a terra eu estava pensando em utilizar a mesma terra do local de onde a tirei, ou acha que devo colocar outro tipo? onde posso encontrar?

já com relação ao vaso estava pensado em algo nessas medidas 30x20x10. oq acha? conhece algum tamanho mais apropriado?

valeu véi,
abraços
Carlos Guilherme13/03/2011 23:22
Eu usaria areia pura mesmo, vc disse q a terra é meio barrenta né! Então não é bom usá-la, vai reter muita umidade e vai apodecer as raizes. Se vc quiser colocar um puoco de terra, opte pelo substrato plantmax da Eucatex(use 10% na composição com a areia) e se não achar esse coloque terra para semear hortaliças.

Acho q nessa fase uma bacia grande é melhor, não precisa ser muito funda, uns 15 cm está bom, escolha uma com um bom diametro, em loja de 1,99 deve ter.

Abraço.
lorencini14/03/2011 10:55
pois bem, passei numa floricultura e achei um vaso com cerca de 22cm de diametros com 15cm de altura, acho que vou levar esse mesmo, com o prato por baixo.

agora com relação a terra, estive pensando em usar uma terra vegetal que vi na floricultura. oq acham?
misturada com um pouco da terra de onde tirei a planta
Leandro Ferraz14/03/2011 11:23
Areia grossa
Carlos Guilherme14/03/2011 11:49
Lorencini, não quero parecer insistente, mas o melhor substrato para plantar um yamadori é a areia pura mesmo! Se vc quer colocar terra, use apenas 10% na composição do substrato, mas não use a barrenta.

Se vc misturar terra vegetal com a terra barrenta do local onde vc coletou essa jabu vc corre um risco muito grande de perder esse material! Vai compactar e reter muita umidade e as raizes vão apodrecer!
lorencini14/03/2011 13:47
eu q to insistente nessa história de terra, dscpa ae!! kkkkkkkkkk

passei numa floricultura e o camarada falou pra eu misturar terra vegetal com terra vermelha, e um pouco da terra de onde eu a tirei...
oq acha?

aproveitando, vou postar a jabu em sua atual situação, de molho no acido!
nickyfury14/03/2011 14:04
bonsai
Lorencini, se sua intenção com essa jabu é formar um pomar, então siga de olhos fechados a dica do dono da floricultura que o aconselha a plantar na terra, misturando incluso terra de uma cor com outra (deve ser para ficar um solo mais "bonitinho", né, todo "coloridinho".

Agora, se o objetivo for recuperar a jabu para formar um lindo bonsai, então não se incline: o melhor substrato, como bem salientou o nobre colega Carlos, é areia grossa de rio, sem peneirar. Nada de misturar terra, seja de que cor for, nem nenhum tipo de adubo, seja na forma de humus de minhoca, terra preta (cor?), ou esterco curtido. Isso só no chão. Num recipiente qualquer, tipo vaso, bacia plastica ou caixote de madeira, use apenas areia e mais nada. 😄

Eu oriento calcado na minha experiência de cultivo e na de outros amigos, que agem dessa forma há mais de vinte anos de prática na arte bonsai. Portanto, não oriento apenas para "teimar", mas para indicar o caminho certo para uma boa recuperação da planta, com vistas a, daqui a uns dois ou tres anos, vc ter em mãos um material bem recuperado, com ótima brotação e muitos galhos para selecionar os melhores e formar um lindo bonsai com eles. 😄

Agora, se for para ir na conversa do dono da floricultura, melhor então frequentar o forum que ele mantem e deixar o de bonsai para lá......
lorencini14/03/2011 15:02
posso encontrar essa areia em algum lugar que não seja um rio? rs
tipo material de construção?
Leandro Ferraz14/03/2011 16:37
lorencini escreveu:
posso encontrar essa areia em algum lugar que não seja um rio? rs
tipo material de construção?

é a usada em construção para fazer concreto - "calçadas"
é a areia mais grossa que achar. ela vem com umas pegras mais grandinhas
lorencini14/03/2011 17:31
vejo usando muito uma areia grossa num tem de cinza, que usam sob o paralelepipido antes de asfaltarem.

será q essa serve?
nickyfury14/03/2011 17:33
bonsai
Lorencini, é bem como escreveu o Leandro: areia usada na construção civil, geralmente vendida em casas especializadas em material para construção. Evite areia de praia, pois a salinidade é muito alta e pode comprometer o sistema radicular. Eu costumo peneirar a areia, para retirar os pedriscos e usá-los para compor substrato para outras plantas. Mas em plantios como esse seu, melhor manter os pedriscos, sem peneirar, para forçar uma boa drenagem. 😄

Um outro bom material tambem, que uso e recomendo, é caco ceramico misturado com um substrato comprado pronto, cujo nome comercail aqui no DF é BIOPLANT. Ele é muito usado por horticultores para germinação de sementes e em sua composição, entre outros materiais, consta vermiculita, casca de coco e de pinheiro queimadas. É bem leve, e quando misturado com caco ceramico, fica mais drenante. É melhor que a areia grossa, para recuperação de jabu ou de qualquer outra planta.

Veja o uso desse material em algumas jabu que recuperei numa fazenda:

Abaixo, o mesmo material, depois de um ano de cultivo:

Detalhe da base, comparando com uma latinha:

Outra jabu, recuperada e plantada no mesmo substrato:

Mas gosto de usar areia tambem. Vejam essas duas celtis sinensis, que retirei do quintal:

Após um ano de cultivo, com muita raiz capilar nova nessa areia toda, eis as duas:

Agora, se vc ainda prefere a mistura de terra colorida ensinada aí pelo dona da floricultura..... 🙄
Carlos Guilherme14/03/2011 17:45
Olá Lorencini, acredito que depois desse último post do Nick em que mostra o antes e depois de belos pré-bonsai recuperados e com ótima saúde, não existem mais dúvidas de qual substrato usar.

Se tem uma coisa que não combina é planta em recipiente e terra barrenta.

Queremos ver sua planta com ótimas brotações tb, não se esqueça das fotos!

Abraço.
lorencini15/03/2011 10:56
galera, muito obrigado por tudo!!

agora podem acompanhar essa saga no link a seguir, já no tópico "minha planta..."

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17437

grande abraço
Darci20/03/2011 15:59
Re: bonsai
Caro Nick,
Gosto muito dos seus comentarios e conselhos aos novos foristas como eu ( as vezes duros mas necessarios) e gostaria de saber por quanto tempo a planta irá ficar na vasilha de areia pura sem nenhum tipo de adubo no caso de yamadori e como fazer para a areia nao vazar pelos furos da vasilha na hora da rega pois isso já aconteceu comigo nas minhas primeiras experiencias.Abraço,
nickyfury escreveu:
Lorencini, se sua intenção com essa jabu é formar um pomar, então siga de olhos fechados a dica do dono da floricultura que o aconselha a plantar na terra, misturando incluso terra de uma cor com outra (deve ser para ficar um solo mais "bonitinho", né, todo "coloridinho".

Agora, se o objetivo for recuperar a jabu para formar um lindo bonsai, então não se incline: o melhor substrato, como bem salientou o nobre colega Carlos, é areia grossa de rio, sem peneirar. Nada de misturar terra, seja de que cor for, nem nenhum tipo de adubo, seja na forma de humus de minhoca, terra preta (cor?), ou esterco curtido. Isso só no chão. Num recipiente qualquer, tipo vaso, bacia plastica ou caixote de madeira, use apenas areia e mais nada. 😄

Eu oriento calcado na minha experiência de cultivo e na de outros amigos, que agem dessa forma há mais de vinte anos de prática na arte bonsai. Portanto, não oriento apenas para "teimar", mas para indicar o caminho certo para uma boa recuperação da planta, com vistas a, daqui a uns dois ou tres anos, vc ter em mãos um material bem recuperado, com ótima brotação e muitos galhos para selecionar os melhores e formar um lindo bonsai com eles. 😄

Agora, se for para ir na conversa do dono da floricultura, melhor então frequentar o forum que ele mantem e deixar o de bonsai para lá......
Carlos Guilherme11/04/2011 17:16
Como está a planta?

Algum sinal de brotação?
gilbertovm11/09/2011 15:00
Este tópico é muito esclarecedor. Eu jurava que terra argilosa com matéria orgânica seria o ideal para se utilizar nas mudas transplantadas 😕 Pelo visto as alternativas mais simples são as mais eficientes.