Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

QUE ESPÉCIE É ESTA?

MOTTA13/03/2011 21:32
QUE ESPÉCIE É ESTA?
ADQUIRI ESTA PLANTA A POUCO. GOSTEI DO PORTE E APOSTO QUE RENDERÁ UM EXCLENTE BONSAI. INFELIZMENTE NÃO A CONHEÇO. ALGUÉM AÍ PODE DÁ UM PITECO, OPS! UM PITACO? HEHHEEEEE...

carlos claro14/03/2011 01:03
acho q e um tipo de hibisco ou lantana olha a foto. mais vamos esperar os amigos

hibisco

lantana do amigo geraldo

MOTTA14/03/2011 09:44
Tinha esquecido.
A planta dá umas flores alongadas de cor alaranjadas. As flores nascem em pequenos cachos. Já fiz uma pesquisa pela net, mas não encontrei nada a respeito.
Obrigado.
Renato Rodrigues Roehrs14/03/2011 10:22
Motta, eu conheço por flor de São João, tem outro nome em japonês que não sei...

Abraços.
nickyfury14/03/2011 11:50
bonsai
Essa planta está parecendo ser a Espatódea (Spathodea campanulata), que muitos chamam de "xixi-de-macaco". Se as flores da sua planta forem identicas a dessa arvore, devem ser assim:

Em outubro de 2005, o bonsaista/forista Marco Aurélio, de Guaruva/SC, apresentou o primeiro bonsai dessa espécie de que temos notícia:

Outro colega forista, Bruno, de Paulinia/SP, postou a ficha dessa espécie:

Nome científico: Spathodea campanulata
Nome popular: Espatódea, tulipeira.
Família: Bignoniaceae.
Origem e ocorrência: África.
Porte: até 15 metros de altura.
Características: Floresce quase o ano todo, preferencialmente em regiões de clima quente e úmido. Suporta solo mais seco, podendo ser regada apenas uma vez por semana durante o seu crescimento. Prefere solo arenoso ou bem drenado, que não acumule água em excesso. A árvore é muito ornamental e a floração bem exuberante.

Como o Marco nunca mais postou nada no forum a respeito dela, resta saber como anda a planta atualmente. Acredito que tenha melhorado bastante, principalmente na estruturação aerea. 🙄
MOTTA18/03/2011 09:51
Bernardo Amaral22/03/2011 13:18
ela parece ser uma trepadeira, não sei se fica bonita como bonsai, pelo motivo do caule crescer muito alongado, e não engrossar com facilidade.
já vi pessoas tentando fazer bonsai de outra trepadeira também:

que desconheço o nome, mas da uma flor muito bonita e com perfume gostoso.
MOTTA24/03/2011 21:32
Não não é uma trpadeira... a planta tem um tronco bastante lenhoso e uma ótima flexibilidade para trabalhar bonsais... Vou ver se adquiro mais umas mudas para trabalhos futuros... Para mim, é uma das melhores de trabalhar... Bastante resistente e dá uma brotação muito rápida em quase toda dimensão do tronco e dos galhos, além formar um nebari bastante vistoso ... muito interessante.
joão josé24/03/2011 22:56
MOTTA25/03/2011 09:29
Caro João José, incrível a imagem!
As folhas já estão em tamnho reduzido, por conta de podas contínuas... Uma belezura de tecomária!
ROGÉRIO DIAS25/03/2011 11:52
É
AS FOLHAS REDUZEM EM ALUMAS PLANTAS,,,POR CAUSA DE DESFOLHAS.