Carlos, fico lisongeado com suas palavras, mas não sou mestre em nada não. Apenas sugeri, nada de mais, o que qualquer outro poderia fazer tambem. Ademais, é bem como eu sempre digo: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. Vc pode decidir fazer diferente e usar um vaso quadrado ou redondo, pois pode considerar que tais recipientes, com esses formatos, ficam melhor em sua planta. 😄
A propósito da espécie que vc cultiva, muitos bonsaistas, eu incluso, não costumamos nos "arriscar" com ela. Certamente, muitos tem encontrado certa dificuldade no seu cultivo, com galhos que secam e morrem sem nenhuma explicação plausível. Noutras, pode acontecer da planta toda vir a secar e morrer. Para não dizer que não tenho uma, a minha está no mesmo vaso, secando galhos, outros nascendo, sem forma e fora de qualquer padrão que possa ser considerado um estilo. 🙁 🙁
Há alguns anos, o bonsaista braziliense Junior, adquiriu após muita insistência, do mestre Hidaka, uma nana que o mestre guardava a sete chaves, que fora usada como capa de uma antiga revista nacional de bonsai:
Essas imagens são tudo o que sobrou dessa planta, desde então. E olha que o Junior fez de tudo para tentar salvá-la, sem sucesso. Ele definhou aos poucos, ao longo de dois ou tres anos, secando completamente, até morrer. 🙁
Não quero, com minhas palavras, desanimá-lo em relação a sua planta. A resposta dela poderá ser outra. Ainda, há que considerar a região de cultivo, um ponto forte nessa questão. Geralmente, como se trata de uma espécie mais afeita ao clima frio, ela se adapta melhor no sul do país, do que aqui, em pleno planalto central. A que eu tenho, por exemplo, há muitos anos que não fica exposta ao sol pleno, e cuido de manter o solo sempre ligeiramente umido, sem secar totalmente. 😲
Mesmo em Barretos/SP, na chacara onde reside o Charles Ferrantes, mais conhecido no meio como Charlinhos de Barretos, uma nana que ele cultiva no estilo chokan perdeu uns dois galhos, que secaram inexplicavelmente. Ele cultiva embaixo de um sombrite, para garantir, e a area em que reside é altamente úmida, mas mesmo assim.....
Por isso, desejo boa sorte a voce com essa planta. Espero poder voltar a apreciá-la, inclusive depois que vc envasar. Um abraço.