Cambuim - yamadori - 2006 / 2011
Ricardo Paiva14/03/2011 23:55
Cambuim - yamadori - 2006 / 2011
Pessoal, não lembro se já postei este bonsai aqui.
É um pequeno cambuim que coletei ainda muito jovem em 2006.
Aqui as fotos iniciais dele:
E aqui como ele está agora:
O vaso atual é muito peculiar: é um prato cerãmico que comprei em Fortaleza, é utilizado para servir alimentos em restaurantes, hehehe.
Ele tem um movimento muito legal no tronco mas a copa está um pouco rala em função de que esqueci de fazer o transplante ano passado.
Mais fotos no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/cambui-yamadori/Renato Rodrigues Roehrs15/03/2011 10:02
Eu gosto da evolução das tuas plantas!
Muito show!
Acompanhando.
Abração.
Marcos Castilho15/03/2011 17:49
Mais uma planta muito bem conduzida por você. Belo nebari.
Alcides Junior15/03/2011 20:49
Muito bela evolução Ricardo, estou programando uma coleta daqui a alguns dias, será que teria problemas nessa época??
SEKI - Elio Luis Secchi15/03/2011 20:57
Olá Junior, tudo bem com o amigo?
Sobre a coleta eu sugiro que deixe para o inverno. A não ser que não tenha jeito, que precisa ser coletado agora por alguma razão. Se puder esperar é muito mais seguro. Agora ainda não é uma boa hora.
Ricardo, esta planta evoluiu bem. E vejo que tem potencial para uma planta ainda muito melhor.
abraço
Tiago R15/03/2011 21:17
Base bonita e tronco muito bonito.
Qual a próxima intervenção agora Ricardo?
Eu acho que esse lado tem um movimento de tronco mais maduro:

Ricardo Paiva16/03/2011 08:28
Valeu Renato.
Marcos, realmente o nebari tá bem legal.
Júnior, se for uma possível aguarde o final do inverno. Mas se não tiver jeito ou a ansiedade não deixar, coleta e sobra e não deixa faltar água.
Elio, você fala da copa, correto? Por causa de uma poda em época errada e raleou ai deixei se recuperar mas o preço foi agora ter uma massa verde afastada do tronco. No final do inverno vou encurtar MUITO os galhos. Valeu.
Tiago, também concordo com você. A próxima intervenção será no final do inverno: encurtar os galhos para aproximar a massa verde do tronco.
Alcides Junior16/03/2011 10:08
Vou aguardar, para não perder, fui ver, são dois, tem um bom potencial.
Ricardo Paiva16/03/2011 11:28
É isso aí Júnior.
nickyfury16/03/2011 22:25
bonsai
Apesar de não nutrir muito interesse nessa espécie, é sempre ótimo poder apreciar os trabalhos que fazem a partir de plantas coletadas. Uma grande espécie, que há muito vem contribuindo para enriquecer ainda mais o rol das nativas exploradas devidamente voltadas para o bonsai. Quero crer que a intervenção no sentido de reduzir o comprimento dos galhos pode vir a proporcionar uma ramificação mais acentuada, culminando com uma maior densificação.
O melhor estilo para essa espécie é sem duvida nenhuma o hokidachi. Mas é preciso cuidar de estabelecer um bom desenvolvimento na estrutura aerea, adequando galhos primários, secundários, terciários e, a paritr destes ultimos, ramificação fina. Apenas fazendo isso é que o progresso no cultivo poderá se distanciar da imagem tipo "topiaria", que vemos em muitas plantas por aí, e que, erradamente, os cultivadores tentam passar a imagem de plantas "trabalhadas" no estilo hokidachi.
Mas sua planta tem um bom futuro, vez que vc pretende corrigir esse problema nela. Aguardemos, pois, o resultado das futuras intervenções.
Ricardo Paiva17/03/2011 07:50
Nickyfury, muito bem colocada suas palavras sobre o estilo Hokidachi.
Minha intervenção será justamente em função disto.
Se não, eu plantaria ela no jardim de casa e podaria "bolinha" que seria muito melhor.
Pessoal que tem plantas no estilo Hokidachi, atentem para as colocações do Nicky!
Ricardo Paiva14/09/2011 23:31
Atualizando - set 2011.
Novo vaso:
O monge a contemplar a árvore:
Finalizada:
Mais fotos no meu blog:
http://ricardopaiva.wordpress.com/meus-bonsai-2/cambui-yamadori/Raoni Moraes15/09/2011 21:38
Olha o movimento desse tronco, natural de mais...
parece que ela esta dançando...
Angela Fernandes15/09/2011 23:44
Querido Ricrdo !!!!
Posta lá, por favor !!!
Neste novo vaso a planta ficou bastante interessante, aliás gosto muito de cambui pelo tipo de tronco que possui e pelas folhas pequenas.
Aqui em Niterói, tem um local onde o cambui é bem diferente, o amigo Nelson, é um apreciador desta planta e possui este csmbui diferente.
Sua planta está lindíssima.
gilbertovm16/09/2011 08:25
Este vaso ficou bacana!
Alcides Junior16/09/2011 08:40
Show!!!! 😄