Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra

MOTTA18/03/2011 10:01
Caliandra
Consegui uma caliandra cujas flores são vermelhas. A árvore tem um tronco de 10cm de calibre e um excelente nebari, mas com muitas irregularidas.
Para trabalhá-la vou ter que fazer uma poda radical.
Bom, a minha questão é a seguinte.
queria fazer umas mudas... a Caliandra pega através de estaquia? Alporque? Ou as duas coisas?
Não queria fazer uma interveção sem antes sanar essa dúvida. Alguém pode me ajudar?
Mcdonald18/03/2011 12:38
Motta...
Quanto a intervenção na planta, precisa postar fotos para o pessoal poder opinar.... quanto a alporquia e estaquia da calliandra pegam muito fácil...
A alporquia tem só um probleminha... tem que fazer na época certa, não sei bem qual mas é o ideal.
Abraço
Elio18/03/2011 15:26
Motta, Alporquia é mais garantido. Como gera raízes em 45/60 dias, tem que pensar na data em que vai retirar. Se fizer agora, terá raízes (poucas) em Maio (não é bom!)
Assim, eu deixaria para fazer a alporquia em Agosto.
Estaquia, da vermelha (tweedii), de galho grosso, não pega tão fácil.

abraço
Edmilson18/03/2011 21:03
Experiencia
Caros colegas, ano passado realizei uma alporquia em minha caliandra. Na verdade foram duas alporquias na mesma planta em periodo diferente do ano, utilizando hormonio, esfagno e procedimento completamente identicos, mas somente obtive sucesso no processo realizado no mes de setembro ( mes que o pessoal aconselha), logo, a questão de época correta, na realização este procedimento é fundamental para ter sucesso.

Abraço fraterno
MOTTA20/03/2011 22:54
Obrigado.
De qq forma fiz umas estacas de partes que certamente seriam podadas.
Vou esperar agosto/setembro, mês mais adequados segundo as opiniões aqui postadas, para efetuar umas alporquias.
Obrigado.
Marcio Vargas21/03/2011 09:28
Estaca pega facil

Quando fiz a coleta da minha, após a limpeza e poda para o escorredor, coloquei todas as folhas, galhos, ramos que resultaram em um vazo grande que tenho na sacada com maracuja (adubo organico, afinal).

Hoje, aproximadamente um mes depois, TODOS os ramos e galhos continuam verdes e saudaveis. Na minha opinião, pegou!!!!
MOTTA28/05/2011 19:53
Fiz três estacas, em duas obtive sucesso, apesar de o tempo não ser favorável.