Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Pingo de Ouro Yamadori

Lucinei Reis20/03/2011 16:58
Pingo de Ouro Yamadori
Oi sou principiante na arte, adquire esta exemplar através da técnica yamadori, estava quase morta com os galhos secos, quando a retirei do solo esta estava com a raiz cheia de pragas, podei 80% ficando só 3 ramos das raízes, utilizei hormônio enraizado apos uma semana começou a brotar; posso educa-la no estilo shakan ?

esitlo desejado rsr

Mcdonald20/03/2011 17:02
Dando uma ajudinha

...
não deu certo não.....acho q vc deixou bloqueado o álbum de fotos em que está hospedado a foto...
abraço
Lucinei Reis20/03/2011 17:16
Mcdonald
Obrigado pela dica amigo rsrs mais já dei uma olhada no tópico sobre fotografia rsr, que ótimo parece que todos são antécios com os principiantes rsr.
nickyfury20/03/2011 20:23
bonsai
Lucinei, em primeiro lugar desejo boas vindas ao nosso convivio. Espero que em nosso forum encontre tudo o que procura, principalmente conhecimento para lidar com suas plantas e obter nelas o melhor, em termos de bonsai.

Em relação a sua planta, acredito que o tronco tem um bom movimento e é possível sim a estilização pretendida. Entretanto, é importante frisar que, na verdade, o fator que irá definir o estilo será as futuras brotações que ocorrerão no tronco. Apenas com seu advento é que pode-se afirmar se a planta poderá vir a ser conduzida adequadamente, tomando-se como melhor referencial a planta mostrada na segunda foto, na minha humilde opinião a que melhor caracteriza esse estilo. 😄

Há, claro, alguns ajustes que vc poderá fazer, para tentar obter essa possibilidade em sua planta, que é o replantio na primavera em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato bem drenante, como: caco ceramico, carvão, pedrisco, terra granulada e areia, tudo em proporções iguais. Com um solo mais drenante, a planta irá emitir mais raizame, que se traduzirá por sua vez em um aumento na emissão de novas brotações, além de uma melhoria geral nas atuais. 😄

Enquanto a época dessa mudança não chega, porem, vá adicionando adubo organico, enriquecendo o solo e proporcionando "alimento" para sua planta se desenvolver bem e melhor. Minha sugestão é usar a velha dobradinha torta de mamona+farinha de osso. Se não encontrar, use adubo de gado, bem curtido. Não surte o mesmo efeito, mas ajuda melhor que usar nada. Misture ao adubo um pouco de adubo liquido, de forma a proporcionar para a planta um material mais rico, com o acrescimo de macro e micro nutrientes. Há bons adubos liquidos no mercado, dentre os quais posso citar o fosway, da tecnutri. 😄

A outra dica é quanto ao cultivo a pleno sol, mantendo a planta sob insolação o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde, depois de verificar se o solo requer agua. Se estiver umido abaixo da superficie, não regue. 😄
Lucinei Reis20/03/2011 22:47
Nickyfury abrigado por mim ajuda, a adubação estou utilizando a dobradinha da vitaplan FO+TM e bioferti raiz, sobre a emissão de novos galhos fiz 2 incisões no tranco para reter a seiva e incentivar brotações no local desejado, li sobre esta técnica aqui no fórum, espero que possa me ajudar cada vez mais, espero estar no caminho certo.

Grato e um grande abraço. 🙂

O guerreiro sabe que é livre para escolher o que
deseja; suas decisões são tomadas com coragem,
desprendimento, e às vezes com uma certa dose de loucura.