Lucinei Reis20/03/2011 19:30
Como identificar a idades das espécies???
Oi gostaria muito se alguns dos amigos forista pudessem me explicar como saber a idade das espécies, grato ❓ 😢
SEKI - Elio Luis Secchi20/03/2011 21:06
Lucinei, pode-se dizer que é impossível se dizer com precisão a idade de uma planta. Existe algumas técnicas como por exemplo, cortar a árvore e contar os aneis de crescimento. Existem brocas para extrair um "charuto" de madeira e contar os anéis... Bom, mas isso pode se considerar inviável, em se tratando de bonsai, especialmente a técnica de cortar o tronco...é lógico...
A observação e a prática são formas, ao menos, de diferenciar uma planta jovem de uma planta com vários anos de idade.
Mas em bonsai o grande trunfo é tornar uma planta relativamente jovem parecer uma planta muito velha. E é isso que procuramos com as diversas técnicas de bonsai. Em suma além de miniaturizar uma planta é necessário que coloquemos nela aspectos que fazem parecer velhas. Detalhes como, madeira morta, jin e shari, uros, rusticidade da casca, curvatura de galhos, triangulação da copa, conicidade do tronco, proporção adequada entre grossura do tronco e altura da planta, enfim uma série de ítens que tentamos adicionar ao bonsai e que ajudam a fazer com que pareçam mais velhos do que realmente são.
Enfim, costumamos dizer que o que importa mesmo não é a idade que a planta tem, mas sim a idade que ela aparenta ter...
Por isso, quando você compra um destes bonsai de supermercado, que é uma varinha fina com uma copa proporcionalmente grande e sem estilização, sabe-se que é apenas uma muda e não um bonsai de verdade...
Espero ter ajudado... ou confundido mais, talvez rsrsrsrsrsrs
Lucinei Reis20/03/2011 22:22
Muito abrigado amigo pela explicação, estava tentando tira esta duvida se podíamos identificar.
Grato e um grande abraço. 🙂
nickyfury22/03/2011 08:43
bonsai
Lucinei, essa sua dúvida acerca da idade das espécies vegetais usadas na arte do bonsai é algo que vira e mexe é cobrado pelos iniciantes. Além da excelente explanação do nobre amigo Elio Luis, ouso acrescentar que podemos saber com exatidão a idade de algumas plantas se formos nós os iniciadores delas. Isso significa que, obtendo plantas com que trabalhar a partir de sementes plantadas por nós, teremos condições de dizer, com precisão, a idade que algumas delas têm. 😄
Pode parecer tolo de minha parte salientar esse aspecto. Mas vc deve relevar pois é comum, em nossa arte e no cultivo que nós desempenhamos, muitos iniciarem novas plantas a partir da germinação de sementes selecionadas, obtidas via coleta ou compradas via net. Seja da maneira que for, estabeleceremos com precisão a idade, vez que muitas plantas que a maioria dos bonsaistas mais antigos têm vieram, em grande parte, desse material primevo.
Eu, particularmente, fiz germinarem sementes as mais variadas em meu viveiro, ao longo dos anos que pratico a arte bonsai. Tenho piracanta, kinzu, kinkan, mexerica, caliandra, apenas para ficar nas mais comuns. Outro forma de sabermos a idade, é através de mudas feitas a partir de estacas.
Sobre essas há controvérsias, claro. Alguns postulam que, para determinar a idade deveríamos considerar a idade que a estaca de determinada planta teria para somarmos à idade dela a partir do enraizamento e, ao final, como planta iniciada. Outros, como eu, postulam que a idade deve ser contada a partir do enraizamento, pois apenas ele garante que a nova planta está apta a se desenvolver plenamente, adquirindo com o passar dos anos, os anéis citados pelo nobre Elio. 🙄
Seja como for, podemos usar esse mesmo recurso nas mudas obtidas por alporquia, tambem. Mas, aqui, teremos então que considerar a idade da planta mae, ainda que por definição, seja uma idade apenas sugerida, ou calculada em parametros de aproximação, vez que podemos desconhecer por completo essa idade exata. O alporque, assim como a estaca, começa a ter "vida" a partir do momento em que surgem as primeiras raizes que irão permitir seu desligamento da planta-mãe.
Veja bem: apenas quando as raízes permitirem o desligamento, não quando elas surgirem. Isso significa que se o alporque não puder ser retirado e garantido seu desenvolvimento com as raizes que tiver, não poderemos igualmente contar sua idade, vez que a tendencia, nesse caso, é o alporque se perder, acarretando a morte da muda assim obtida.
Plantas há que, muitas vezes, parecem ser mudas novas, como as que o Elio frisou, vendidas em supermercados. Trabalhamos nelas para aumentar a impressão de que têm uma idade além daquela que realmente têm. Mas, em outras, agiremos em sentido inverso, por razões as mais diversas. Uma dessas razões implica em que a nossa arte é um tipo de arte muitas vezes classificada como "arte viva". E se é viva, então temos que passar para nossas plantas essa vivacidade. Isso significa que nem todas as espécies serão trabalhadas para parecerem serem mais velhas do que realmente são.
Sabidamente, em outras, a idade está subjacente no trabalho refinado que executaremos em suas ramas. Uma planta jovem, por exemplo, têm muitas ramas e galhos, quase sempre longos, como entrenós (espaço entre uma folha e outra) longos igualmente. Caberá a nós, executores e cultivadores práticos, inibir esse tipo de desenvolvimento, aprimorado através de técnicas de cultivo milenares, de forma a conter e reduzir tanto as brotações quanto os entrenós, firmando o que se convencionou denominar como ramificação fina.
Uma arvore pode não ter a casca do tronco rugosa, nem shari nem jin, que a definam como muito antiga. Mas a ramificação fina nas extremidades de seus curtos e ramificados galhos, irá depor a nosso favor, garantindo dessa forma que aquela planta em questão é velhissima. No entanto, como salientei, trata-se de uma técnica, e como tal, poderá ser aplicada a uma planta jovem, com o recurso de outra técnica: enxertia. 😂 😂
Que idade terá então uma planta dessas? Bem, para aceitar esse tipo de enxertia, e parecer mais velha do que realmente é, tal planta terá que ter, em tese, mais de dez anos de cultivo. O que para alguns bonsaistas mais antigos e experimentados pode parecer pouco, mas para um iniciante, com certeza, sempre será considerado muito tempo..... 😂 😂
Lucinei Reis22/03/2011 18:11
Nickyfury muito abrigado amigo pela explicão, sempre tive essa duvida por ver um bom material que possa se tornar um futuro bonsai mais não saber identificar a idade do exemplar por si e do tempo de educaçao; tenho esta acerola que comecei a cultivar quando era muda.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17491nickyfury23/03/2011 14:44
bonsai
Ótima sua aceroleira, muito bem desenvolvida e encaminhada. Certamente, a mudança de vaso foi uma excelente opção, pois alavancou o cultivo, proporcionando uma densificação mais intensa. O caminho agora é continuar nesse ritmo, proporcionando uma boa adubação e muito sol. Como se trata de uma frutífera, recomendo o adubo liquido FOSWAY, da empresa Tecnutri. Eu uso em frutiferas e floriferas com grande sucesso. 😄
Elio23/03/2011 15:36
Velho amigo Nicky, passei a usar o Fosway por recomendação tua. Antigamente eu usava o Phitus Garden, com a mesma formulação mas, não fabricam mais.
Tempos atrás, fazendo um estudo mais aprofundado sobre adubação, aprendi que o P e o K são importantes não só para frutíferas e floríferas, como para as plantas em geral e, principalmente, aplicado no outono, que é quando a planta começa a armazenar energia nas raízes e caule.
Assim, agora no outono dou uma incrementada com fosway, em todas as plantas.
abração
Lucinei Reis23/03/2011 19:59
Nobre nicky estou muito feliz agora pois achava que não tinha muito aptidão para o cultivo, sempre ficava pesquisando na web como proceder
na minha criança, rsrsrsr 😄 😄 😄
nickyfury24/03/2011 08:49
bonsai
Elio, amigo velho, agradeça não a mim, mas ao amigo bonsaista/forista Paulo Ventura. Ele foi quem "descobriu" esse adubo liquido, que na minha opinião é de longe o melhor até agora para alavancar nossas plantas. Desde que comecei a usar, por recomendação dele, não me canso de divulgar os excelentes resultados que tenho tido. 😄