Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

desfolha jabuticaba em outono?

carlos claro22/03/2011 11:59
desfolha jabuticaba em outono?
a desfolha da jabuticabeira pode ser total ou so parcial no início do outono?
podemos aramar e trabalhar a raiz tambem obrigado.
Elio22/03/2011 19:43
Carlos, aramar, pode sim.

Trabalhar raíz e desfolhar, não.

abraço
carlos claro22/03/2011 23:37
obrigado elio vou colocar fotos dela´pra q o amigo de uma olhada acho q nao vai dar pra fazer muita coisa sem desfolhar pois tem alguns galhos a cortar e pra ter um visual melhor teria q desfolhar a mesma entao resumindo acho q vou esperar a hora certa pra trabalhar tudo sabado colocarei fotos conto com seu olhar clinico na ajuda ok abraço e mais uma x obrigado.
oamit22/03/2011 23:56
desfolhei a minha 1 semana antes de entrar o outono, o nicky disse que eu poderia fazer sem preocupação e ela está até com novas brotações.
nickyfury23/03/2011 10:56
bonsai
Carlos, como bem colocou o nobre amigo Elio, melhor ter um pouco de paciência e aguardar a chegada do inverno, para proceder a uma desfolha completa na jabu, selecionar os galhos mais bem posicionados, cortar fora o excedente, e aramar. Em relação às raízes, vc poderá tambem fazer alguma correção nelas no inverno, mas bem pouco corte, para não prejudicar a recuperação.

É preciso discernir que há dois tipos de trabalhos: um na parte aerea, com a desfolha, corte de galhos e aramação e outro nas raízes. Não é conveniente, a não ser que se trate de planta recuperada (yamadori), proceder a essas intervenções todas de uma vez só. O ideal é fazer algo no inverno, por exemplo, o trabalho nas raizes, e aguardar até a primavera para fazer alterações na parte aerea da planta.

Aqui, vale a máxima da paciência, sempre muita paciência. 😄