Pedro Catarin15/04/2011 21:42
Ela está quietinha ainda, porém, há dois brotos bem verdinhos do lado direito do tronco maior. Estou colocando ela um pouco no sol (de vez em quando) mas nada dos brotos abrirem.
Abraços!
Elio15/04/2011 22:25
Pedro, como fazem 20 dias do transplante..................bota ela no sol (é necessário!)
abraço
Sergio Batalini16/04/2011 09:01
É isso aí Pedrão ...
Agora coloque no sol para que aconteca o milagre ... 😄 de preferencia sol da manhã ou da tarde .
Fica tranquilo quanto a recuperação , vai acontecer sim , a natureza é sabia e teimosa { persistente}, galhos desta especie jogados ao acaso na terra brotam sozinhos , sem ajuda ... imagine esta sua , com tantos cuidados ... 😄
Toda a tecnica e cuidados já foram te passados pelos amigos que sabem muito , agora é a tão buscada paciencia .
🙄
Com a experiencia e os ensinamentos que vc esta adquirindo logo vai "entender" como funciona a "coisa" toda ...e vai com certeza dominar todo o processo de criação de um bonsai ...entendendo o metabolismo das plantas , os ciclos de crescimento , as nescessidades , a resistencia ...etc...
Sou seu fã .
😄
Carlos Guilherme16/04/2011 11:21
Eu ia falar a mesma coisa q o Elio e o Sérgio falaram, mas nada melhor do q escutar isso deles q possuem experiência e são tão bons em fazer bonsai!
Pedro Catarin16/04/2011 13:21
Valeu por toda força pessoal!!! 😄
Bom, o tópico Yamadori Bouganvillea (ap. roxa) no fórum MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO eu irei atualizar agora, com uma boa novidade! Deem uma olhada lá, acho que dá para entrar mais uma na festa........
Abraços!
Pedro Catarin23/04/2011 10:38
Pois é... nem tudo que queremos vem até nós...
Hoje fui dar uma olhada nela e os brotos que estavam por abrir sumiram (secaram). Dei uma boa olhada nela para ver se haviam outros mas, nada. Então, raspei seu tronco da base até a ponta e estava marrom, nada do verdinho que eu esperava.
Estava pondo ela no sol das 14:00 até o final do dia, dia sim, dia não.
Bom, vamos em frente, outras plantas virão e eu não cometerei mais erros e descuidos.
Abraços...
João Pedro23/04/2011 15:07
Olá Pedro!
Eu acredito que sua planta tenha morrido por ataque de fungos, já perdi várias assim. Por isso hoje utilizo substrato composto de 50% de caco de tijolo e 50% de casca de pinu. Bani totalmente qualquer tipo de terra, pois com o tempo ela acaba se compactando e dificultando o escoamento de água, mesmo que haja caco de tijolo e areia grossa.
Pela sua foto parece que havia um acumulo de matéria orgânica na parte superior do vaso, o que deve ter ajudado a segurar a umidade por muito tempo e assim colaborado com a propagação de fungos.
Em 2007 eu perdi um grande tronco de primavera devido ao ataque dos fungos, por isso troquei o substrato.
Abraço!
João Pedro
Carlos Guilherme23/04/2011 18:04
Q pena, mas é assim.
Ela deveria estar fraca e não conseguiu se recuperar. Nós principiantes ainda vamos perder mais algumas plantas, pelo menos até termos melhorado nossa técnica. Eu tb já perdi algumas tb, bola pra frente!
Abraço.