Bouganvillea ajuda !!!
Lucinei Reis22/03/2011 18:50
Bouganvillea ajuda !!!
Oi amigos esta bouganvillea adquirida em uma floricultura em 2006 não consigo desenvolve-la devido sempre esta em um vaso, pois não tenho muito espaço para cultivar, em meu microapertamento, quando adquiri ela estava com flores quando a passei para o vaso nunca mais afloro help 🙁

2006

2006

2011

😢
Elio22/03/2011 19:06
Lucinei, para a Bougainvíllea florir:
1. Não pode
2. Muito sol
3. Detesta solo encharcado
Ah, Bougainvíllea em vaso não engrossa nem a pau!
abraço
MOTTA22/03/2011 19:13
Notei que a bougainvilea teve pouquíssimo desenvolvimento nos últimos 5 anos. Neste tempo ela poderia está mais calibrosa e com uma copa mais frondosa.
Isso pode ser substrato pobre, socado - sem permeabilidade -, vaso inadequado para o desenvolvimento desejado e falta de sol...
Uma sugestão, que me parece inânime, aqui no fórum, é trocar de vaso. Colocá-la em um de 20 cm de altura, mais ou menos, com perfurações na base e ao redor do vaso, num substrato de area lavada e pedrisco. E após recuperação da planta fornecer adubo líquido.
Corrigindo esses pontos, acho que vai ter, em breve, para quem esperou 5 anos, uma boa evolução.
Bom, esa seria minha humilde opinião.
Aqui, no fórum, tem uns cara que são ícones e poderão lhe orientar melhor.
Lucinei Reis22/03/2011 19:32
Elio e Motta, obrigado por mim atender, vou mudar para um vaso maior, e sobre o sol, ele só bate na minha janela aparte das 15 hs, será que ela ainda poderá flori ❓
Elio22/03/2011 19:39
Lucinei, é como disse: Muito sol, pouca água.
Já que só tem sol a partir das 15, o negócio é esperar pra ver.
Diminua bem a rega.
Quanto a trocar de vaso não irá alterar ou modificar a questão de florir ou não a não ser que tenha muito tempo que vc não troca de vaso e as raízes possam estar sufocadas. Aí sim, é importantíssimo trocar de substrato.
Ah, não faça mais nenhuma poda até o final da primavera.
abraço
Lucinei Reis22/03/2011 19:51
Bernardo Amaral22/03/2011 20:00
O solo dela pode estar com insuficiência de fósforo, que atua na floração.
A farinha de osso tem bastante fósforo em sua composição.
Eu sempre utilizo farinha de osso com torta de mamona da vitaplan, que já vem com medidor, use sempre a metade da dosagem recomendada no produto.
Já vi Bougainvilleas plantadas em jardim, "na torreira do sol" como dizem em minha região, e florecem bem, inclusive a floração delas dura bastante tempo nessas condições.
Elio22/03/2011 20:11
Lucinei Reis escreveu:
Elio você pode me ajudar sobre este topico
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17483 ❓
Tá lá!!
Lucinei Reis23/03/2011 11:52
Muito abrigada mais uma vez meu nobre amigo
Abraço 🙂
Lucinei Reis05/02/2012 17:33
Apos trocar o substrato ela deu sinal de vida !!!!!!!!!!!
Aceito sugestões 😂 😂
Lucinei Reis07/02/2012 12:00
Caros nobres, se eu colocar esta bougainvíllea numa bacia ela ainda engrossa o tronco ❓ ❓
Guilherme Luz07/02/2012 14:23
Caro lucinei, os mais pessimistas vão afirmar que não, entretanto eu venho conseguindo ótimos resultados com uma que cultivo em vaso aqui...
Claro que se vc puder plantá-la no chão será muito melhor, ela engrossará muito mais rápido, mas na bacia grande e com substrato bem drenante ela engrossará sim, mesmo que bem lentamente. Mas lembre-se essa é a arte da paciência...
Um grande abraço, acompanhando...
Lucinei Reis15/05/2012 13:31
Vlw Guilherme vou coloca-la na mamadeira este més, ela hoje se encontra assim.

Claudio Clementino22/05/2012 21:51
Lucinei, seria legal vc passar ela pra uma bacia maior e colocar no chao, para engrossar o caule.(Acompanhando).
Marco Costa22/05/2012 23:08
Lucinei, me parece que dá primeira foto até a ultima, a planta desenvolveu um pouco. Eu faria o que o povo disse: colocar em um vaso ou lata, ou qualquer coisa grande, drenante, com furos para vasar bem a água, para engrossar. Adubar tambem é importante. Eu tenho usado nas minhas mudinhas Torta de Mamona e Farinha de Osso. Me parece que elas começaram a se desenvolvar mais depois que eu comecei a usar.
Lucinei Reis06/11/2012 17:22
Nobres amigos, hoje ela se encontra assim.
Grato pelo conselho de todos 😄 😄
JOICIMAR MAGGIONI06/11/2012 18:17
Bela planta grande evolução!!!!!!!!!!!!
Lucinei Reis23/04/2013 10:48
Lucinei Reis23/04/2013 23:03
Nobres amigos e mestres, posso poda-la nesse momento para retornar a forma ❓
Lucinei Reis24/04/2013 22:34
Nobres amigos preciso da ajuda de vocês sobre essa buga, faz mal se eu podo-la agora please !!!!!!!!!!! 😮ops:
Gilson Reis26/04/2013 21:18
Lucinei,
A planta parece estar bem saudável e o que dever ser feito agora depende do que você quer, se você achar que o tronco está com uma espessura adequada e deseja estruturar a planta e formar os galhos secundários então deverá esperar o início da primavera e fazer apoda para que a planta emita novas brotações e você defina quais manter e trabalhar. Se quer um tornco mais grosso e esta seria a minha escolha, eu esperaria o inicio da primavera e plantaria em um vaso maior ainda para engrossar o tronco e deixaria crescer livremente por pelo menos dois anos e só depois pensaria em iniciar a sua formação como bonsai.
Um tronco grosso com uma boa estrutura de galhos sempre passa a impressão de idade avançada e torna o bonsai mais atraente aos olhos do observador.
Abraço
Lucinei Reis06/05/2013 23:55
LEAO07/05/2013 19:22
Põe no chão.