Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus Benjamina

lianehelena23/03/2011 11:55
Ficus Benjamina
Olá, Esse ficus é de um amigo que o tem a uns 5 anos, sua copa era linda mas não consegui mantê-la e nem refazer.
Em janeiro fiz pinçagem, alguém tem alguma dica?

Foto da copa

Muito Obrigada
Liane
Djalmo23/03/2011 12:45
Liane, na minha opinião, agora é momento de esperar a proxima primavera, pois as plantas estão entrando em dormencia, então na primavera vc pode reenvaza-la em uma bacia maior (se o vazo em questão estiver tomado por raizes) em um substrato rico, para que durante a primavera ela tenha força para refazer a copa e melhorar a estrutura de sua planta, eu utilizaria uma bacia bem grande para que ali ficasse por pelo menos dois anos, acho que teria resultados bem satisfatótios.
Atenciosamente.
lianehelena23/03/2011 12:47
ok
Farei isso!
Muito Obrigada
nickyfury24/03/2011 08:38
bonsai
Enquanto a primavera não chega, para fazer as alterações que o nobre colega Dalmo recomendou, sugiro ir adubando sua planta, expondo-a ao sol o dia inteiro. Faça regas apenas ao final da tarde, caso não chova. A adubação irá fortalecer a planta, proporcionando a ela condições favoráveis para renovar sua folhagem, além de emitir novas e vigorosas brotações, que permitirão a voce ter um bom material para formar uma estrutura aerea mais adequada. 😄

Considerando a ótima base de raizame que ela tem e o excelente movimento do tronco, levemente sinuoso, minha sugestão é que no próximo reenvase a planta seja reposicionada para uma posição mais à esquerda, tendo como referencia a frente mostrada na primeira foto, de maneira a formar uma estrutura no estilo moyogi, o que poderá ser construído com os atuais galhos e os próximos que virão ajudar. 😄