Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Caliandra para trabalhar

Rafael Salviano26/03/2011 16:30
Caliandra para trabalhar
Melhorei o tamanho das fotos

Obrigado
Leandro Ferraz26/03/2011 16:36
Seria bom ter furado de lado na bacia tambem...
Não entendi o pq dessa bacia desse tamanhão rsrs

vc quer que ela engorde mais?
Lucinei Reis26/03/2011 16:53
Que ótimo nebari e tronco Leandro, acho que só precisava estilizar a copa no estilo moyogi rsrsrr 😄

Abraço boa sorte.
Laudir26/03/2011 17:18
Lucinei Reis escreveu:
Que ótimo nebari e tronco Leandro, acho que só precisava estilizar a copa no estilo moyogi rsrsrr 😄

Abraço boa sorte.

sou contra a estilização .... neste momento sou contra
os galhos estão muito finos...
e por estarem muito finos vai ficar uma copa desproporcional...
pega e dá uma bombada com torta de mamona pra ela melhorar estes galhos e ter uma estrutura melhor ainda...
Lucinei Reis26/03/2011 21:03
Laudir"]

Meu nobre e amigo Laudir quando me referi a estilizar, era para dar forma a mesma, eliminando os galhos indesejáveis e deixando os desejáveis crescendo livre, com mais vigor, fortalecendo os mesmo acelerando o processo de desenvolvimento da copa; li uma reportagem a respeito disso, tenho muito que aprender ainda rsr 🙁
BLACKNEEDLES26/03/2011 21:39
Re: Caliandra para trabalhar

TENS UM BELO MATERIAL CARA AGORA E SO ESPERAR ATE QUE POSSA SER FEITO UM TRABALHO DE REFINAMENTO COM ELA ❗
Elio27/03/2011 19:50
Rafael, vc já viu várias opiniões. Aqui vai mais uma diferente.

1. Para um bonsai razoável:
Elimine os galhos indesejáveis e deixe os outros se desenvolverem

2. Para um bom bonsai (essa planta tem potencial):
Tira todos os galhos, deixando só o tronco principal. Irão brotar em vários lugares. Selecione os desejáveis e elimine os outros. No meio da primavera, faça um alporque no início das raízes para corrigir esse nebari.
No final da primavera, arame os galhos e retire o alporque.

Contudo, 2ª opçao teria que fazer agora enquanto ainda está quente e a Calliandra é fantástica na recuperação.

abraço
MarcoBonsaiPoa27/03/2011 20:35
Parabéns pela bela planta...
jcmorosky28/03/2011 15:45
Queria uma muda dessa espécie de caliandra... tenho uma bem pequena que colhi no pé de um vaso de um restaurante (onde tem uma caliandra rosa), mas não está muito bem. Nas lojas por aqui não encontro!
nickyfury28/03/2011 21:32
bonsai
Julio, qualquer estaquinha enterrada em areia grossa de rio, em menos de tres ou quatro anos de cultivo, retorna com uma ótima planta para trabalhar. Claro que logo no primeiro ano deve-se cuidar de aramar o tronco e dar a ele um leve movimento sinuoso, para ficar mais interessante. A partir do segundo ano de cultivo, pode experimentar plantar diretamente no chão, onde o engrossamento é bem mais rápido, como mostra bem a planta apresentada aqui pelo nobre colega Rafael.

Rafael, a propósito de sua planta, eu elejo os sábios conselhos do nobre amigo Elio como os melhores para um cultivo que visa obter, em pouco tempo, um material de maior qualidade técnica com que formar um lindo bonsai com essa espécie. Não há nada mais a acrescentar ao que ele escreveu, aliás.
Rafael Salviano29/03/2011 21:00
Leandro Ferraz escreveu:
Seria bom ter furado de lado na bacia tambem...
Não entendi o pq dessa bacia desse tamanhão rsrs

vc quer que ela engorde mais?

Oh amigo obrigado pela dica.
Bom o tamanho da bacia trata-se da umidade....
O vaso que ela estava era ruim e quem esta aguando é minha noiva, então troquei.
Além disso quero galhos maiores...
Abraço
Rafael Salviano29/03/2011 21:01
Re: Caliandra para trabalhar
"BLACKNEEDLES"][quote="Rafael Salviano escreveu:

TENS UM BELO MATERIAL CARA AGORA E SO ESPERAR ATE QUE POSSA SER FEITO UM TRABALHO DE REFINAMENTO COM ELA ❗

Obrigado
Rafael Salviano29/03/2011 21:03
Elio escreveu:
Rafael, vc já viu várias opiniões. Aqui vai mais uma diferente.

Tira todos os galhos, deixando só o tronco principal. Irão brotar em vários lugares. Selecione os desejáveis e elimine os outros. No meio da primavera, faça um alporque no início das raízes para corrigir esse nebari.

Contudo, 2ª opçao teria que fazer agora enquanto ainda está quente e a Calliandra é fantástica na recuperação.

abraço

Sim acho que vou seguir a primeira dica....
Vc acha que preciso corrigir o nebari? Acho que gosto dele.... Se puder explicitar o que quis dizer...
Muito Obrigado
Rafael Salviano29/03/2011 21:03
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Parabéns pela bela planta...

Obrigado!
Rafael Salviano29/03/2011 21:04
Lucinei Reis escreveu:

Abraço boa sorte.

Rafael.... rsrsrs

Obrigado
Elio29/03/2011 21:43
Rafael Salviano"]

Olá Salviano!

Como disse, vc tem 2 opções!

Quanto ao nebari ele é defeituoro. Repare bem a última e penúltima foto, vc nunca encontraria uma "árvore" com esse nebari. Raizes alta, poucas, muito grossas, faltando de um lado.........
É um nebari forte, porém anti-natural.

Melhor que palavras, abaixo alguns exemplos:

Porém falar é fácil, difícil é fazer! Por isso, mostro alguns dos meus modestos nebari.

Agora, bons nebari...............são esses!

Rafael Salviano27/04/2011 21:42
Elio"]
"Rafael Salviano"][quote="Elio escreveu:</div>Rafael, vc já viu várias opiniões. Aqui vai mais uma diferente.

abraço</blockquote>

Sim acho que vou seguir a primeira dica....
Vc acha que preciso corrigir o nebari? Acho que gosto dele.... Se puder explicitar o que quis dizer...
Muito Obrigado[/quote escreveu:

Olá Salviano!

Como disse, vc tem 2 opções!

Quanto ao nebari ele é defeituoro. Repare bem a última e penúltima foto, vc nunca encontraria uma "árvore" com esse nebari. Raizes alta, poucas, muito grossas, faltando de um lado.........
É um nebari forte, porém anti-natural.

Melhor que palavras, abaixo alguns exemplos:

Porém falar é fácil, difícil é fazer! Por isso, mostro alguns dos meus modestos nebari.

Agora, bons nebari...............são esses!

Boa noite Elio!

Bom.... vamos transformar a árvore num excelente bonsai... rsrsrs
Você disse tirar todos os galhos... Deixar só o tronco principal mesmo? Porque ela tem vários galhos grossos embaixo desses galhos mais finos... devo cortá-los também?
E não tenho muita experiência em alporque.... tiro toda a casca da base para corrigi-lo?
E pode-se fazer isso nessa época?
Bom moro em Marília/SP e acho que o clima favorece....
Elio27/04/2011 23:12
Rafael, era pra fazer há 01 mês atrás, mas como o clima aí é mais quente, comece tirando todos os galhos finos. Poste nova foto para vermos se dá para aproveitar algum galho grosso, que esteja bem posicionado.
Só tem que fazer meio rápido, antes que o clima fique mais frio e iniba brotações. Senão, é melhor deixar para a primavera, embora a Calliandra ainda poderá brotar bem nesse resto de outono.

Quanto ao alporque, deixe para a primavera, depois que ramificar.

abraço
Rafael Salviano28/04/2011 21:31
Elio escreveu:
Rafael, era pra fazer há 01 mês atrás, mas como o clima aí é mais quente, comece tirando todos os galhos finos. Poste nova foto para vermos se dá para aproveitar algum galho grosso, que esteja bem posicionado.
Só tem que fazer meio rápido, antes que o clima fique mais frio e iniba brotações. Senão, é melhor deixar para a primavera, embora a Calliandra ainda poderá brotar bem nesse resto de outono.

Quanto ao alporque, deixe para a primavera, depois que ramificar.

abraço

Amigo Elio...
Moro em São Paulo, interior e não em Minas como mostra o Forum. Ele está errado. Mesmo assim posso fazer como me indicou, tirando todos os ramos?
Obrigado pela atenção!!!
Elio29/04/2011 10:32
Rafael, agora o risco é teu. Não conheço o clima de Marília, se vai fazer frio daqui pra diante. Se acha que pode fazer calor ainda, como te disse, tire todos os ramos finos e poste foto para ver se dá para aproveitar algum galho mais grosso que esteja bem posicionado.

abraço