germinação de sementes de flamboyant e falso pau brasil
somricardo27/03/2011 18:32
germinação de sementes de flamboyant e falso pau brasil
olá amigos, esta semana recebi algumas sementes que foram denominadas pela pessoa que me enviou como falso pau Brasil (as sementes apresentam uma forte cor vermelha, e bem redondinhas ^^), e também recebi algumas sementes de flamboyant (estas se apresentam compridas e de cor marrom, com listra de cor mais clara), queria saber qual a forma com maior eficácia conhecida pelos foristas de germinação destas espécies.
Grato, Ricardo Silva
caso achem necessário posso postar imagem das sementes..
Roberto Fávaro27/03/2011 19:41
Ricardo,
Quanto ao falso pau Brasil eu não posso falar nada, mas sobre o Flamboyant, vale uma leve escarificação na semente, depois deixe em um copo com água de um dia para o outro e coloque em areia pura de construção. Rapidinho ela germina.
Espero ter ajudado!
Abraços!
somricardo27/03/2011 19:45
amigo obrigado pela ajuda com o flamboyant, poderia me tirar mais uma dúvida? o que seria exatamente a escarificação?
somricardo27/03/2011 19:46
amigo obrigado pela ajuda com o flamboyant, poderia me tirar mais uma dúvida? o que seria exatamente a escarificação?
MarcoBonsaiPoa27/03/2011 20:40
vç tem que identificar onde ela se abrirá, tipo um sanduíche, pão em cima, pão em baixo, está linha que une as duas partes as vezes não cede naturalmente com facilidade, vç precisa desgastar a semente nesta junção.Eu costumo pegar a semente com a pinça, firmar no torno(morsa) a pinça e usar micro ferramenta da retífica, logo depois colocando no molho como o amigo mencionou a pouco, boa sorte!
Roberto Fávaro27/03/2011 20:43
É isso ai, como o Marco falou é uma forma bem eficaz. Eu particularmente já germinei Flamboyant só esfregando a semente contra uma superfície áspera.
Não tive dificuldades! Boa sorte na tentativa!
Abraços
Arzivenko27/03/2011 20:51
Escarificar semente de flanboiant é bobagem...
Coloca elas em uma panela com água e bota esquentar, desliga quando ferver. Deixa as sementes esfriarem junto com a água, então plante. Pode fazer que funciona.
Roberto Fávaro27/03/2011 20:54
Bobagem? Pode ser, mas para mim deu certo.
Arzivenko27/03/2011 20:57
Roberto Fávaro, não disse que não funciona, só acho bem mais fácil dar uma aferventada nas sementes que escarificar uma por uma. Meu objetivo foi dar uma solução mais simples e não de desdenhar da tua prática ou da dos outros, desculpe se passei essa idéia.
somricardo27/03/2011 20:57
obrigado aos amigos, segue abaixo foto da imagem das sementes do tal falso pau brasil, encontrei na net mas são exatamente iguais as minhas...

Roberto Fávaro27/03/2011 21:02
Imagine, Arzivenko. Eu particularmente não sabia dessa se ferventar as sementes. Estou aqui para compartilhar a aprender (muito mais no meu caso!)
Tenho umas sementes de Flamboyant aqui ainda, vou tentar sua sugestão! 😄
Quanto ao falso pau Brasil, Ricardo se eu fosse você tentava com uma em substrato orgânico e esperaria para ver no que dá! rs rs rs
Abraços.
MarcoBonsaiPoa27/03/2011 21:03
O método que mencionei, para mudas de pau ferro é a única maneira de germinarem, mas flamboyant nem precisa muito, é mais fácil, até sem fazer nada ela brota.
Lembrando que a escarificação não serve somente pra quebra de dormência, tb serve como acelerador de germinação, não quer dizer que seja um método único de uma espécie qualquer, pode ser usado visando um rendimento mais acelerado na germinação de uma planta que não "precisaria" de tal método.
somricardo27/03/2011 21:07
amigos como possuo uma quantidade de aproximadamente 10 sementes posso experimentar as duas opções, e fico grato por todas estas informações visto que sou iniciante desta arte... agora vamos ver se conseguimos identificar e germinar estas vermelhinhas aí.. ^^

Bernardo Amaral27/03/2011 22:44
Aproveitando o seu tópico para esclarecer uma dúvida minha.
sementes de uva-do-japão germinam normalmente, ou precisa de alguma técnica para germinação?

MarcoBonsaiPoa27/03/2011 23:00
Bernardo, tenho alguns vasos sob sombra de uma uva do Japão, e de vez em quando tenho que fazer faxina nos vasos.É simples assim.
Bernardo Amaral27/03/2011 23:07
Então posso plantá-las normalmente sem escarificá-las?
MarcoBonsaiPoa27/03/2011 23:14
Creio que sim! Boa sorte amigo...
somricardo27/03/2011 23:20
amigos a algum tempo comentei com um bonsaista sobre a opção de comprar estas sementes, para produção de bonsai, que vendem no mercado livre e em outros sites de venda, este foi altamente contrário a esta idéia, além do fato de que demoraria mais pra ter uma árvore pronta para este fim, já que com uma muda seria mais rápido q com sementes, o que mais impediria ou dificultaria a idéia de ter um bonsai a partir de sementes destas compradas em sites? (ex. sementes de pinheiro azul ou negro do japão, acer...)
somricardo02/04/2011 21:02
bom gente atualizando as informações:
utilizei os dois métodos, não sei se o método de deixar em agua por um dia e escarificar a semente vai dar certo, creio que sim, o método de por as sementes em água quente por 5 minutos e depois plantar, apresentou resultados mais rápidos, fiz o processo dia 28, e hoje (02), já ví uma das sementes apontando, aproveitei e usei o mesmo método em uma parte das sementes do tal pau brasil falso, e estas também apresentaram indícios de que vão vingar.
ao meu ver o outro método ainda não apresentou resultados, então mesmo que ele apresente (creio que sim) mas o método da água quente mostrou-se mais rápido... fica a dica aos amigos...
ps. assim que o tempo der posto fotos...
somricardo02/04/2011 23:41
eitha cabra mal educado hem?!?! nem agradeceu aos amigos que postaram os métodos... rsrsrs, não gente, desculpa mesmo, a pressa foi bem grande, mas obrigado aos que comentaram e postaram suas idéias, eu testei as que postaram e assim que os resultados forem aparecendo vou postando aqui para todos, obrigado mais uma vez...
MarcoBonsaiPoa03/04/2011 00:11
E ae somricardo!Blz!?
O método de escarificar com lixas de microrretífica e pôr de molho em água de temperatura ambiente por 24h, deu certo com sementes de pau ferro, sendo a semente muito dura, casos de germinação natural ao plantio é muito raro com está espécie, exigindo um método de quebra de dormência.
Outras espécies importadas como pinheiro negro ou acer, tb gostaria muito de saber como proceder, antes de comprar.
Flamboyant, pega fácil com plantio direto da semente.
Bonsai por semente pode parecer um pouco desestimulante pra quem começa, mas na minha opinião é bem prazeroso este cultivo, associado sim, a outros métodos mais acelerados para suprir nossas ansiedades.abç
somricardo03/04/2011 09:49
então amigo, o método da lixa eu também usei, só não apareceu o resultado ainda, (nas sementes de flam e do falso pau brasil) plantio direto das sementes de flamboyant aqui não deu certo, não vingou uma das que já plantei, e como aqui tem uma árvore adulta já tentei várias vezes, o método de escarificar creio que dará certo também porém o de quebra da dormência em água quente apresentou resultados mais rápidos, quem sabe com o pau brasil aí ele também apresente esta rapidez... e alguém conseguiu identificar de qual espécie são estas sementes vermelhas aí???
somricardo04/04/2011 15:59
e ae Marcos, segue foto da germinação do Flamboyant como comentei, tem mais algumas começando porém todas do método da água quente, da lixa ainda não saiu nenhuma, vamos aguardar...
abaixo deixo a imagem de uma acerola que coletei a dois dias, só o fiz devido a necessidade, ela seria arrancada de qualquer forma então a trouxe pra ver no que dá, na hora só tinha este vaso fundo aí pra planta-la, então vou esperar que se recupere pra por no escorredor, porém queria saber se quando for pro escorredor, posso fazer alguma aramação ou algo do tipo ou ainda não se faz necessário devido a ser uma planta bem jovem? aguardo os comentários dos mais experientes... (ps desconsiderem o galho desfolhado atrás, é uma outra planta que sofreu desfolha por formigamento rsrs)

Arzivenko04/04/2011 16:16
Não falei que ferver é mais fácil que lixar?
😄
somricardo04/04/2011 17:24
pois é... vivendo e aprendendo... valeu Arzivenko, e sobre a aceroleira alguma informação??