Carlos, como sugeriu com muita propriedade o nobre amigo Laudir, abra um tópico especifico para cada planta, de maneira que possamos colaborar com mais calma e pertinencia, em relação ao seu material, sem atropelar nem confundir, seja voce ou os demais foristas, ok? É mais democrático e educado agir assim, para não tumultuar nosso forum. 😄
Em relação a sua dúvida sobre se um kengai fica natural ou não nessa espécie, posso adiantar que sim, desde que se cuide de formar um bom tronco que desce, com algum movimento sinuoso nele. O ideal, é conseguir mudas, sejam elas via estaquia ou alporquia, de materiais que tenham um tronco bem interessante para adequá-lo de maneira mais fácil na condução desse tipo de estilo. Veja, por exemplo, uma estaca que estou cultivando há alguns anos. Eu cortei de uma arvore num jardim publico. Repare que ela tem um movimento bem sinuoso, peculiar da espécie, restando para mim apenas a formação estrutural que se enquadre no estilo:
Bem, aguardemos pois suas postagens corretas, para então opinarmos sobre seu material, ok?