Sillas José28/03/2011 09:51
Adubação Serissa
Como vc faz laudir para adubar com ração canina.
Vc coloca a ração pura ou com carvão vegetal misturado.
Laudir28/03/2011 09:55
Re: Adubação Serissa
Sillas José escreveu:
Como vc faz laudir para adubar com ração canina.
Vc coloca a ração pura ou com carvão vegetal misturado.
como ela é de liberação lenta, eu uso ela somente. deposito sobre o substrato e deixo... ela chega a mofar mas nem mexo...
Jair Flores28/03/2011 14:20
Olá, pessoal,
Vcs estão falando de ração para cães mesmo?
Não sabia se servia como adubo.
Laudir28/03/2011 14:25
JAIR FLORES escreveu:
Olá, pessoal,
Vcs estão falando de ração para cães mesmo?
Não sabia se servia como adubo.
sim... ração canina mesmo
Pedro Catarin28/03/2011 16:15
Tem que ser de uma marca específica? Qual a quantidade?
Leandro Ferraz28/03/2011 16:22
Pedro Catarin escreveu:
Tem que ser de uma marca específica? Qual a quantidade?
Não tem marca nem quantidade... sabe esses vazinhos pretos pequeno eu costumo encher um dele por vaso grande.
mais tem um problema...
pelo menos aqui comigo as moscas e mosquito vao ficar loucos e vai encher de larvas. é so usar algum veneno e tudo resolvido.
nickyfury28/03/2011 21:09
bonsai
Laudir, meu chapa, essa sua serissa parece estar indo bem, aguentando o clima aí da sua terrinha, garoto. Uma dica: galhinho cortado, é nova planta. Enterre em garrafas pet, com um bom substrato drenante misturado com esterco curtido, de gado ou cavalo, fure bem no fundo, irrigue bem e deixe na sombra, para crescer. Em um ano ou dois, as estaquinhas estarão maiores e mais grossas que a planta mãe, garanto a voce.
Em termos de cultivo, não se desfolha serissa. O tamanho desproporcional das folhas se deve ao cultivo em local sombreado. Experimente manter as plantas sob o sol quente, o dia inteiro, que as folhas reduzem bastante, sem necessidade de desfolhar, o que eu acho um absurdo fazer nessa espécie. Lembrando ainda, que para as folhas continuarem grandes, além da sombra há o excesso de nitrogenio nos adubos, principalmente esse de origem canina.
Outro bom recurso para fazer estacas é a partir das raizes: elas têm um movimento bem singular, diferenciado, proporcionando um ótimo material para trabalho. Parabens aí pela plantinha, espero que no futuro ela retorne melhor do que está agora, inclusive. 😄
MarcoBonsaiPoa28/03/2011 21:19
Não costumava fazer desfolha em serissa, até as formigas virem e detonar com tudo.Resultado: teve uma exuberante brotação, o problema seria uma sequência de desfolha feita por elas.Hoje uso as formigas a meu favor, existe uma porção de espécies que elas adoram.Menos trabalho pra mim...
edson060529/03/2011 01:07
Caro Laudir,
gostaria de complementar as dicas dos colegas com algumas observações...
1 - Esta foto mostra dois galhos saindo praticamente do mesmo ponto. Eu tiraria o da esquerda. Como a serissa rebrota uma barbaridade, é bem provável que consiga um galho bem na curva logo acima...
2 - A planta está se desenvolvendo, então não há que se preocupar agora com o tamanho das folhas.
3 - Como disseram, essa espécie é muito resistente mas precisa ter cuidado na aramação pois ela costuma partir nas axilas dos galhos.
Abraço.
Edson.
Laudir29/03/2011 13:27
edson0605 escreveu:
Caro Laudir,
gostaria de complementar as dicas dos colegas com algumas observações...
1 - Esta foto mostra dois galhos saindo praticamente do mesmo ponto. Eu tiraria o da esquerda. Como a serissa rebrota uma barbaridade, é bem provável que consiga um galho bem na curva logo acima...
2 - A planta está se desenvolvendo, então não há que se preocupar agora com o tamanho das folhas.
3 - Como disseram, essa espécie é muito resistente mas precisa ter cuidado na aramação pois ela costuma partir nas axilas dos galhos.
Abraço.
Edson.
Infelizmente ao aramar o galho da curva partiu (aquele que percebeu a falta)