Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

flamboyant

Thiago Aguir28/03/2011 18:27
flamboyant
Olá, estou com esse flamboyant e gostaria de saber o que posso fazer para transforma-lo num bonsai.
obrigado.

nickyfury28/03/2011 20:13
bonsai
Thiago, há duas variedades dessa espécie, sendo uma que é conhecida por flamboyant anão, em razão de ter um crescimento em que a arvore adulta não ultrapassa os tres metros de altura, e a outra, normal, que pode chegar fácil até os 10 metros. Em se tratando de uma ou de outra, é preciso antes de mais nada, conhecer a fisiologia dessa espécie, para adequar o cultivo, geralmente indicado para parques e jardins, ao vaso ou recipiente usado, como esse escorredor.

Isso se faz necessário, isto é, ter esse tipo de conhecimento, pois facilita bastante lidar com a espécie da maneira correta. Eu sugiro a voce fazer uma pesquisa nesse sentido, orientando-o a buscar informações no google imagens. Experimente digitar "flamboyant bonsai", ou mesmo apenas o nome da planta, para visualizar possíveis modelos de cultivo, bem como fichas da espécie, que irão orientá-lo adequadamente quanto a isso.

Por outro lado, uma sugestão é preciso: na próxima primavera, plante seu flamboyant em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante, que pode ser obtido pela fragmentação de material ceramico, pedrisco, casca de coco e de pinheiro (se não tiver este ultimo, serve casca de outra arvore, desde que bem corticosa). Misture bem esses ingredientes, e preencha o espaço do recipiente com eles.

Lembre que a espécie irá ter um espaço maior para emitir um raizame mais volumoso, o que certamente irá proporcionar novas brotações e engrossamento do tronco, em um tempo menor que se continuar o cultivo apenas no escorredor. Sol pleno, rega e adubação, são a chave para qualquer cultivo proporcionar isso.
Sillas José29/03/2011 16:09
Flamboyant
Fala Thiago!
Também tenho um flamboyant, e pelo que entendi sobre o que o Nick explicou, o meu é mirim, pois é semente do que tem ao lado de minha casa tem uns 4m e tem mais de 20 anos. Seu tronco tem uma coloração e texturas diferentes do outro.
No que pesquisei na internet e aqui no forum, achei mais interessante, faze-lo no estilo cascata.
A foto é antiga, hoje já está com o tronco mais grosso, dois ápices, se é assim que posso dizer e surgiu novos brotos assim que conduzi seu único
ápice que tinha na época para baixo, foi aonde surgiu um novo ápice, e depois as novas brotações nos lugares onde marquei na foto.
Tenho que tirar uma foto mais recente para pedir sugestões e opiniões
pois já está na hora.
Conclusão, minha sugestão é no estilo kengai.
Espero ter ajudado, pois sou principiante do principiante.