Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ajuda Acer

Eduardo Valmórbida29/03/2011 16:22
Ajuda Acer
Uma amiga da minha irmã possui uma planta que acredita ser uma acer palmatum, e querem se livrar dela.(não entendi o motivo). Mesmo nunca tendo visto ela eu gostaria de arranca-la para fazer um possivel bonsai.
Mas acho que a planta é muito grande, minha irmã falou q possui uns 5, 6 metros de atura e n sabe o tamanho do tronco.

Eu queria saber o que fazer com ela.

por favor se alguem tiver alguma dica pra me dar...

Agradecido!
SEKI - Elio Luis Secchi29/03/2011 19:46
Eduardo, o amigo tem várias dúvidas aí, pois acredita ser um acer palmatum, e também não sabe ao certo o tamanho. Não é fácil se dar dicas sem ter certeza do qeu se trata, mas vamos lá. Sendo uma planta tão grande, sempre é meio complicado a retirada dela. o certo seria fazer por desmame: cortaria um círculo de terra e as raízes ao redor, abrindo um valo de uns 40-50 cm de profundidade e uns 20-30 de largura. Preenche este espaço com areia e espera uns 2 anos para ela criar nvoas raízes neste local. Depois sim arranca tudo preservando estas raizes finas e novas que serão a garantia do replantio.
Se não for possível esperar, tente arrancar com algum torrão a fim de deixar algumas raizes finas, corte o tronco a uma altura em torno de 1 metro e replante numa caixa grande com areia grossa pura. Este trabalho deverá ser feito obrigatoriamente do meio para o fim do inverno, quando o ácer está sem folhas...
Fiz isso num tronco de romã de uns 100 anos e espessura de 150 mm que foi retirado de uma área loteada e ele está com brotação. Apesar de que ainda não estou cantando vitória, pois este veio sem nenhuma raiz fina, foi arrancado, quase quebrado rente ao chão com retroescavadeira. Então... vale a tentativa.

abraço
Elio
Eduardo Valmórbida29/03/2011 20:41
Elio, muito obrigado!

consegui umas fotos dela, e descobri que é um platano, e não uma acer palmatum ¬¬' e o tronco tem pelo menos 50 cm ...

mas mesmo assim obrigado!
SEKI - Elio Luis Secchi30/03/2011 22:34
Eduardo, como eu dizia, sempre é temeroso se dar opiniões sem ter os dados todos. De qualquer modo, sendo uma árvore deste tamanho seria necessária uma verdadeira operação de guerra para retirar e transformá-la em bonsai. Também em se tratando de um plátano acredito não valer a pena tamanho envolvimento. Se fosse um ácer poderia se pensar diferente...
abraço