Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuí 01

Djalmo30/03/2011 13:48
Cambuí 01
Amigos, o inverno ta chegando e é bom termos projetos bem definidos para nossas plantas, bem como para o buxo preciso de ajuda nesta tbm.
Atenciosamente.

Vhalveruth30/03/2011 15:17
so vou acompanhar o tópico =)
Djalmo30/03/2011 22:02
Vhalveruth, valeu.
SEKI - Elio Luis Secchi30/03/2011 23:47
Djalmo, a primeira providencia aí é escavar a terra para ver quantas plantas tem aí. Se for mais de uma será necessário separá-las. Se for apenas uma que tem estes brotos todos saindo muito baixo, vais ter que fazer uma escolha, deixando apenas o melhor deles, não necessariamente o mais grosso. Talvez outro tenha melhor movimento, conicidade. Feito isso pdoerá fazer uma poda drástica. No camboim é possível fazer poda drástica mesmo, diexando apenas a linha que será o futuro tronco da planta, bem como já projetando a sua altura final. Ele soltará uma infinidade de brotações, o que failitará a escolha para a futura estilização. Olha a intervenção que fiz num camboim que tinha a mesma galhada que esta sua.
A poda drástica:

Cinco meses depois, olhe a quantidade de brotação para iniciar estilização

abraço
Djalmo31/03/2011 00:54
Elio Luis Secchi, Muito obrigado ao amigo pela atenção.
Valeu
SEKI - Elio Luis Secchi01/04/2011 16:10
Djalmo, como já estamos aqui no Rs em pleno outono, sugiro que faças agora apenas a seleção do tronco que ficará, ou sep[aração das mudas como citei acima, se for mais que uma.
A poda drástica deixa para setembro... É mais garantido.

abraço
Elio
Djalmo01/04/2011 23:18
Elio Luis Secchi, muito obrigado pela orientação, mas da pra mexer agora nas raízes ou devo esperar o fim do inverno??? Desculpe o detalhamento mas é que pensei que esta parte se faria no fim do inverno.
Atenciosamente
SEKI - Elio Luis Secchi02/04/2011 21:48
Vou dizer como faço.
No fim do inverno faço a poda drástica, sem mexer em nada na raiz, deixando brotar livremente.
Apenas no final do inverno do ano seguinte é que faço o replantio. Não tem porque mexer na raiz antes disso, é o que penso.

abraço
MarcoBonsaiPoa03/04/2011 01:13
Camboí
Concordo com o Élio, em relação a não mexer na raíz e fazer a poda drástica ao mesmo tempo, ideal preparar a planta para cada procedimento.Fiz recentemente a poda drástica de um tronco de dois que a planta possuía.Foi feito três adubações consecutivas com 10-10-10 líquido antes do corte.A planta brotou e a adubação continuou, agora vou aproveitar o calor e vou podar o outro. Poda de raízes, o camboí fica bem com 05 anos sem mexer, vou providenciar fotos do meu camboí que está já à 05 anos sem poda de raíz e foto do outro que brotou junto a poda do outro tronco que ficou.Poda de raíz mais segura que obtive com os meus aqui no sul foi entre agosto e dezembro, e poda drástica, acho que já fiz em todos os meses, sendo período do inverno o tempo mais longo para a brotação.A poda de final de inverno vem muito mais vigorosa que a de agora no outono.Se for fazer algo agora, não atropele, faça aos poucos, um passo de cada vez...abç
Djalmo04/04/2011 00:21
Elio Luis Secchi, MarcoBonsaiPoa, bom, vamos nessa, se eu entendi os dois me indicam a poda drastica no calor pois as brotações são mais vigorosas. mas e quanto separar as plantas, já entendi que o melhor é podar as raízes primeiro e depois a copa, mas dei uma mexida e o recipiente onde ela esta praticamente não tem mais terra só raizes, ai fica a pergunta mexo e tento separar ou espero esquentar e terminar o inverno????
Atenciosamente.
nickyfury04/04/2011 10:15
bonsai
Djalmo, vc precisa aprender a separar bem as coisas, antes de separar as plantas: se for cortar raiz, seja na separação das mudas ou por outra razão qualquer, não faça corte radical na parte aerea. A época correta para alterações nas raizes é no inverno.

Depois que fizer as alterações que julgar necessárias, nas raízes, aguarde ao menos um ano, ou seja, o próximo inverno ou primavera, para então alterar a parte aerea, fazendo os cortes radicais que julgar necessários.

É preciso haver distanciamento entre um procedimento e outro, com um espaço de tempo bem definido, para que vc não venha a perder material. A preça e a impaciência as vezes nos levam a cometer desatinos, dos quais mais tarde iremos nos arrepender e para os quais, infelizmente, não há respostas positivas nem retorno possível.

Inverno: corte as raizes, separe as plantas. Primavera, corte radical do tronco e galhos. Se fizer o primeiro, aguarde um ano antes de fazer o segundo. Se fizer o segundo, aguarde um ano antes de fazer o primeiro. Simples.
Djalmo04/04/2011 11:03
nickyfury, muito obrigado, farei assim.
Atenciosamente.
O Guardião05/04/2011 10:27
acompanhando
acompanhando
MarcoBonsaiPoa05/04/2011 21:20
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Djalmo, vc precisa aprender a separar bem as coisas, antes de separar as plantas: se for cortar raiz, seja na separação das mudas ou por outra razão qualquer, não faça corte radical na parte aerea. A época correta para alterações nas raizes é no inverno.

Depois que fizer as alterações que julgar necessárias, nas raízes, aguarde ao menos um ano, ou seja, o próximo inverno ou primavera, para então alterar a parte aerea, fazendo os cortes radicais que julgar necessários.

É preciso haver distanciamento entre um procedimento e outro, com um espaço de tempo bem definido, para que vc não venha a perder material. A preça e a impaciência as vezes nos levam a cometer desatinos, dos quais mais tarde iremos nos arrepender e para os quais, infelizmente, não há respostas positivas nem retorno possível.

Inverno: corte as raizes, separe as plantas. Primavera, corte radical do tronco e galhos. Se fizer o primeiro, aguarde um ano antes de fazer o segundo. Se fizer o segundo, aguarde um ano antes de fazer o primeiro. Simples.

Nick, blz!? Se o Dejalmo optar pelo procedimento de poda de raíz primeiro, sem poda aérea, não haverá um desequilíbrio?Quando na época correta eu opto pela poda em cima e em baixo ao mesmo tempo e fora de época, opto pela poda aérea somente, assim que surgir novos brotos, podo em baixo, sem esperar por 01 ano. Ex: Yamadori de camboí tem que vir só o toco em cima e em baixo, mexeu muito na raíz, se tiver muitas folhas, ou a planta muito alta, as chances de secar é grande.Que que vç acha?Já perdeu algum exemplar de camboí?
Djalmo07/04/2011 12:54
MarcoBonsaiPoa, eu ja perdi, mas ultimamente tenho acertado, tenho um yamadori que fiz no verão e como vc disse cortei toda a copa e podei as raizes para que coubecem em uma bacia, acho que deu certo pois ela esta com brotações bem vigorozas e ela tem 3 a 4 meses de emvaze.
Atenciosamente
Lrgullo03/08/2011 09:02
Tenho uma dúvida sobre poda drástica...
ao fazer mesmo na época indicada devo ter algum cuidado do tipo guardar a planta em estufa ou proteger do sol? E a adubação devemos parar?

pergunto isso me referindo as minhas jabuticabeiras e outras nativas, não sei se os cuidados mudariam muito...

abraço!
Djalmo03/08/2011 09:25
Lrgullo, caro amigo, eu prefiro fazer as intervenções ao final do inverno rigorozo, mas derrepente pela sua localidade nem faça tanto friu quanto aqui, faço desta forma para aproveitar a energia da planta pois ela estara acordando, e o clima ameno fazendo desnecessaria outros cuidados, adubação interrompida, pois isso faz com que as folhas venham muito grande, estes são os cuidados que tomo com as minhas plantas.
Atenciosamente