Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Cambuí 02

Djalmo30/03/2011 13:52
Cambuí 02
Mais um para os amigosopinarem, tenho duvidas quanto a época.
Atenciosamente.

Leandro Ferraz30/03/2011 14:44
Eu acho muito lindo o Cambui... mais não vou poder opinar por nao conhecer a espécie....
Vhalveruth30/03/2011 15:12
vou acompanhar aqui o tópico

é uma planta que eu gosto tb

abraços
Alcides Junior30/03/2011 17:51
Cambuí (Myrcia multiflora (Lam.) DC.) é uma árvore de porte médio muito comum em terrenos bem irrigados e mesmos nos capões da biota dos Campos Gerais do Paraná e daí ocorre até o Estado do Rio Grande do Sul notadamente nas matas de galeria.
O Cambuí tem um tronco bastante curto sendo e sendo frequente nas beiras de rio, seus galhos alcançam um grande diâmetro. Sua madeira é muito resistente e dura, quase sempre retorcida, o que não lhe garante bom aproveitamento industrial. A casca do Cambuí é característica por desprender fragmentos parecidos com um papel fino e amarelado, quebradiços ao toque.
As folhas do cambuí são coriáceas, grossas, oblongas e providas de grupos de células translúcidas. Suas flores são brancas e pequeninas reunidas em inflorescências cimosas. Seus frutos são pequenas bagas esféricas amareladas.
Djalmo seus exemplares estão lindos, eu não mecheria nas raízes agora, deixa para a primavera, tenha paciência, tem um ótimo potencial.
Estou a procura de uns desse porte.
Djalmo30/03/2011 21:55
Leandro Ferraz, Vhalveruth, obrigado pela atenção é motivadora a atenção dos foristas.
junior/pr, muito obrigado pelas dicas, de fato eu já tinha esta idéia de não mexer nas raízes ate a primavera, mas sabe sobre a parte aérea???
Será que alguma poda pode prejudicar a planta??
Atenciosamente.
Helio Mayer30/03/2011 22:01
Cambuí tem que podar com muito cuidado, então deixa pra fazer no final do inverno mesmo...
Djalmo31/03/2011 13:07
Helio Mayer, eu imaginava que tria que esperar até a primavera para fazer qualquer intervenção, e tenho ainda que ver se vou consseguir separar as duas plantas, mas tenho tempo para esperar e conduzi-la da melhor forma.
Atenciosamente.
Leandro Ferraz31/03/2011 14:33
So por curiosidade é facil conseguir sementes de cambui?
Djalmo31/03/2011 17:00
Não sei quanto a semente mas mudinhas em viveiros são bem comuns, dificil é de consseguir a muda ja com mais tempo de vida.
E não são muito dificeis de manter e conduzir.
Atenciosamente
SEKI - Elio Luis Secchi01/04/2011 16:17
Djalmo, este aí está bem bonito. Mas como o exemplo que coloquei no outro tópico de cambui seu, em setembro pode fazer uma poda bem drástica deixando somente a linha do tronco desejada. As fotos do outro tópico não deixam dúvida de o que ocorre.
Quanto as sementes, plantas deste porte seu, se não podar, elas já produzem flores e frutinhos, de onde se obtem sementes. A germinação é fácil. Já fiz germinar sementes de um cambui bem mais fino do que estes que o amigo tem aí...
Alerto que existe mais de uma espécie de cambuí, este que o amigo Djalmo tem aí é uma espécie de folhas bem pequenas e que demora bastante para engrossar o tronco. Tem outros de folhas maiores e mais rápidos no crescimento.
Ao menos em nossa região a compra de mudas em viveiros é fácil e relativamente barata.

abraços
Djalmo01/04/2011 23:24
Elio, mais uma vez muito obrigado pelas dicas, são muito úteis, e assim que me confirmares sobre a possibilidade de transplante nesta época farei os dois exemplares.
Atenciosamente.
SEKI - Elio Luis Secchi02/04/2011 21:51
Djalmo, como disse no outro tópico, prefiro fazer a poda no final do inverno de um ano e só replantar no final do inverno do ano seguinte. Com a poda drástica sem emxer na raiz a reação da brotação é mais intensa para compensar tudo o que foi retirado. É o que penso.

abraço
Djalmo04/04/2011 00:24
Elio Luis Secchi, como coloquei no outro tópico, acho que são duas plantas e gostaria de saber quando seria o melhor momento de separar as plantas.
Atenciosamente.
nickyfury04/04/2011 10:10
bonsai
Djalmo, pela explicação excelente do amigo Elio, acredito que a separação possa ser realizada, sem nenhum problema, no inverno. A atenção, que ele frisa, é que se voce for podar a parte aerea, é melhor manter o sistema radicular intacto, o que irá favorecer uma rapica recuperação da planta. Se for podar raízes, faça-o no inverno somente, mas a parte aerea, pode ser alterada na primavera, desde que mantenha o raizame sem cortes.

A separação, aliás, é de praxe fazer mesmo no inverno, cuidando de manter o raizame intacto, separando as duas plantas com o devido cuidado quanto a isso, para que ambas as plantas mantenham, para si, a maior quantidade possível das finas raízes capilares.

Meu conselho seria no sentido de que, faça o aparte no inverno, e aguarde até um ano, antes de realizar cortes radicais no tronco, para que a planta possa se recuperar bem entre uma fase e outra. A pressa, aqui, é inimiga mortal da espécie. Trata-se de uma nativa, e a resposta de nativas às nossas intervenções, nunca serão as mesmas que de mudas cultivadas. 😲
Djalmo04/04/2011 11:05
nickyfury, valeu.
Djalmo25/10/2011 13:32
Atualizando!!!
Separei em duas bacias e ficou assim!!!!

Anderson Neuhaus25/10/2011 23:07
Lindo material parabéns!
Djalmo15/02/2013 10:02
Atualizando:

A segunda planta não resistiu!!!!
LEAO15/02/2013 22:37
Que pena!
Djalmo18/02/2013 15:34
LEAO escreveu:
Que pena!

Realmente, ate não entendi o pq, pois a separação foi feita e as raizes das duas estavão super bem, mas para meu acalento tem este exemplar, que esta super saudável.
Abraço
Djalmo19/02/2013 13:36
Atualizando 19/02/2013
Atualizando:
Achei as fotos anteriores ruins, então estas são de hj, e acho que vou diminuir a quantidade de galhos, acho que ficará melhor!!!

Djalmo20/02/2013 14:58
Alguma critica ou caisa do genero?????
Paulo R B de Medeiros22/02/2013 00:02
voce tem um otimo material em maos, acredito que esteja na hora de selecionar os galhos e direciona-los...
Djalmo22/02/2013 09:21
Paulo R B de Medeiros escreveu:
voce tem um otimo material em maos, acredito que esteja na hora de selecionar os galhos e direciona-los...

Ontem a noite reduzi o número de galhos cazualmete, mas quanto a condução, na foto acima, os galhos principais ou mais importantes ja estavão aramados.
Obrigado pelas dicas.