Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

piolhinho branco na terra dos vasos

fabricio ribeiro02/04/2011 03:18
piolhinho branco na terra dos vasos
Sempre que tenho raízes muito podadas noto que um bichinho branco e muito pequeno aparece para devorar a madeira morta e apodrecida pela humidade,
que inseto deve ser esse, e como tratar isso???
abraço...
Elio17/04/2011 21:48
Foto!!!
fabricio ribeiro17/04/2011 23:15
Amigo Elio, eles são tão minúsculas que não saem nas fotos,
mas acho que deva ser a terra que uso, porque não é a primeira vez que vejo eles por aqui em meus vasos.
Eles são pequeninos como formigas doceiras, aquelas bem pequenas, são brancos e se locomovem bem rápido,
é só eu revolver a terra que eles começam a correr de um lado pro outro, mas na planta eles não aparecem,
somente na terra, acredito que seja uma praga que devore raízes,
por que já os vi em pedaços de raízes mortas e podres de yamadoris que fiz e plantei nessa terra orgânica, não vou mais usa-la, deve ser a terra, o que você acha??? deve ser????
Obrigado pela atenção...
Elio18/04/2011 15:20
Fabrício o problema não é a terra, mas o tipo de terra. Na dúvida esterilize a terra (Forno ou Microondas) ou então use Condicionador de solo ou turfa.
Não imagino que bicho possa ser, mas como está no substrato mate-os por afogamento.
Deixe a planta imersa em água por 24 horas, totalmente.

abraço
fabricio ribeiro18/04/2011 21:38
Claro, como não pensei nisso, é bom o fórum em Elio?
Vou fazer isso hoje mesmo...
Obrigado pela dica amigo...
valeu mesmo!!!
Brigoni24/04/2011 20:57
Amigo Elio,
"afogamento" pode ser feito com qualquer espécie???
Alguma restrição??
Fabrício, desculpe ter me metido no assunto!
O afogamento funcionou???
Abraço
fabricio ribeiro24/04/2011 22:52
Brigoni, sem problemas, estamos ai pra isso,
O afogamento por enquanto esta dando certo, tinha problema tbm com cupins e eles não mais se pronunciaram, ou estão se recuperando ou morreram... não achei nem um boiando na água, mas não vi mais os farelinhos nos buraquinhos do tronco nem no substarto, e o bixinho esse que não sei o nome sumiu, não sei se foi por afogamento ou se foi o frio que já bate aqui por essas querências ...abraço
RCasagrande24/04/2011 22:55
OLA CARO AMIGO...
SOU UM POUKO PRINCIPIANTE NESSA ARTE, MAS VOU DAR A MINHA OPINIAO, EU AXO Q SE TRATA DE CUPINS OU UMA FORMIGAS MINUSCULA. POIS VEJO NAS MINHAS PLANTA Q AS VEZES MUDO DE LOCALIZAÇAO, ELES APARECEM SAINDO PELOS FUROS...
É O Q EU ACHO....
Elio25/04/2011 15:40
Brigoni escreveu:
Amigo Elio,
"afogamento" pode ser feito com qualquer espécie???
Alguma restrição??
Fabrício, desculpe ter me metido no assunto!
O afogamento funcionou???
Abraço

Brigoni, o "afogamento" pode ser feito com todas as espécies de plantas.
Contudo, não funciona com todas as espécies de pragas. Tem algumas, tão minúsculas que, formam uma micro bolha de ar ao seu redor que a sustentam por vários dias.

abraço
Brigoni26/04/2011 13:00
Prezado Elio,
muito obrigado pelos esclarecimentos...
Abraço