João Crédito04/04/2011 11:32
Árvore morta
Ola pessoal.
Tive um insucesso com um yamadori e gostaria de saber se existe alguma técnica para utilizar esse toco pois ele tem um bom calibre.
Sei lá, tipo envolver mudas sobre ele, ou algo no genero.
Obrigado,
João
nickyfury04/04/2011 12:16
bonsai
João, para responder à sua dúvida, sugiro que o nobre colega fotografe o tronco, se possível de quatro lados distintos, para que possamos apreciar melhor o material e responder a contento. Informe, tambem, de que espécie se trata, pois apenas sabendo isso é que poderemos garantir se há algum retorno possível, vez que algumas espécies não resistem ao ataque do fator tempo.
Há inumeros trabalhos que podem ser realizados com um tronco seco. Um deles é um tipo de bonsai, que os japoneses nomeiam de Tanuki. Outro trabalho, dependendo da espécie, tem a ver com formação estrutural de tronco, a partir da adição de mudas. Mas aguardemos, então, a mostra e informação do material, para adequar melhor as respostas.
João Crédito04/04/2011 14:27
Obrigado Nycky! Como sempre, você muito atencioso conosco.
Bom, a arvore é esse nesse meu outro tópico.
Veja se ajuda. Caso contrário, tiro mais fotos.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=16172&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
Att.,
João
nickyfury05/04/2011 09:06
bonsai
João, tanto neste post quanto no outro, o nobre colega não esclarece de que espécie se trata. Sem conhecer a espécie, fica dificil fazer uma avaliação sobre a qualidade da madeira, isto é, se ela é resistente o bastante para ser aproveitada após estar seca. A dureza do material e sua durabilidade são fatores essenciais para que nós possamos usar o material adequadamente.
Mesmo aplicando seladores ou outros impermeabilizantes, se a madeira não tiver as células resistentes, bem compactadas naturalmente, nem sempre podermos fazer uso dela nas condições que trabalhos técnicos de bonsai exigem, acabando aos poucos por deteriorar o material, o que além de ser deprimente, acaba por nos deixar desistimulados tambem, sem contar todo o trabalho e insumos empregados na realização da empreitada, onerando ainda mais a perda.
Por isso, saliento a importancia de se conhecer a espécie, ok? Um bom exemplo de material que geralmente uso e recomendo é obtido em fazendas, quando "tombam" a terra para novo plantio: o trator revolve a terra, retirando tocos e raizes das arvores e arbustos cortados e deixados ao tempo, secando. No meio desse material todo, sempre encontro restos de aroeira, que é uma das madeiras mais duras e resistentes de que temos noticia existir em nossa natureza.
Aliás, a aroeira teve sua madeira aproveitada para a confecção moveleira e de construção desde a época do Brasil Colonia, justamente por sua resistencia à incremencia do tempo e do clima. Então, nessas fazendas, como dizia, sempre recolho algum material proveniente dessas arvores, que rende alguma coisa aproveitável, seja na confecção de mesinhas de apoio para os vasos, durante uma exposição ou então, para fazer um bonsai falso, que chamamos de Tanuki.
Outra ótima madeira, resistente, durável e dura e pesada é o pau brasil, que tambem pode ser obtido da mesma forma que a aroeira, ou em restos de madeirame retirado de construções antigas. 😉
João Crédito14/04/2011 15:09
Obrigado novamente Nycky!!
Essa minha planta é uma caliandra, então imagino que não seja tão boa assim a madeira.
Mas vou retira-la da bacia e tirar uma foto pra você.
Mas vou ficar esperto quando tiver uns cortes nas aroeiras por aqui.
Att.,
João