Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Meu primeiro jin em uma murraya

Mateus04/04/2011 18:33
Meu primeiro jin em uma murraya
Estava com essa murraya (ou murta) esquecida em um canto, então, sem nada para fazer, decidi trabalhá-la... hehehe

Antes

Depois

Detalhe do shari

Retirando do vaso

As raízes depois de lavadas

As raízes depois de podadas

Até mais!!!
Mcdonald05/04/2011 08:02
Não seria um jin?
abraço
nickyfury05/04/2011 14:37
bonsai
Mateus, é um jin, e não um shari. A não ser que houvesse opção pela manutenção de um galhinho nesse tronco que foi convertido em madeira morta, ai sim vc teria um shari, se expusesse a madeira e mantivesse o galho. Nesse caso, porém, ainda que "em vida" tenha sido um tronco, agora é apenas um jin. Nada mais. 😲

Apenas para que voce possa comparar, veja um trabalho de shari no tronco de uma Murraya que coletei em novembro de 2004:

Após uns tres anos de cultivo, veja como ficou a planta, com o shari:

Mais uns "aninhos", e olha o resultado, envasada num vaso Izumi, feito especialmente para ela, aliás:

Minha sugestão para melhorar sua Murraya, é aramar com um arame grosso o tronco e dar a ele um movimento bem sinuoso, estilizando um literati com ela. Ficará show de bola, na minha humilde opinião.
Mateus05/04/2011 20:50
Caramba, baita yamadori...E que trabalho fantástico!!!

Quanto ao ''shari'', eu me confundi mesmo...Queria dizer jin hehehe
Foi mal 😮ops:

Até mais!!!
Mateus06/04/2011 16:57
Brotando...

Alguma idéia?

Abraços!!!
nickyfury07/04/2011 19:25
bonsai
Mateus, a melhor idéia é aramar o tronco desde a base nas raízes, e dar-lhe um movimento bem sinuoso, formatando o ápice para estruturar um lindo literati com ela. Busque modelos referenciais no site do Paulo Neto, Ai Do Bonsai:

http://aidobonsai.wordpress.com/2011/03/30/literati-estilo-livre/