SMART209/04/2011 23:22
Pitanga e Limoeira
bom pesso iniciei hoje, 2 futuro bonsai e gostaria de algumas dicas sobre projeções ou modificações q poderia ser feita nelas. o substrado usado foi apenas areia de contrução, não sei se tem problemas mais achei intereçante o plantio na garrafa Pet cortada no meio e virada como podem constar nas fotos, sempre ajudando na reciclagem...
primeiro a Pitanueira
agora o Limoeiro.
aguardo sugestões...
Darci10/04/2011 17:48
Como vc faz a rega? Vc colocou pavio nessa garrafa?Nao acho o modo muito adequado para elas.
SMART210/04/2011 22:16
Darci escreveu:
Como vc faz a rega? Vc colocou pavio nessa garrafa?Nao acho o modo muito adequado para elas.
essa parte de baixo e apenas para deposito de agua, pra evitar 1 poko os mosquitos da dengue e tb e por ela servir de suporte tb, a parte da rega e normal joada em cima, a parte de baixo não e colada e so puxa a parte de cima q ela solta, todas essas duas mudas ae ja tem raizes formadas ja, quanto a outras mudas q tenho eu fiz no mesmo modelo so q deci a parte do caule para a parte de baixo tipo utrapasando pelo buraco, ae a rega tanto posso fazer por cima quanto posso retirar a parte de cima e enxer normalmente....
Nikkei 10011/04/2011 18:33
Smart, tenho algumas mudas em garrafa Pet também, mas meu uso é diferente do seu: Uso a parte de baixo da garrafa; utilizo quando quero raízes longas (para trabalhar no estilo neagari ou raiz sobre rocha).
Sua idéia de reciclagem é excelente, mas vejo alguns probleminhas neste caso seu: como disse, são plantas para trabalhar no futuro. Sendo assim, o ideal seria um recipiente maior. Se a i´déia não é trabalhar nestes estilos que citei, então o melhor é que o recipiente não seja muito fundo e mais largo, para permitir o crescimento "livre" das raízes e dessa forma não retardando o potencial de crescimento da planta. Penso que a parte de cima voltada para baixo pode começar a descer areia para o comprtimento de baixo, precisando repor futuramente. Se quiser utilizar garrafa pet, acho que a melhor disposição seria cortada ao meio na vertical com a garrafa de pé.
Sobre as plantas eu pensaria em deixar no máximo 2 troncos crescendo, pois os outros provavelmente serão eliminados futuramente. Assim, os nutrientes abrsorvidos pelas raízes serão direcionadas a esses 2 troncos, fazendo-os crescer mais rápido do que se tiver que dividir com 4 (pitanga).
SMART211/04/2011 20:32
bom quanto a direção das raises realmente não tinha pensado por esse lado, aliais nem tinha entendido o fator dos vasos largos rasos ainda, no caso realmente ele diresionara as raises para o fundo mesmo ate por presão do litro q e liso e escorido pro fundo, quanto a areia decer quando coloco agua realmente isso acontece e solucionei isso colocando 1 camada de +ou- 1 dedo de terra no fundo uso mais pedrinhas msm so pra tampar e completo com areia dessa forma num dece mais... e quanto aos brotos num sei pq tipo eles ja estão maduros e foram podados então a principio tinha a intenção esperar 1 brotação pra ja ir ageitando a copa mais sei la ainda sou principiante no ramo, ainda bem q tenho muito tempo ainda pra decidir oq fazer, e quanto ao vaso novamente tenho o problema como ja disse num outro post q aki na cidade num tem loja nenhuma do ramo então so posso emprovizar, vo ter q usar a cabeça novamente pra agenta outro tipo de vaso...
vlw pelas dicas novamente...
Nikkei 10012/04/2011 09:21
Smart, quando fazemos um bonsai, existe um certa sequencia. O vaso de bonsai vai umas das últimas coisas a se pensar. Se observar pelo forum, as pessoas mais experientes às vezes estão com plantas lindíssimas, msa ainda estão numa bacia plástica feia. Isso porque ainda não chegou a hora. Conclusão: não se preocupe ainda com isso.
Por enquanto, utilize algo que seja parecido, no caso é fácil encontrar em qualquer lugar: bacias de plástico, escorredor de macarrão.
Este tipo de recipiente facilita nosso trabalho pelo formato de menor altura e maior largura.
Suas plantas estão na seguinte fase: deixar crescer o máximo de raízes possíveis, assim como folhas e galhos. Muito sol, regas controladas e adubação periódica.
Se quiser pode iniciar aramação para dar movimento ao trono e galhos, tomando cuidado para não quebrá-los. Aconselho dar uma pesquisada no fórum, que tem alguns tópicos que dão dicas de como fazê-lo. Na sua cidade pode procurar por arame de cobre (de fiação elétrica), que deve ser descascado (sem o plástico em volta). Procure por várias grossuras, pois arame mais fino em galho fino e arame mais grosso em galho mais grosso.
SMART212/04/2011 11:58
entendi amigo, quanto ao amaradio vo espera ela da uma recuperada primeiro depois eu amaro, ate agora nem muxa ela muxo ta verdinha de boa la, quanto ao vasilhame sei q num tenho q me preocupar porem ja achei uns aki q me podem ser uteis so fiquei meio sismado de serem muito pequenos, eles medem 11x15,5x2,3 (são akeles embalagens de HD)

Nikkei 10012/04/2011 12:49
acho pequeno também. A não ser que seja para um mame.
Tome cuidado com recipientes muito maleáveis. Uma vez utilizei um que quando precisava trocar a planta de local, ele mexia e consequentemente a terra e raízes também. E isto é ruim, troquei de recipiente para um mais rígido.
SMART221/06/2011 15:52
bom realmente vasilha era muito maleavel pra ele, então praticamente no mesmo dia eu mudei ele somente para a parte de baixo, ela nem sentiu a mudança ja q foi rapida. e Limoeiro e incrivel em sua recuperação, embora as prasgas (largata mineradore e cochonilhas) num deixem ele em paz, e so da uma brexinha q ele explode em vitalidade.
em compensação a pitanguera ta em COMA... ela tinha muitas raises e tals não discuidei da água, e nos primeiros dias ela deu akela queimada e depois normalizo. agora nem muxa nem brota, as folhas tão ficando velha mais nada de novidades, ela foi plantada junto do limoeiro e da pra ver a diferença vizivel, ainda num desisti dela sei q ja ja ela acorda, ela estava na sombra e a +ou- 1 semana coloquei eles no sol o dia todo e so to cuidando da agua agora, (antes ele pegava sol direto e nem agua era colocado nele pq agora vo ter q deixa na sombra) o limoeiro se destaco e subiu. as pocas folhas do limoeiro e por causa das mineradoras.

SMART221/09/2011 23:55
bom pessoal o limoeiro e a pitangueira dei uma vasilada e receio q posso perde-los. ou pelomenos uns pequenos pejuizos terei.
porem não irei mexer por esses dias, mas... essa pitangueira ta em coma ja a 6 meses, a ultima folha seco essa semana, mais o tronco está verdinho, verifiquei hoje, e agora estamos na primavera, gostaria de saber se tem alguma coisa q eu poderia fazer pra tira-la desse coma, alguma adubação espesifica, de preferencia organica (q essa eu posso fazer por agora)
SMART225/09/2011 12:40
ressucitoooooooooooooooooooooooooooo
depois de 4 meses e 20 dias ela deu sinal de vida, varios brotos saindo de varios galhos, eita primavera poreta de boa, parece ate 1 despertador, minha maquina ta no sitio assim q pega ela posto as fotos...
obs: devo adubar agora espera os brotos ficarem grandes ou oq?
SMART204/10/2011 16:28
oia a primavera fazendo efeito ae...

Anderson Neuhaus24/10/2011 23:02
Estão rspondendo muito bem! Te aconselho a plantar em um vazo maior ou bacia escorredor de macarrao coisas do tipo para elas desenvolverem mais rapido. acompanhando a evolução.