joellagunasc10/04/2011 11:44
Formigas , o que fazer???
Pethrus Barros10/04/2011 13:06
marco_avelar10/04/2011 19:47
Com esse tipo de formiga acho que a melhor opção é comprar em alguma loja de jardinagem um veneno granulado, para saúvas, que elas irão levar para dentro do ninho e isso acaba com todas. Venenos em pó, spray, etc... acho que não iriam funcionar com esse tipo de formiga. Se não acabar com o ninho o problema nunca vai sumir.
MarcoBonsaiPoa10/04/2011 21:00
Não pode vencer junte-se a elas
Quando uma planta minha é atacada, coloco ela sobre alguma coisa(ex: um tijolo) pintado com óleo queimado. Evita uma segunda desfolha consecutiva, causada por elas. Usei as iscas, através de monitoramento noturno, flagrante mesmo, elas levam todo o veneno pra dentro do ninho e somem.Mas a rainha é muito esperta e sempre volta com um pelotão mais jovem e um contigente reduzido, aí um segundo ataque com as iscas enfraquece elas de vez. Pode acontecer uma terceira vez, mas a cada flagrante elas ficam mais fracas.Aí aparecem outra e outras e não acaba nunca... fique de olhos e oléo queimado pra evitar a escalada delas.Use elas a seu favor, a desfolha delas é perfeita, nenhuma planta morre por está desfolha, só pelo ataque consecutivo pode acontecer uma debilidade na planta.Aproveite quando a planta tem folhas e mantenha-a sempre bem nutrida. Eu tento usá-las a meu favor, o rebrote causado pela sua desfolha é perfeito, a planta vem super bonita, o problema é o espaço de tempo entre os ataques. Inseticidas comuns casa e jardim tb ajuda, torna o prato não muito apetitoso pra elas.abç
Mcdonald10/04/2011 23:44
Gostei dessa do óleo queimado.. show de bola... pelo menos não mata as danadas.. sem contar que quando vc acaba com um ninho está desiquilibrando o ambiente.....
Fico com a idéia do Marco....
abraço
João Pedro11/04/2011 00:58
Eu tinha esse mesmo problema! Fiz de tudo para tentar acabar com elas, só consegui me livrar delas com gergelim. Foi um amigo que me deu essa dica.
Compre sementes não queimadas e espalhe pelos canteiros e por onde elas andam, ao levar as sementes ou folhas do gergelim um fungo prejudicial se espalha pelo formigueiro.
Pode olhar na internet que muitos sites confirmam a eficácia.
Abraço!
gabriel strucker11/04/2011 15:03
tbm estava com o mesmo problema solucionei com um formicida granulada
Angela Fernandes12/04/2011 22:54
Alô !!!!!!
Quando visitei MESTRE HIDAKA, ele me mostrou várias plantas cujas formigas tinham desfolhado.
Ele me disse "as formigas diminuiram meu trabalho".
Às vezes elas nos ajudam, diminuem meu trabalho.
Agora se acontece regularmente...temos que fazer alguma coisa.
Lá no sitio, elas só tem atacado as serissas e não é regular....
joellagunasc13/04/2011 17:03
Pessoal obrigado pelas dicas e sugestoes . As danadinhas realmente nos ajudam pois eu nunca consegui fazer uma desfolha numa serrisa tão perfeita , isso nao podemos negar. O problema e a frequencia com que elas fazem , se fizessem 3 vezes ao ano , seria otimo.
Eu estou usando o veneno granulado , aquele verdinho , encontrei a toca delas e ja coloquei bastante na entrada. Tambem pintei os pes das prateleiras dos bonsai com oleo queimado , acredito que com estas atitudes elas vao dar uma tregua. Ja notei que elas sumiram.
Abraços a Todos
Ricardo Loriggio14/04/2011 10:06
Produtos bons para uso é o mirex ou o Blitz. (este acho melhor)
São atrativos e acabam com as cortadeiras. Leia as instruçoes de uso na embalagem.....