Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Yamadori Duranta

Rafael Salviano10/04/2011 21:08
Yamadori Duranta
Olá amigos!

Esse final de semana realizei um yamadori na chácara de minha avó...
Sei que não é a melhor época, mas tive de fazê-lo agora.
Retirei duas Durantas...
Primeira, acho que vou formar um yosê ue/netsuranari....

Reparem que ela foi bem maltratada. Meu tio foi podá-la com um facão...
Acabou dando a oportunidade de trabalhar com madeira morta, alguns shari e jim que em brave serão tratados com limesulfur!

A segunda está normal...

Acho que ficarão bem!
Obrigado a todos e espero dicas e sugestões...
MarcoBonsaiPoa10/04/2011 21:32
Agora vai garimpar estas raízes ou vai plantá-la assim? Estes troncos vão precisar ser lapidados aos poucos. Sugiro plantar assim mesmo e deixar pelo menos um ano sem mexer. No chão ou na bacia tá valendo, o ideal é que a planta repouse e forme as novas brotações com vigor. No ano seguinte sim, fortalecida pelos cuidados responderá melhor a estilização. Tô com um tocão de aroeira pimenteira em repouso, no chão, esperando fechar um ano em agosto.
Segue o link...

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15209&highlight=
SEKI - Elio Luis Secchi10/04/2011 21:49
Rafael, concordo com o Marco que agora deverá plantar e deixar a planta se estabilizar por cerca de um ano.
mas vejo um problema quanto a sua pretensão com a primeira planta, no estilo desejado, por causa dos dois troncos a direita do mais grosso, estarem muito danificados e creio que deveria cortá-los logo, rente ao chão. Provavelmente brotarão e talvez possa utilizar os novos brotos, mas estes aí não tem jeito.

abraço
Rafael Salviano14/11/2011 17:51
Atualizando
Olá Amigos...
Tive problemas com essas plantas pois as raízes estavam cheias de formiga... era um ninho. Daí resolvi separa-las e fiquei somente com a central.

Dei uma trabalhada na madeira, porem a algum tempo não passo calda sulfocáustica. Assim que sair o sol o farei.

Frente

Vista aérea

Lateral 01

Lateral 02

Costas

O que acham?

Abraços
Tiago R15/11/2011 21:21
GOSTEI!
Rafael Salviano26/12/2011 16:51
Atualizando
Amigos, agora a planta com calda sulfocáustica e acerto em alguns detalhes: