Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jabuticabeira [ATUALIZADO 07/07/2011]

123
caiomalk11/04/2011 13:01
Jabuticabeira [ATUALIZADO 07/07/2011]
Olá Pessoal
Sou iniciante, ganhei esta jabuticabeira de um amigo meu, e gostaria de saber a opnião de vocês a respeito dela.

Me desculpem o tamanho das fotos, ainda não estou habituado com forum's.

Estou aguardando as sugestões
hraphi11/04/2011 13:53
Gostei do tronco, depois tenta replantá-lo em uma posição que valorize mais o seu movimento, e posta fotos da árvore desfolhada para podermos examinar a copa e selecionar os galhos mais bem posicionados.
caiomalk11/04/2011 19:00
hraphi escreveu:
Gostei do tronco, depois tenta replantá-lo em uma posição que valorize mais o seu movimento, e posta fotos da árvore desfolhada para podermos examinar a copa e selecionar os galhos mais bem posicionados.

Obrigado, esse exemplar eu ganhei de um amigo, está na época de desfolha da jaboticabeira?
Roni13/04/2011 19:34
Caio;

Se não estou enganado, conheço esta jabuticabeira, era do Cleyton, correto?

Eu particularmente acho que deva esperar para realizar a desfolha nela, faça isto lá pelo final do inverno ou início da primavera.
oamit13/04/2011 21:32
tronco bizarro, lindissimo.
fabricio ribeiro13/04/2011 23:37
em frutiferas a melhor estação de fazer mudanças é o meio ou final de inverno, já que elas estão em dormencia,
mas minha experiencia com jabus é zero , então vamos esperar os mais sábios...
" o tronco é lindo em? futuramente podera podar aquelas raizes que saem do meio do tronco, e erga um pouco o tronco que vai valorizar muito".
abraço!!!
oamit13/04/2011 23:41
desfolhei a minha hoje ao 15º dia do outono mais aqui no RJ está batendo 32º graus todos os dias entãi creio que não há problemas mesmo porque retirei só 60% das folhas que por algummotivo pelo qual desconheço, queimaram.

🙁
fabricio ribeiro14/04/2011 01:15
Sol, segundo nosso amigo nickyfury, a jabuticabeira diferente de muitas frutiferas mesmo em épocas de podas e intervenções precisa muito de sol,
sol pleno, o dia todo,
veja se a sua não esta com carencia de sol, pode ser isso...
abraço
caiomalk14/04/2011 08:21
Roni escreveu:
Caio;

Se não estou enganado, conheço esta jabuticabeira, era do Cleyton, correto?

Eu particularmente acho que deva esperar para realizar a desfolha nela, faça isto lá pelo final do inverno ou início da primavera.

Olá Roni

Isso mesmo, era do Cleiton, é estou esperando ansioso pra chegada da primavera, rs, tem muita coisa pra fazer....

Abração e até +
caiomalk14/04/2011 08:25
oamit escreveu:
tronco bizarro, lindissimo.

oamit escreveu:
desfolhei a minha hoje ao 15º dia do outono mais aqui no RJ está batendo 32º graus todos os dias entãi creio que não há problemas mesmo porque retirei só 60% das folhas que por algummotivo pelo qual desconheço, queimaram.

🙁

Olá Oamit

Rs, ela é lindíssima mesmo, estou só esperando chegar a primavera pra tar uma "trabalhada" nela, ela é uma das minhas paixões....

(tomara que a patroa lá de casa não leia isso, kkk)

Quanto a desfolha, já que aí no Rio faz muito calor, você estava molhando as folhas enquanto estavam em pleno sol? isso pode ser uma das causas, manda pro meu e-mail as fotos da sua planta depois da desfolha.

abração
caiomalk14/04/2011 08:50
fabricio ribeiro escreveu:
Sol, segundo nosso amigo nickyfury, a jabuticabeira diferente de muitas frutiferas mesmo em épocas de podas e intervenções precisa muito de sol,
sol pleno, o dia todo,
veja se a sua não esta com carencia de sol, pode ser isso...
abraço

Olá Fabricio

Isso mesmo, nosso amigo Nick é o Guru dos Bonsai, sou fã desse cara!!!
A jabuticabeira é uma árvore de clima tropical ou subtropical úmido, não suporta seca prolongada nem geadas, precisa no mínimo, de 2 a 4 horas de sol diariamente, dá até pra ver como ela fica mais bonita depois que é colocada no sol, parece até que ela abre um sorrizinho, rs...
Estou procurando por aqui alguma que dê um bom Yamadori, acho fantástico!!!

Abraço
oamit14/04/2011 11:42
Companheiro a foto da minha após a desfolha feitra ontem de 60%, LEMBRANDO QUE AQUI É OUTONO (RJ), MAIS O CALOR PERMANECE em 32º+, não faça isso com temperatura fria.

abrotação rosinha em destaque está aparecendo apos a aplicaçao de TM+FO.

estilo chorão pendente aramação ainda.

lembrando que ela tem 10 anos.

2 frutas já foram pro meu estomago 😂 , e ela permanece frutificando mesmo após a desfolha parcial 😲

eu particularmente adoro as jaboticabeiras.

😉
caiomalk14/04/2011 11:59
Olá Oamit

Cara, essa tá de parabéns! Belo exmplar, poxa, manda uma jabuticabas aí pra mim 😂 , a minha ainda não frutificou, mas a minha é uma criancinha ainda, aqui a temperatura é nessa média, mas o clima é muito seco, falta umidade.

Abraço e até+
oamit14/04/2011 14:00
aqui so se acha jaboticabeiras pequenas, aonde muro nunca vi uma arvore grande delas, so bonsais mesmo.

😎
caiomalk14/04/2011 14:14
Olá Oamit

Vou tirar fotos de umas jabuticabeiras que tem aqui perto da minha casa, tem uma aqui que deve ter uns 6m, a danada é grande e robusta...

vou lá daqui a pouco ver se tem umas frutinhas rs..

Abraço
flavio bonsai14/04/2011 14:17
cara tronco interessante muito bonito ,
quanto a desfolha fiz em duas a 15 dias atras e elas responderam muito bem e detalhe sol pleno , e ontem fiz em uma outra .pelo menos as minhas não tiveram nenhum problema , ate parecem que gostaram demais .
faz logo e coloque as fotos pra vermos melhor o que fazer com a sua ...
Renato Rodrigues Roehrs14/04/2011 14:27
Acompanhando Caio, bela espécie!
Gostei do desenho do tronco!

Abraços.
caiomalk15/04/2011 15:03
flavio bonsai escreveu:
cara tronco interessante muito bonito ,
quanto a desfolha fiz em duas a 15 dias atras e elas responderam muito bem e detalhe sol pleno , e ontem fiz em uma outra .pelo menos as minhas não tiveram nenhum problema , ate parecem que gostaram demais .
faz logo e coloque as fotos pra vermos melhor o que fazer com a sua ...

Olá Flavio

Obrigado, gosto demais das Jabuticabeiras, vou fazer a primeira parte da desfolha e postar as fotos com o resultado.

Obrigado pelas dicas

Abraço
caiomalk15/04/2011 15:06
Renato Rodrigues Roehrs escreveu:
Acompanhando Caio, bela espécie!
Gostei do desenho do tronco!

Abraços.

Olá Renato

Não é me gabando não, mais a danada é lindona mesmo, rs, o tronco dela tem um movimento muito bonito, ah, mas é como dizem né, o pai nunca vai achar o filho feio, rs, vou fazer a desfolha e postar as fotos o quanto antes.

Abraço e obrigado novamente
caiomalk29/04/2011 12:36
Olá a Todos

Atualizando

Esta Jabu está algum problema, as folhas estão caindo (e muito), é normal nesta época do ano isso ocorrer?

Oque pode ser?

Estou preocupado, me ajudem.
caiomalk09/06/2011 19:21
ATUALIZAÇÃO

Pessoal novas fotos da minha jabu, agora ela está saudável, porém, está careca, rs. segue as fotos

Frente

Lado Esquerdo

Lado Direito

Parte trazeira

Vista Superior

Aguardo as dicas e/ou críticas.

Abraço a todos
hraphi09/06/2011 19:38
Aproveita pra dar uma encurtada nos galhos, compactando mais a copa.
Tá ficando bonita.
Gercino Sátiro09/06/2011 20:15
Rapaz... Bela planta! Gostei bastante do movimento do tronco. Parabéns Caio... Acompanhando com certeza.
fabricio ribeiro10/06/2011 00:04
Gercino Sátiro escreveu:
Rapaz... Bela planta! Gostei bastante do movimento do tronco. Parabéns Caio... Acompanhando com certeza.

😉 😄 😄 😄
caiomalk10/06/2011 12:57
hraphi escreveu:
Aproveita pra dar uma encurtada nos galhos, compactando mais a copa.
Tá ficando bonita.

Olá Hraphi, obrigado pela dica, oque achou da distribuição dos galhos? já tinha feito aramação nela a um tempo atrás mas
tive que removê-los, pois ela estava definhando, agora está bem vigorosa.

Abraço
123