Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

RPP - Ficus Benjamim Variegata [fotos editadas!!]

Rafael Pontes12/04/2011 13:17
RPP - Ficus Benjamim Variegata [fotos editadas!!]
Ola amigos!
Esse domingo estava eu andando na rua com minha namorada quando vi uma daquelas feirinhas de esquina quando vi uma banca de plantas...
Fui la perto e vi um "vaso" com uns ficus e fiquei curioso pra saber o preço, nem ia comprar nao... quando a vendedora falou que tava R$18,00 nao me aguentei hehehehe
Levei por 16,00 o vaso com 4 mudas, uma beeeem pequenininha, uma pequena e 2 mais grandinhas.
Tirei algumas fotos das raízes pra mostar aqui... como era de se esperar de plantas de feirinhas, nao tavam nada bem. O vaso era praticamente só raíz! A segunda planta tava plantada mt perto da borda do vaso entao ela so desenvolveu raíz de um lado, mas tenho uma ideia pra ela... As outras tb estão +ou- mas tem uma que as raízes tao razoavelmente radiais e tem um nebari futuro razoavel (eu axo).

Aí vão as fotos:

FICUS 1

Essa aqui ta com um lado com bastante raíz mais grossa e o outro ta deficiente... nao ta nada radial tadinha... essa nao sei o que faço. Por hora plantei todas num canteirinho que preparei aqui na minha casa pra depois passá-las pra um escorredor!

FICUS 2

Esse eu pensei em colocar uma pedra grande nele, lateralmente, aproveitando o lado dele que nao tem raízes pra ficar como a frente da pedra... como uma árvore que nasce no alto de uma montanha, ou num barranco... uma face aderida na pedra e a ourta livre...
algo como isso http://static.photaki.com/raizes-de-uma-arvore-sobre-uma-rocha_410143.jpg

O estilo em si eu nao sei, mas pensei em talvez um varrido pelo vento... alguma sugestão ou ainda é cedo?

FICUS 3

Essa é a menorzinha, menos desenvolvida e que eu acho que tem um nebari que pode vir a ser legal, mais radial!

Todas elas eu tenho dúvidas quanto a estilo e tal, mas pelo tamanho delas imagino que ainda seja cedo pra definir... a quarta planta é tão novinha que nem tirei fotos, vou deixá-la no chao pra dar uma crescida pra depois começar a trabalhar nela!
Pensei em dar uma podada nos ramos maiores das outras, e aproveitar pra tentar umas estacas do que sair... da terceira eu tirei um ramo que ta na agua com enraizante... funciona com ficus isso? e fincar na terra, funciona tb?
Queria saber se deveria ja podar essas partes ou se espero mais...

Enfim, desculpem o tópico enorme e cheio de fotos pra vcs carregarem, mas espero que tenham olhado e que possam me ajudar!
Abraço a todos!!!