Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho [ATUALIZADO 18/06/2011]

caiomalk12/04/2011 15:46
Buxinho [ATUALIZADO 18/06/2011]
Olá pessoal

Vou postar aqui duas fotos de um Buxinho que achei em um terreno baldio perto de casa, me deêm opiniões sobre oque fazer com ele.

Aguardo dicas sobre este garotinho acima rs...

Abraço a todos
nickyfury12/04/2011 18:51
bonsai
Caio, conforme disse a voce: rega, apenas uma vez ao dia, sempre ao final da tarde; adubação a cada 30 dias e exposição ao sol o dia inteiro, sem descanso. Demais intervenções, como poda, aramação e estilização, aguarde até a primavera, que é a época ideal para essa espécie, sem medo de ser feliz.

Se quiser, quando chegar setembro, vc a traz até aqui em casa, para nós analisarmos bem detidamente todas as possilibdades, e realizar um bom trabalho nela. Até lá, porém, as dicas são as acima, e paciência, muita paciência, para não perder esse estupendo material. Pressa, nem sempre é sinonimo de realização perfeita, já dizia o oráculo de Delfos. 😉
caiomalk12/04/2011 19:13
Re: bonsai
Olá

Obrigado pelas dicas, depois marcamos um dia e levo o "menino" pra sua casa pra ele se divertir...

Abraço
caiomalk18/06/2011 22:36
ATUALIZANDO FOTOS

Olá pessoal até hoje não fiz nenhuma intervenção neste meu buxinho, mas estava querendo fazer os seguinte cotes
conforme a foto abaixo.

Oque acham? aguardo a opinião dos amigos

Até mais
marco_avelar18/06/2011 22:49
Caio, esse é o caminho, talvez devesse ser até mais baixos os cortes, cerca de 3/5 menores do tamanho de cada galho. Você só deve tomar cuidado com uma coisa, o buxinho não aceita muito bem podas drásticas. Vá reduzindo aos poucos e nunca deixe galhos sem folhas, observe sempre o período certo para as podas e passe a pasta selante, ou ele pode morrer.

Exemplo:
http://bonsaihobus.blogspot.com/2011/04/cambui-hokidashi.html

Abraço!
caiomalk18/06/2011 23:02
marco_avelar escreveu:
Caio, esse é o caminho, talvez devesse ser até mais baixos os cortes, cerca de 3/5 menores do tamanho de cada galho. Você só deve tomar cuidado com uma coisa, o buxinho não aceita muito bem podas drásticas. Vá reduzindo aos poucos e nunca deixe galhos sem folhas, observe sempre o período certo para as podas e passe a pasta selante, ou ele pode morrer.

Exemplo:
http://bonsaihobus.blogspot.com/2011/04/cambui-hokidashi.html

Abraço!

Olá Marco Avelar, obrigado pela dica, vou tomar muito cuidado com ele, rs, oque posso utilizar no lugar da pasta selante?
pois não tenho tal pasta.

Abraço e obrigado por opinar
marco_avelar18/06/2011 23:11
Caio, eu acho que o melhor mesmo é comprar uma pasta cicatrizante, mas se não achar pode-se usar uma série de outras coisas como substituto. O substituto mais comum é a pasta de dente, eu já cheguei a usar, mas não gostei muito do resultado.

Veja nesse link algumas, mas você também pode pesquisar outras "receitas":

http://www.atelierdobonsai.com.br/fazer.html
alexmikol19/06/2011 00:24
Caio, tenho usado rotineiramente nas minhas plantas a MASSA DE MODELAR, no caso específico comprei uma que vem com 500 Gr (parece uma vela 7 dias, só que marrom), dura bastante tempo, sem contar que o preço é bem acessível. O resultado é bem satisfatório. Abraço!
caiomalk19/06/2011 00:45
alexmikol escreveu:
Caio, tenho usado rotineiramente nas minhas plantas a MASSA DE MODELAR, no caso específico comprei uma que vem com 500 Gr (parece uma vela 7 dias, só que marrom), dura bastante tempo, sem contar que o preço é bem acessível. O resultado é bem satisfatório. Abraço!

Obrigado, pela dica, vou providenciar a massa de modelar o quanto antes.

Abraço