Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

posso esculpir o tronco ?

chikimdf12/04/2011 23:46
posso esculpir o tronco ?
a algum tempo adquiri um ficus e fiz uma poda drastica (foto abaixo)

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15444&highlight=chikimdf

estava querendo esculpir o tronco dele (tipo madeira morta) e reduzir/afinar em alguns pontos.
A pergunta é: posso fazer isso com a madeira viva? existe algum procedimento/ produto pós modelagem?
SMART213/04/2011 10:17
pra comessar amigo vc ja tem 1 post sobre a materia então responde ele la e pergunta oq vc quer fazer a respeito do item x... e para de fica criando topicos pra discutir o mesmo assunto.
Elio13/04/2011 10:28
Uma das razões pelas quais se faz shari e Jin, é para disfarçar grandes cicatrizes. Não é o caso dos Ficus visto que eles têm excelente cicatrização.
No mais, para o gênero Ficus não se aconselha madeira morta.

abraço
hraphi14/04/2011 17:08
SMART2 escreveu:
pra comessar amigo vc ja tem 1 post sobre a materia então responde ele la e pergunta oq vc quer fazer a respeito do item x... e para de fica criando topicos pra discutir o mesmo assunto.

Frequento o Atelier a mais de um ano e é a primeira vez que vejo alguém se estressar aqui no fórum 😲 😲 😲
Diego Santana15/04/2011 09:21
hraphi"]

Olha é mais facil indicar do que criticar, falta de educação é sempre coisa de novatos ou fake que tem a mania de entrar nos foruns somente para criticar, olha a quantidade de mensagens do cidadão "29" imagina só se tem condições de conviver com alguem, acabou de entrar no forum e ja esta atacando....

Amigo, ficus com madeira morta nao é legal pois ele tem a tendencia que cicatrizar muito rapido escondendo a madeira morta alem de nao ficar bonito.
Leandro Ferraz15/04/2011 10:46
diegosanta049"]
"hraphi"][quote="SMART2 escreveu:</div>pra comessar amigo vc ja tem 1 post sobre a materia então responde ele la e pergunta oq vc quer fazer a respeito do item x... e para de fica criando topicos pra discutir o mesmo assunto.</blockquote>

Frequento o Atelier a mais de um ano e é a primeira vez que vejo alguém se estressar aqui no fórum 😲 😲 😲[/quote escreveu:

Olha é mais facil indicar do que criticar, falta de educação é sempre coisa de novatos ou fake que tem a mania de entrar nos foruns somente para criticar, olha a quantidade de mensagens do cidadão "29" imagina só se tem condições de conviver com alguem, acabou de entrar no forum e ja esta atacando....

Amigo, ficus com madeira morta nao é legal pois ele tem a tendencia que cicatrizar muito rapido escondendo a madeira morta alem de nao ficar bonito.

Concordo com o Diego...

Além da cicatrização tem também a madeira que apodrece muito rápido...

Mais nada te impede de fazer o procedimento...
nickyfury15/04/2011 20:59
bonsai
Aliás, o bonsaista de renome internacional Pedro Morales, adora um shari em ficus. Tive oportunidade de ver alguns de seus trabalhos nessa área no viveiro Kadan, em Atibaia/SP, há alguns anos. Mas concordo com a maioria: não acho que fique muito natural num ficus, por mais que se possa argumentar a favor. Mas, costumo sempre salientar: gôsto é igual pescoço, cada um tem o seu. 😂 😂 😂