Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Ficus

caiomalk14/04/2011 09:56
Ficus
Olá pessoal

Esse é um Ficus que gostaria que me dessem opiniões de oque fazer com ele.

Aguardo, sugestões e criticas fiquem a vontade.

Abraço a todos
Roberto Fávaro14/04/2011 10:30
Amigo Caio,
Você disse para ficar à vontade, então tive umas ideias malucas sobre o seu ficus. Em minha opinião, o problema da árvore é o tronco reto que tira um pouco da sinuosidade do estilo pretendido (Moyogi, creio eu).

Como Ficus é uma árvore que responde bem à alporquia sugeri dividir o seu pré em 3:

Agora deixa eu explicar melhor.

O ápice tem um curva muito bacana e vi nele um mame interessante.

A parte reta porde virar na sequência um hokidachi ou chokkan.

E o galho inicial pode virar um bonito kengai.

Agora se nada disso ajudar, acredito que pode eliminar o ápice e investir em um estilo inclinado que também vai ficar show de bola! 😄 Notei também algumas mordidas de arame nos galhos. Cuidado amigo, que esta espécie quando marca é bem difícil de sair!

Espero ter contribuido!
Um abraço
caiomalk14/04/2011 10:45
Olá Roberto

Noossa, nunca imaginaria isso, não existem idéias ruins, ruins são aquelas que não acreditamos ou não tentamos fazer com que outras pessoas a entendam, gostei da sua idéia, mas como sou um mero iniciante na Arte Bonsai, fica muito difícil para eu a colocar em prática, quem sabe quando eu tiver mais experiência...

Obs: essa mensagem já está salva e guardada no meu pc para futuras intervenções.

Obrigado e até +
Rafael Pontes14/04/2011 16:42
eh Caio, a gnt qdo inicia nunca tem uma visão que nem os mais experientes! Eu tb nunca teria imaginado tantas opções pra uma planta só!!!

Estou começando a mexer com ficus ainda... nao conheço como eles reagem... postei sobnre alguns que arrumei aqui, mas ngm comentou 🙁
vo colocar aki o link pro pessoal que ver seu post passar lá também!!! hehehehe 😄

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17708&highlight=rpp

Mas enfim, legal a ideia do nosso amigo Roberto!
Os meus apesar de serem mais novinhos e de calibre menor, axo que tem potencial pra eu fazer isso tb!

abraço!
Roberto Fávaro14/04/2011 16:49
Amigos,

Também sou um aprendiz assim como vocês. Podem ver no tópico "estudo" um erro que cometi com um ficus e tive que repensar todo o projeto. Aprendi muito nos últimos meses aqui no Forum.

Quanto à questão da alporquia posso dizer, porque já realizei algumas nesta espécie. Quanto aos estilos pretendidos foi apenas um olhar, ideias malucas! 😄

Vamos esperar o pessoal mais experiente dar alguma sugestão! Sigo acompanhando.
Abraços
Nikkei 10014/04/2011 16:51
Eu daria uma acertada no nebari também, retiranto a raiz central abaixo de onde saem as raízes. Um corte reto e limpo. Depois manteria enterrado por um ano aguardando as novas brotações de raízes, melhorando assim o nebari.
caiomalk15/04/2011 15:23
Rafael Pontes escreveu:
eh Caio, a gnt qdo inicia nunca tem uma visão que nem os mais experientes! Eu tb nunca teria imaginado tantas opções pra uma planta só!!!

Estou começando a mexer com ficus ainda... nao conheço como eles reagem... postei sobnre alguns que arrumei aqui, mas ngm comentou 🙁
vo colocar aki o link pro pessoal que ver seu post passar lá também!!! hehehehe 😄

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17708&highlight=rpp

Mas enfim, legal a ideia do nosso amigo Roberto!
Os meus apesar de serem mais novinhos e de calibre menor, axo que tem potencial pra eu fazer isso tb!

abraço!

Olá Rafael

É isso mesmo, vamos ver oque os "dinossauros" do bonsai podem fazer por nós, rs, tenta colocar no seu post umas fotos maiores, aí o pessoal vai poder ter uma visão geral da planta e opnar.

Abraço
caiomalk15/04/2011 15:26
Nikkei 100 escreveu:
Eu daria uma acertada no nebari também, retiranto a raiz central abaixo de onde saem as raízes. Um corte reto e limpo. Depois manteria enterrado por um ano aguardando as novas brotações de raízes, melhorando assim o nebari.

Olá Nikkei

Gostei muito da sua idéia também, mas está na época de fazer poda no nebari? e quanto ao tronco, acha que está bom com aquela inclinação?

Abraço
caiomalk15/04/2011 15:29
Olá Roberto

Tem alguma época melhor para se fazer alporquia? ou pode fazer em qualquer época?

Obrigado e até mais
Rafael Pontes15/04/2011 15:29
eh, eu tenho postado em miniaturas, tem que clicar pra aumentar a imagem...
vo passar a postar a foto mesmo que fica mais facil neh!
vo la editar o meu npost de uma vez pra ja facilitar!

valeu
caiomalk15/04/2011 15:32
Olá Rafael

Vixi, tem que clicar 😲

Eu nem cliquei, kkkkk, me desculpe.

Abraço
Rafael Pontes15/04/2011 15:39
Ah caio, to vendo aki que vc queria saber mais sobre alporque, entao lembrei desse material que encontrei aqui e fica salvo nos meus favoritos na pasta bonsai ehuehuehue

http://www.celsobonsai.hpg.ig.com.br/alporquia.htm

ja fiz assim e deu certo, não eh mt dificil de fazer não o chato eh arrumar o musgo ehuehehue

post editado!
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=164016#164016
caiomalk15/04/2011 15:52
Obrigado, já está salvo nos meus favoritos também, as fotos do seu post estão grandes agora, dá pra ver sem ter que clicar, hehehe

abraço