Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Estaquia de Mangueira

Ruan Faquim14/04/2011 20:01
Estaquia de Mangueira
Olá pessoal, como vão??

A mais ou menos umas 3 semanas coletei alguns troncos de um mangueira e tentei fazer uma estaquia..

AS três ramas estão direto na areia e ficam umidas sempre, como indicado. A mais ou menos 1 semana ela começou a soltar brotos em todos os galhos, ontem eu comecei a furar o saco plastico que estava estruturando a estufa mas os brotos começaram a secar.. Gostaria de saber quanto tempo a estufa deve ficar montada para as plantas possam vingar e formar belos pré-bonsais???

Brigadoo
caiomalk18/04/2011 21:19
Re: Estaquia de Mangueira
olá Ruan

Posta as fotos aqui, aí fica mais fácil de darmos opiniões.

Abraço
FW Maciel18/04/2011 22:29
o tempo certo eu não sei....eu praticamente esqueço das estacas e quando eu vejo que está brotando bem, aí sim eu tiro...use algum enraizador que facilita bastante esse processo... 😉
nickyfury22/04/2011 09:57
bonsai
Ruan, estamos no outono, e esta, infelizmente, não é a época mais adequada para estaquear galhos e obter novas plantas através desse processo. Melhor aguardar até a primavera, quando então vc terá 100% chances de sucesso nessa empreitada. Por outro lado, formar novas plantas dessa espécie a partir de estacas não é algo muito interessante. Melhor usar a semente da fruta, ou então uma alporquia, que permite selecionar galhos que estejam produzindo frutos, para adiantar o trabalho de formação estrutural, além de obter, com as raizes, um bom nebari.

As plantas obtidas via semente, proporcionam um ótimo material, pois vc pode aramar desde cedo o caule, dando-lhe um leve movimento sinuoso, com que formar um material mais interessante de trabalho e cultivo.
Ruan Faquim22/04/2011 15:33
Galera valeu pelas dicas..

Faltou a substância enraizadora mesmo, se essas não forem pra frente vou deixar pra o início da primavera, seguindo o conselho do Nick... Valeu galera..

Abraçosss