Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Jacarandá

acpera15/04/2011 23:14
Jacarandá
Ola, Amigos. Estou com uma muda de Jacarandá a 8 meses no escorredor, porem deixei cair o regador sobre a muda e acabou quebrando como imagem 3 e 5, como faço para tirar esse detalhe no tronco? Gostaria de saber qual estilo posso adotar para moldar o Jacarandá?

Aguardo comentários. Abraço e agradeço a colaboração de todos.
MarcoBonsaiPoa15/04/2011 23:23
Parece ser alguma espécie de aroeira, mas jacarandá, o que conheço é bem diferente.Não creio ser jacarandá...
acpera15/04/2011 23:28
Esta muda peguei com um viveiro que temos aqui na cidade, a informação é de jacarandá. Vamos aguardar outros comentários. Agradeço sua ajuda.
MarcoBonsaiPoa15/04/2011 23:45
Jacarandá mimoso

fabricio ribeiro15/04/2011 23:48
MarcoBonsaiPoa escreveu:
Jacarandá mimoso

acpera16/04/2011 09:33
Ok. Marco, você tem razão. Então será aroeira? porem vendo imagens da aroeira, acredito não ser também. Será que o pessoal do viveiro se enganou? Alguem mais pode ajudar a confirmar que espécie é?
MarcoBonsaiPoa16/04/2011 12:50
Pode ser uma espécie diferente de cinamomo, diferente das que existem aqui no RS, mas bem semelhante tb...Certo mesmo, não sei!
Maxwel de Lima16/04/2011 19:05
Na minha região não falta aroeira, e essa planta esta muito longe de ser uma.
Aroeira vermelha

ou branca

Essa planta é um Jacaranda micrantha

Espécie: Jacaranda micrantha.
Família: Bignoniaceae
Nome popular: caroba, carobão

nickyfury17/04/2011 08:59
bonsai
Acpera, o que define o estilo, quando cultivamos uma nativa, é a observação de seu desenvolvimento na natureza, onde cresce livremente, sofrendo alterações de acordo com as condições climáticas, adversas ou não, que recebe enquanto cresce. Foi assim, a partir da observação de sua natureza, que os japoneses criaram os estilos que os ajudaram a definir as formas de suas plantas. Talvez seja o momento de começarmos a buscar na nossa natureza as melhores formas com que cultivar, corretamente, nossas nativas, visando sua conversão em bonsai, é claro. Então, seguindo esse principio, vejamos algumas imagens de jacaranda:

Por essas duas imagens iniciais, observa-se que o estilo Hokidachi se adequa bem a essa espécie, sendo fácil sua condução nesse sentido. O ideal é aguardar até a primavera, para fazer um replantio, adotando como recipiente de cultivo uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato drenante e um pouco de matéria organica de facil decomposição, como carvão vegetal e casca de pinus, por exemplo. O cultivo ideal deve ser a pleno sol, com regas espaçadas, apenas uma vez ao dia, sempre ao final da tarde, evitando encharcamento do solo. Adubação regular e constante, iniciando agora inclusive, proporcionarão um bom lastro de energia para a planta, que dessa forma terá recursos adicionais para se desenvolver e crescer mais rapidamente.
acpera17/04/2011 22:04
Valeu Maxwel, por nos ajudar a identificar a espécie da planta.
Nickyfury, tive a oportunidade de ler sobre uma discussão aqui no forum sobre a identidade brasileira no bonsai. Porém com a pouca experiência que tenho com bonsais, penso que devemos usar as plantas nativas e dar a elas formas que encontramos em abundância em nossas florestas. Assim acretido que a identidade brasileira, se definirá mais rapidamente e cada vez com maior prestígio que ja possuímos. Hoje, carrego comigo minha camera digital, e quando encontro um grande modelo para meus bonsais, que aqui na região possui em grande quantidade, registro para usar em outras plantas que estou cultivando, como o Ficus. Aguardo a ajuda de todos em outras mensagens que tenho aqui no forum. Abraços!
Irineu Santana18/04/2011 11:10
Ola
Também pode ser um Jacaranda cuspidifolia, muito comum aqui no sul. Eu tinha um que morreu devido a um problema nas raízes. Neste link tem uma foto para inspiração: http://www.plantasonya.com.br/arvores-e-palmeiras/jacaranda-de-minas-jacaranda-cuspidifolia.html
acpera18/04/2011 11:32
Obrigado Irineu. Excelente modelo para meu bonsai. Muito bonito mesmo.
Abraço