Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

poda radical em flamboyant?

Thiago M16/04/2011 00:50
poda radical em flamboyant?
posso fazer uma poda radical neste flamboyant?e onde devo cortar?

somricardo16/04/2011 14:39
opa acompanhando! o meu flamboyant está crescendo e quero ter alguma coisa em mente para ele daqui a um bom tempo, então vejamos quais as idéias dos amigos para este...
MarcoBonsaiPoa16/04/2011 16:49
Tiago, é legal de fazer este corte em agosto. Segue meu ponto de vista.Boa sorte com a planta!

interessante a marca desse corte ficar caído pra trás, sempre protegendo-o(pasta selante e/ou) em seguida, pra mehores resultados
Elio16/04/2011 21:43
Tiago, não recomendo a poda radical, pelo menos por uns 2 a 3 anos. Deixe engrossar bastante, depois pode cortar bem baixinho que rebrota legal.
Invista primeiro no engrossamento do tronco; depois na ramificação.

abraço

Exemplo de como ficaria;

2005

2010

nickyfury17/04/2011 08:37
bonsai
Thiago, siga as excelentes informações do nobre amigo Elio, que com certeza ao final terá um lindo bonsai dessa espécie em suas mãos. Aguarde até a primavera, e faça um transplante, replantando em uma bacia grande, de plastico, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um bom substrato, bem drenante e rico em matéria organica, para que sua planta cresça e se desenvolva mais rapidamente, atingindo em pouco tempo uma boa grossura do tronco. As brotações apicais, isto é, que crescem para cima, "puxam" a energia da planta, favorecendo então o engrossamento pretendido.

Lembrando que, até chegar a primavera para fazer essa adequação, vá adubando com materia organica agora, para aumentar as energias da planta e estimular seu desenvolvimento. Enquanto isso, rega apenas ao final da tarde, e sol pleno o dia inteiro, são as duas fórmulas mágicas para auxiliar sua planta a ser melhor ainda.