ricardo.n.r18/04/2011 21:39
buganville com tronco com 30cm poda nova brotação atualizada
Renato Rodrigues Roehrs19/04/2011 09:56
Ricardo, quero ouvir o que os mais experientes tem para dizer sobre esta tua árvore!
Acho que tens um grande material em mãos!
Eu to vendo um moyogi para ela, mas por hora, é descansar e deixar galhar até a primavera.
Cuidado com o substrato de terra que tu tens aí... eu faria um falso transplante nela. O "torrão" de terra socada vai te exigir regas mais seguidas.
Eu adquiri no verão um ligustro no mesmo substrato que este teu... terra socada! Quase perdi ele nos dias quentes. Chegava em casa a noite e estava muito seco e as com as folhas murchas.
Mesmo no verão, fiz um falso transplante para uma bacia maior e mais areada. Deu certo! Deixei na sombra. O substrato nunca mais secou.
Acompanhando.
Abraços.
ricardo.n.r19/04/2011 11:13
eu também achei que a terra e muito ruim so que fiquei com medo de mexer nela por que ta chegando o inverno e eu moro no em lages, santa catarina e aqui da muita geada e as vezes da ate neve dai eu fiquei com medo de mata a planta vou ter mais cuidado com a rega para não secar muito a terra e acho que vou espera ate o começo da primavera para mexer nela.
Angela Fernandes19/04/2011 21:40
Ricardo !!!!
Acho melhor esperar sim, o clima aí com possíveis geadas pode atrapalhar o desenvolvimento da planta, agora o solo é péssimo mesmo.
Nikkei 10019/04/2011 22:58
Um belo material! 😄
Penso num belo hokidachi com esta base que tem, podando na altura deste primeiro galho.
Outra opção como o renato disse, é um moyoji, deixando, na ultima foto, o galho da esquerda como continuacão do tronco. Dessa forma você corrige a conicidade invertida, formando um belo movimento no tronco.
Pela espessura do tronco, acho que fazer um ou dois alporques seja uma boa opção antes de podar ela!
MARCIO ROLDÃO22/04/2011 11:56
Companheiro o Ricardoamm desse forum tem um belo bonsai com trabalho na madeira que vc poderá se inspirar ou pedir dicas.
Incrível o nebari, sem dúvida uma grande descoberta, essa tem futuro.
Ricardoamm26/04/2011 18:07
Concordo com o amigo acima.
De uma olhada nas minhas postagens, que tenho umas 3 primaveras eu acho aqui.
Poda ela radical na altura desse primeiro galho ai, veda bem esse corte e faz um estilo vassoura.
Pode podar radical e mexer nas raizes de uma vez, mas faz isso na primavera agora.
Vai por mim pq ja fiz varias primaveras assim e nunca deu pau
Grande abraco
ricardo.n.r10/11/2011 20:25
poda,transplante e nova brotação
Elio11/11/2011 12:25
Ricardo, agora é aramar e posicionar os ramos antes que lignifiquem. Depois ficará difícil pois quebram-se facilmente. Cuidado ao posicionar os ramos para não quebrar na axila do galho.
Tá ficando muito legal!
abraço
Green_bsb01/12/2011 14:43
Acompanhando. Parabéns!!