Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Desfolha

pedromottaa20/04/2011 18:06
Desfolha
gostaria de saber se nessa época do ano posso realizar desfolha de ficus, jabuticaba, azaléia, caliandra e acer palmatum...
Aguardo resposta
Grato
Mcdonald21/04/2011 00:29
Pedro..
ficus, jabuticaba e calliandra eu sei que pode... o acer não é aconselhável pq logo mais no inverno vai cair as folhas todas.... agora minha dúvida é a azaléia....
vamos ver o que o pessoal fala...
abraço
Pedro Catarin21/04/2011 13:11
Agora, 21/04/11 pode mesmo desfolhar caliandra??!!

A minha está abrindo vários brotos (sinal de que está bem) porém, está com várias folhas velhas, estou querendo renová-las.

...

Abraços!
nickyfury21/04/2011 18:19
bonsai
A época da desfolha ficou para trás. Melhor aguardar a próxima primavera, ou melhor, o finalzinho do inverno, para fazer isso. Agora, adubar, regar e expor ao sol, e mais nada. 😲
Mcdonald21/04/2011 18:42
valeu Nick pela correção...
abraço
Pedro Catarin21/04/2011 20:09
ok!
RCasagrande23/04/2011 18:55
OLA ....
APROVEITANDO ESSE TOPICO 😂 😂 😂
O FICUS AGUENTA UMA DESFOLHA TOTAL OU SO PARCIALMENTE ❓
ramoncg24/04/2011 01:37
Amigo, a pouco tempo li em um tópico daqui que o ficus não aceita desfolha total...apenas a parcial...corre-se o risco de perder partes da planta quando o desfolhamos por inteiro..... '~'
Elio24/04/2011 17:20
RCasagrande, Na primavera ou inicio do verão pode fazer desfolha total em qualquer espécie de Ficus.
Apenas no caso do Ficus benjamina, pode ocorrer que algum galho mais fininho venha a secar.

abraço
Elio24/04/2011 17:28
Re: Desfolha
pedromottaa escreveu:
gostaria de saber se nessa época do ano posso realizar desfolha de ficus, jabuticaba, azaléia, caliandra e acer palmatum...
Aguardo resposta
Grato

Pedromotta, além do que o velho amigo Nicky orientou, a Azaléia tem como melhor época para desfolhar.............após a florada.

Em todas as espécies, antes de fazer a desfolha (na época certa) precisamos saber o "porquê" de desfolhá-la.
Como existem inúmeras razões e inúmeras formas de desfolhar, precisamos atentar para o que queremos da nossa planta.
Ramificação?
Substituição de folhas?
Engrossamento de determinado ramo?
Alongamento do ápice?
Redução do tamanho das folhas?
Desfolha com tesoura?
Desfolha com as mãos?

abraço
pedromottaa03/05/2011 12:38
No ficus eu quero que as folhas diminuam pois estao muito grandes...
Na pitanga tb tem q diminuir as folhas, mas acabei de coloca-la no escorredor, pois é muito fina, novinha, coloquei pra dar uma engordada....
A jabuticaba tb precisa diminuir as folhas, no ficus tb gostaria de aumentar a ramificação, assim como na pitanga e nas demais...
Grato
Elio03/05/2011 15:01
pedromottaa escreveu:
No ficus eu quero que as folhas diminuam pois estao muito grandes...
Na pitanga tb tem q diminuir as folhas, mas acabei de coloca-la no escorredor, pois é muito fina, novinha, coloquei pra dar uma engordada....
A jabuticaba tb precisa diminuir as folhas, no ficus tb gostaria de aumentar a ramificação, assim como na pitanga e nas demais...
Grato

Como dizia Jack, o estripador, vamos por parte:

1. Ficus, se vc quer aumentar a ramificação, não dá para diminuir as folhas agora. Para melhor ramificação, faça a poda dos ramos no verão (Flávio Zanetti-prof.UFPR). Automaticamente, à medida que surgirem ramos secundários, terciários, as folhas diminuem.

2. Pitanga, não se precupe com o tamanho das folhas agora. Deixe-a se desenvolver bastante e até é importante que tenha folhas grandes para ajudar no processo de fotossíntese e desenvolvimento. Diminuição das folhas será uma das últimas etapas.

3. Jabu, presumo que a planta está "pronta" então é hora de diminuir as folhas. Desfolha (não poda) no verão, pouco adubo, muito sol e rega só o necessário.

abraço