carlos claro21/04/2011 23:14
figo q brotou no jardim olha oque deu.
caiomalk23/04/2011 11:32
Re: figo q brotou no jardim olha oque deu.
Olá Carlos
Rapaz, o bichino tá bonito que só!
Abraço
Sergio Batalini23/04/2011 20:32
Acredito que possa ser chamado de kussamono e sirva de planta de acento para outros bonsai teus ...
Gostei , singelo .
oamit23/04/2011 22:27
eu tenho um simpatico tambem, mais acho que já já ele fica pelado, estão caindo todas as folhas nem sei pq, acho que ela fica "nua" mesmo pro outono, inverno.
🙄
Pedro Catarin24/04/2011 13:36
oamit, se as folhas de sua figueira começam a perder a coloração e ficam amarelas é falta de sol, fique de olho!
Carlos, ficou show hein!? Eu deixaria ela apenas com 3 folhas para ficar bem bonitinho.
Abraços!
carlos claro24/04/2011 15:41
caiomalk ela realmente e muito bonita ao vivo ela e mais obrigado abraço.
Bonsérgio vc saberia me falar a diferença em um shohin e um mame
e´por ser uma planta de tronco solido ele nao seria considerado um shohin levando em conta q frutiferas nao segue muito as regras de um estilo definido e q li uma x me corrija por favor abraço.
oamit a sua e muito bonita tambem elas caem as folhas mesmo do nada mais depois volta com toda força tenho outras duas aqui ficava preocupado mais agora nao sei se e o q estamos vivendo se vc reparar nao temos mais uma estaçao de ano cronomicamente correta oq era pra ser calor e frio e oq e pra ser frio e calor rsrsrsr tenho plantas q so se daria bem um transplante no inverno pois foi feita agora e elas estao brotando com toda força rsrsrs viva bonsai rsrsrsr abraço
ola Pedro Catarin entao vou deixar ela so com 3 mesmo se vim mais nao da pra v o tronquinho vira uma moita rsrsrsrs abraço.
Sergio Batalini25/04/2011 13:44
O bonsai de shohin e mame deve parecer uma árvore adulta que foi reduzida a um tamanho menor? Deverá o bonsai parecer uma copia em menor escala de uma árvore em tamanho normal? A resposta é não. Mas certamente deve fazer o observador pensar que está vendo uma árvore. Não uma cópia, mas uma pintura de uma árvore.
Bonsai é imaginação e fantasia. Não podemos apenas reduzir em escala uma árvore grande e coloca-la em um vaso. Devemos pintar as imagens guardadas na mente das pessoas. Logicamente é muito mais fácil criar esta imagem com um bonsai grande. Mas quando você cria um bonsai shohin ou mame, você é forçado a usar um mínimo de material para criar a imagem.
A arte do shohin
Espaços vazios e poucas folhas devem sugerir a copa de uma árvore shohin. O pequeno tronco carrega a alma da árvore e sugere o tamanho, idade e condições em que vive. Umas poucas raízes deverão ser suficientes para mostrar que a árvore está bem firme no solo. Toda a estória deve ser contada com menos material do que o normalmente usado em um bonsai maior. Isto requer um pouco mais, tanto do artista quanto do público: imaginação.
E é por isso que é uma arte, quando temos sucesso em transmitir uma visão dentro da mente do observador. É o que torna o shohin e mame tão extraordinariamente fascinantes quando comparados a bonsai maiores. É simplesmente um desafio extra para a mente.
Uma outra razão para penetrar no mundo destas pequeninas árvores é que você pode segura-las em suas mão e simplesmente sorve-las. É uma experiência intensa e muito gratificante sentar com uma árvore em suas mãos, gira-la a todos os ângulos possíveis, observando todos os detalhes do tronco, nebari (raízes e base), e a ramificação delicada. Imaginação e visualização devem ser as ferramentas principais para formar a árvore e o resultado deve induzir o observador à imaginação.
A dimensão extra
Bonsai de tamanho grande podem impressionar pelos seus troncos fortes e poderosos. Eles podem dominar nossos sentidos exclusivamente por seu tamanho, estrutura de ramos impressionantes e fantásticos jin e shari. Estas vantagens estão fora do alcance para o bonsai pequeno. O shohin precisa evocar a imagem de uma árvore muito maior com o traço de um lápis em vez da pincelada de um largo pincel.
A arte do shohin necessita de um público disposto a envolver-se na fantasia, receptivo à imagem pintada na mente pela árvore. O observador deve estar disposto a participar, pois as formas simplificadas do shohin são mais sugestões que ilustrações. A importante dimensão extra é o que não vemos, mas imaginamos sem hesitação. Esta sugestão é o que preenche o restante da pintura da árvore. Esta é a essência maior do shohin e mame que deve ser revelada.
Respirando emoção dentro da árvore e da mente
Experimentar o shohin é completamente diferente de observar outro tipo de bonsai. O shohin exige um esforço para ser visto adequadamente. Precisamos nos curvar para vê-lo no nível correto, e precisamos chegar perto para observar os ricos detalhes da ramificação, nebari, da estrutura da casca e do posicionamento preciso da folhagem.
Alguns sentimentos vindos da natureza devem estar presentes na árvore. Para mim, deve trazer a sensação do grande carvalho que eu escalava quando era criança. Ele ainda está perto da praia e eu vou ocasionalmente até lá a passeio. Precisa trazer de volta memórias do sol brincando com a folhagem e a vista do chão enquanto eu sentava num galho com meus pés pendurados.
Eu tenho estes sentimentos quando eu olho meu pequeno Cotoneaster. É claro que eu não espero que outros tenham as mesmas sensações. Mas se a árvore é capaz de trazer estas memórias da natureza para minha mente, ela deve acordar memórias similares em outras pessoas que a observam. Todos nós não somos tão diferentes assim.
Os elementos que despertam estas sensações são em um certo grau, inexplicáveis. O seguinte deve promover alguns “insights”.
Em parte, isto depende do tipo de relação com a natureza que a pessoa possui, sua cultura, a área em que vive e como vive. O quê o musgo no vaso significa para você? É apenas musgo colocado no vaso para ficar bonito? Ou você vê a grama baixa debaixo da árvore da sua infância? Os galhos são apenas caprichosamente organizados ou você realmente vê uma árvore com o vento soprando através de suas folhas, fazendo-a dançar sob o sol?
Tudo depende de como você aborda a árvore no vaso. Devemos ter a mente aberta para que possamos receber o maior benefício de conhecer um bonsai. E no caso do shohin e mame, é um desafio receber e expressar estas emoções do pequeno volume de material.
Medido a partir da borda do vaso, o shohin não deve exceder 20 a 25 cm de altura, e apenas 7 cm é o limite para o mame.
{Morten Albek}
Basicamente a diferença ente mame e shohin é o tamanho .. alguns sugerem que até 15 cm no maximo seria um mame , acima disso até 25 cm seria um shohin....
carlos claro25/04/2011 22:08
sem palavras depois da aula rsrsr obrigado Bonsérgio

Sergio Batalini26/04/2011 13:58
Que isso Carlão ... 🙄 O mérito é do autor Morten Albek, apenas transcrevi ...
Mas , acredito em tudo o que esta escrito e espero ter ajudado em alguma coisa ...
Vc perguntou :
e´por ser uma planta de tronco solido ele nao seria considerado um shohin levando em conta q frutiferas nao segue muito as regras de um estilo definido e q li uma x me corrija por favor abraço.
É regra geral que todo bonsai deve ter tronco solido , ou seja , madeira lenhosa, morta ou não , independente do tamanho ... Shohin é tamanho de bonsai não estilo ...
Quanto a frutiferas não seguirem estilos definidos .. depende da especie , do autor .. da planta em si ...
Quando priorizamos os frutos é aceitavel uma arvore que não esteja dentro dos padrões mais rigidos , mas sem contudo fugir ao minimo do que é considerado um bonsai .
Estude .. leia .. veja muitas fotos .. descubra que bonsai é acima de tudo um estilo , não de arvores , mas um estilo de vida ....
oamit26/04/2011 14:00
apesar do outono já tenho novas brotações.
🙂