Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Misho de Laranja Kinzu. Será que pega? (atualizado 05/06/11)

Mcdonald23/04/2011 13:15
Misho de Laranja Kinzu. Será que pega? (atualizado 05/06/11)
Ola amigos foristas...
Ontem passeando pelo ceagesp de sp, comprei um pinheiro negro e ganhei do dono da banca umas sementes de laranja kinzu, inclusive, algumas já estavam até brotando... Não pude esperar para plantar em outra época pq a maioria estava brotando... então segui com o mesmo substrato da última vez com sementes de maçã que pegaram todas.
Seguem as fotos.

Se pegarem eu posto fotos para todos verem...
abraços
RCasagrande23/04/2011 18:49
OLA MCDONALD...
QUE TIPO DE SUBSTRATO VOCE USA NAS ''SEMENTEIRAS''' ❓
T+....
Mcdonald24/04/2011 12:01
RCasagrande escreveu:
OLA MCDONALD...
QUE TIPO DE SUBSTRATO VOCE USA NAS ''SEMENTEIRAS''' ❓
T+....

Então véi...
Eu usava areia grossa de rio para plantar maçieiras.. mas não sei se foi a época ou a mão e não estavam vingando nenhuma. Um dia dei umas sementes pro irmãozinho da minha noiva ele colocou num vasinho com terra e esterco de gado curtido, este aí da foto, e não é que vingou todas.... Bom.. se deu certo uma vez, acho que pode dar certo mais vezes né...... rsrsrsrs
vamos ver no que dá...
nickyfury26/04/2011 21:01
bonsai
Mc, lembra da técnica que expliquei dia desses? sobre a tela metálica cobrindo o vaso? então, quando brotarem as sementes, e as mudas estiverem com dois para tres meses, vai ser o momento certo para usar esse recurso.
Mcdonald27/04/2011 00:08
Re: bonsai
nickyfury escreveu:
Mc, lembra da técnica que expliquei dia desses? sobre a tela metálica cobrindo o vaso? então, quando brotarem as sementes, e as mudas estiverem com dois para tres meses, vai ser o momento certo para usar esse recurso.

É mesmo Nick..... Juro que quando me deu aquela dica pensei nelas. hehehehe
e o ideal seria a que altura do substrato a tela?
Sabendo-se do seu lento crescimento pretendo fazer mames ou shohim. Quanto tempo devo deixar lá a tela?
nickyfury27/04/2011 08:38
b onsai
Mac, para que funcione adequadamente, as plantas devem ter brotado e estarem com ao menos um ou dois cm de altura. A tela deve ficar na altura que vc quiser, lembrando sempre que os movimentos sinuosos nos caules das novas plantinhas irá acontecer tão logo elas se choquem contra a tela, o que pode acontecer justamente nesse um ou dois cm iniciais, ok? Quanto mais baixa a tela, mais movimento terá o caule, vez que a plantinha, ao se chocar, voltará seu crescimento para baixo e depois de alguns dias, novamente para cima, sucessivamente.

O ideal é manter a tela por um ano ou mais, até que os caules adquiriam lignificação/lenho mais duro, o que pode ser observado pela mudança na tonalidade dos caules, que passam de verde para levemente amarelo ou amarronzado. Lembre-se apenas de prender bem a tela metálica, para evitar que as plantinhas, com sua força de crescimento, não a empurrem para cima, retirando-a de sobre elas. 😉
Helio Mayer27/04/2011 08:56
Existe algum problema de usar tela plástica? Tenho um monte aqui e não sei onde teria tela de metal.
Abraço
Renato Rodrigues Roehrs27/04/2011 14:13
Mc, deixa a gente a par deste plantio.

Muito legal mesmo!

Abração.
nickyfury27/04/2011 15:46
bonsaki
A tela plastica não serve, pois não é tão resistente quanto a tela metálica. Se não achar para comprar, compre uma peneira de furos os mais finos que conseguir, recorte a tela e use-a. Afinal, peneira assim não tem serventia para nada em nossa nobre arte bonsai. Só não faça perto de sua mãe, sua vó, sua tia, senão vai ouvir poucas e boas. 😂 😂 😂 😂

A tela plastica, com o tempo (é preciso as vezes deixar por dois ou tres anos, para engrossar bem os caules e fortalecer as curvas sinuosas que irão adquirir), tende a deteriorar exposta ao tempo, bem como as regas sucessivas. Com a agua e o sol, o plastico tende a enfraquecer e não resistir bem às investidas insistentes e continuas das plantinhas. Por isso, usa-se apenas a tela metálica. Lembre-se: quanto mais fina, melhor.
Elio27/04/2011 23:27
Olá amigo Nicky!
Usei essa técnica em Pitheco!
Semeei em novembro e quando começaram a crescer, coloquei sobre as mudinhas uma tela (peneira).
Cerca de 15 dias atrás já coloquei uma grelha de "Gengis-khan".
Estão ficando tortinhas que uma beleza.

Esta semana estou bastante atarefado, mas semana que vem posto foto neste mesmo tópico.

abraço
Mcdonald28/04/2011 00:15
Karaaaaaaaaaca... tecnicas, técnicas e mais técnicas.....
Que mundo maravilhoso esse do bonsai.... tem um jeitinho pra tudo.... é só usar a imaginação....
nickyfury28/04/2011 08:12
bonsai
Elio, meu chapa, poste mesmo essas imagens, para que todos possam confirmar, visualmente falando, os resultados da aplicação dessa técnica de cultivo diferenciada. Estamos aguardando pelas fotos, então. 😄
Elio02/05/2011 21:53
Pessoal, como tópico é do amigo Mc, abri um novo tópico, com essa técnica lá em MATÉRIAS.

Abraço

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17901
Mcdonald03/05/2011 00:08
Valeu Elio.....
Bem legal as fotos....
abraço
Mcdonald05/06/2011 17:24
E não é que vingou!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pessoal.. Eu deixeis essas sementes na casa da minha sogra, e pra minha surpresa hoje fui olhar e veja só que beleza... Pegaram todas..

Tomara que crescam....
SMART205/06/2011 18:35
bacana amigo, so q acho q seria bom transplanta-las para vasos individuais agora antes q creçam muito, ja q tem muitas junto e agora e so tira 1 poko de areia junto q vai bem mais daki uns dias ja vai ter q se preocupar com as raises capilares.
Elio05/06/2011 18:57
Amigo Smart, desculpe contradizê-lo mas, o Mc não deve transplantar agora, pelas seguintes razões:
1. A época não é propícia (outono/inverno)
2. Estão muito pequenas
O ideal é deixar assim e, quando atingirem uns 5 cm de altura, colocar uma peneira em cima para provocar a sinuosidade de tronco.
Transplante para vasos individuais só no final da primavera, talvez até mais tarde, dependendo de quanto lignifou com as curvaturas provocadas pela peneira.

abraço
SMART205/06/2011 20:31
a intenção era q antes delas criarem raises em maior quantia ela não sente o transplante. so pq kizu não tem muito essa de de tronco tordo pelomenos eu acho q ja ela e frutifera, mais se for pra esperar vc ta coreto e pra bem pra frente mesmo.
transplantando agora não tem prejuizos nas raises mais pra depois tera transplantar todas juntas ja q tera q remover todas as raizes pra poder separar pq tem muitas delas junta, e isso pode prejudicar o crescimento...
Mcdonald05/06/2011 21:29
Valeu Elio.... Essa ai dá pra colocar na peneira como tinha falado.. Vou tentar esta técnica...
Smartz... valeu véi...
Elio06/06/2011 14:55
SMART2 escreveu:
a intenção era q antes delas criarem raises em maior quantia ela não sente o transplante. so pq kizu não tem muito essa de de tronco tordo pelomenos eu acho q ja ela e frutifera, mais se for pra esperar vc ta coreto e pra bem pra frente mesmo.
transplantando agora não tem prejuizos nas raises mais pra depois tera transplantar todas juntas ja q tera q remover todas as raizes pra poder separar pq tem muitas delas junta, e isso pode prejudicar o crescimento...

Amigo Smart, mais uma vez terei que contradizê-lo.
1.Quanto menos raízes, mais a planta sente o transplante.
2. Quanto mais raízes, menos a planta sente o transplante.
3. Posteriormente, ao transplantar para vasos individuais, não se remove as raízes. Retira-se muito pouco.
4. Nesse estágio não são ainda mudas, são plântulas e, como tal, não devem ser removidas em hipótese alguma
5. Quanto ao tronco, a não ser que se faça estilo Chokkan ou Hokidachi, os demais estilos requerem troncos sinuosos.

Apenas para entender um pouco de cultivo pelo método de semeadura.

abraço
Lrgullo06/06/2011 15:10
Acompanhando!! Sementes me atraem muito...
estou esperando mais 30 de pinheiro negro que comprei semana passada...

quero usar a técnica da tela... e quero acompanhar esta sua!!

abraços!!