Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Bouganvillea!! Socorro!!

renata_bbc25/04/2011 17:24
Bouganvillea!! Socorro!!
Gente, socorro!!

Meu bouganvillea tá apdrecendo e toda folha nova que nasce amarelando e morrendo. Eu tinha acabado de fazer a primeira aramação e alguns galhos secaram... como ouvi dizer que pode acontecer de alguns galhos secarem, não vi problema... mas só vingaram duas novas brotações e já tem quase 4 semanas!

Eu percebi que a terra ainda estava molhadinha dentro, ai passei a molhar dia-sim, dia-não.

Hoje dei uma cavada na terra perto do tronco e notei que o tronco está apodrecendo!!!! A terra ainda está molhada... mas está drenando, porque quando eu molho sai bastante água por baixo.

O que eu faço???
Leandro Ferraz25/04/2011 17:41
a Primavera ou Bougainvillea, ela não gosta de terra molhada
vc deve agoar so quando a terra estiver totalmente seca...
sol o dia todo...
renata_bbc25/04/2011 18:36
Mas agora eu faço o que? 🙁 Deixo sem molhar até secar? OU tem algo que eu possa fazer pra melhorar?

Aqui no RJ tá entrado uma frente fria com chuva, de forma que tá bem úmido o ar... vai demorar pra secar... 😕
Leandro Ferraz25/04/2011 18:44
eu, deixaria ela secar bem o substrato. para depois molhar de novo.
renata_bbc25/04/2011 19:24
Farei isso! Obrigada!
Rodrigo_Dias_RJ25/04/2011 20:22
fotos!
renata_bbc01/05/2011 12:00
Não consegui máquina pra tirar as fotos antes... mas essa foto foi tirada ontem, depois de alguns dias secando o substrato... Acreditem, ele já stá melhor!! Mas ainda não está recuperado... 🙁

Pedro Reimão01/05/2011 18:03
Renata assim que sua Primavera melhorar mesmo, aproveite que estamos entrando no inverno e retire ela destes vasos de plastico.
Se você quiser que ela se desenvolva mais e fique com um porte ate maior, coloque ela num escorredor com areia e deixe ela crescer.
Essa é minha visão, não que esteja correta é so a forma que eu faria.
Elio01/05/2011 19:39
Renata, tem que tirar toda essa parte morta, que está aparecendo. Se não retirar, ela continuará. Depois tem que passar um protetor.

Veja esse link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=17862&highlight=

abraço
Pedro Reimão01/05/2011 20:58
Elio a planta deve tomar sol na região afetada?
nickyfury02/05/2011 08:49
bonsai
Por experiencia própria recomendo sol pleno no cultivo de todas as plantas, exceto azalea/rododendro. Mas, se chover, tendo ou não madeira morta, o ideal no caso das primaveras/bouganvilleas é sua retirada da exposição e colocar em local coberto, para evitar apodrecimento, bem como desgaste por ação climática (chuva, geada, granizo, etc.)
renata_bbc02/05/2011 11:44
O meu bouganvillea fica em local coberto.. não pega chuva. O problema das épocas de chuva aqui é a umidade mesmo...

Eu não sei ao certo se o meu caso é de podridão branca... a impressao que dá é que foi de muita umidade mesmo... Até porque, depois que deixi secar, ele voltou a brotar e, até agora, nao deu continuidade no apodrecimento.

😕
Pedro Reimão02/05/2011 14:19
O Renata que boa noticia, talvez seja so isto mesmo, uma humidade muito grande.
O Nicky disse a questão do sol, por pensar o seguinte: fungos gostam de humidade e pouca luz, ai conclui que deveria dar sol a eles.
Elio02/05/2011 18:08
Renata, existe diversos tipos de podridão, todas causados por fungos. Tudo se inicia no excesso de umidade, onde o fungo se instala e se prolifera, decompondo a lignina da madeira.
O processo é lento, assim, o avanço da podridão não se nota rapidamente.
O fungo se alimenta do material originado pela decomposição.

Assim, evitar a umidade excessiva é fundamental.

abraço
renata_bbc02/05/2011 18:10
É... eu dei uma cavada na terra e virei a parte que tá muito humida pro sol... vou ver como fica até o final de semana... senao, vou levar no Bonsai Tropical aqui no RJ pra ver se o Edson me salva...
Obrigada mesmo! Vocês sempre tentando ajudar... sensacional...

Beijos
Tiago R02/05/2011 20:53
Não é aconselhável então molhar a folhagem?
Pedro Reimão03/05/2011 11:55
Por que? Não entendi.