Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

mudança radical de um piteco

Marcos Jose Hereck27/04/2011 12:02
mudança radical de um piteco
Comprei este piteco no inicio de 2010, mas eu não estava contente com a altura do mesmo, então resolvi tentar uma alporquia veja o resultado:

Bom agora e deixar ele recuperar um bom raizume e depois trabalhar uma nova copa, aguardo sugestões.
att.
Marcos
oamit27/04/2011 12:17
esta ficando bnito, gostei do vaso combinou.

😂

agora deixa ela dar uma espichada e capricha na copa, to com uma amoreira aqui parecida.
Thiago M27/04/2011 12:42
esta ficando bonito, também gostei do vaso .você sabe o nome desta plantinha junto a árvore?
Marcos Jose Hereck27/04/2011 13:49
oamit, obrigado pelas dicas.

Thiago M, a plantinha são mini bromelias, agora o neme exato vou ficar devendo, essas plantinhas normalmente crescem nos galhos de arvores antigas principalmente nas de casca grossa, ja pesquisei na net mas o nome correto realmente não encontrei.
att.
Marcos
Rodrigo_Dias_RJ27/04/2011 18:46
Marco, o piteco vai ficar bem bonito, acho que derrepente todos os galho de baixo saem e ficam os de cima

A bromelia apesar de novinha parece a "Tillandsia aeranthos", ela é uma bromelia epifita, ou seja, não precisa de terra. Se ela fica em contato com uma terra com bastante materia organica como a sua pode acabar morrendo.
Marcos Jose Hereck02/05/2011 08:56
Rodrigo valeu pelas dicas a respeito do piteco, os galhos de baixo vou tentar reproduzir umas mudinhas é que aqui na minha região não encontra esta especie nem pra remedio.

Referente as bromelias vc tem razão ja perdi algumas e achei que foce por muita umidade, o que notei tambem é que ficando em contato com o solo elas crescem muito ja nos galhos das arvores permanecem minis, é como vc disse elas não precizam de solo e sim de galhos.

Rodrigo e na sua opinião qual estilo vc sugeri pro piteco?
att.
Marcos
caiomalk02/05/2011 09:41
Olá Marcos

Seu piteco tá ficando show, tenho uns aqui em casa, inclusive quero fazer um alporque em um deles, pois ele tá meio "pescoçudo".
Você usou esfagno e hormônio? Quanto tempo levou pra enraizar? Qual época é mais propícia para alporque?

Abraço
Marcos Jose Hereck03/05/2011 08:37
caiomalk, usei asfagmo e uma solução a base de tiamina que aprendi aqui no forum, o piteco enraiza muito rapido 20 dias ja soltou raizes e com 40 dias eu ja tirei o alporque.
att.
Marcos
caiomalk03/05/2011 12:02
Olá Marcos

Eu tenho um blog que uso somente pra postar imagens e textos para o Forum, nele tem uma matéria sobre a Vitamina B1 (Tiamina), dá uma
olhada lá e me diz se vc do mesmo jeito ou fez algo diferente...
Segue o link:
http://caiomalk.blogspot.com/2011/05/vitamina-b1-tiamina-como-hormonio.html

Abraço
Marcos Jose Hereck04/05/2011 22:14
caiomalk, é assim mesmo boa materia, a formula para usar a tiamina é essa mesma, eu costumo fazer e armazeno em pet 2lts.
att.
Marcos
Marcos Jose Hereck09/11/2011 19:09
Atualizando estado atual da planta, peço que os amigos expressem as criticas para um bom resultado.

http://www.brimg.info/uploads/5/4ed2eb6d66.jpg
Elio09/11/2011 19:36
Excelente trabalho, Marcos.
Composição Vaso/substrato/bromélias/planta..........nota 10!!

Parabéns!
nickyfury10/11/2011 08:35
bonsai
Para ficar ainda melhor, sugiro um alporque na base, visando a formação de um nebari radial a ser construído a partir das novas raízes emitidas na area. Com isso, o tronco ganhará uma estabilidade mais harmoniosa com o restante da planta. Após a emissão de raízes via alporque, faça o replantio usando uma base circular de madeira para distribuir radialmente as raízes, firmando-as na tabua com barbante, fazendo antes furos em toda a volta da madeira. A madeira, com o tempo, apodrece, sem causar danos às raízes, como poderia acontecer se usasse outro tipo de material, como ceramica por exemplo.
Marcos Jose Hereck10/11/2011 08:37
Elio brigado pelos elogios.....
Estou bastante contente com este piteco, acredito que valeu a pena esta mudança, de uma planta que estava totalmente sem graça, agora ja começa a se parecer com uma arvore, o vaso de concreto celular ainda estou engatinhando para fase-lo, comparado a trabalhos que colegas aqui do forum estão apresentando o meu ainda tem muito o que melhorar.
att.
Marcos
Marcos Jose Hereck10/11/2011 08:45
nickyfury, valeu pelas dicas, realmente preciso ajeitar este nebari, como faz poucos meses que retirei ele do alporque onde dividi esta planta em duas, irei aguardar mais algum tempo, talves nem seja necessario fazer um novo alporque nick o raizume resultante do aporque ficou bem distribuido radialmente, minha esperança e que ele engrosse logo apos ser descoberto aos poucos formando assim um nebari apresentavel, só não me lembrei do detalhe da madeira que vc comentou o que com certeza ajudaria muito na boa formação do nebari.
att.
Marcos
Anderson Neuhaus17/11/2011 00:33
acompanhando!
Tiago R17/11/2011 11:12
Que beleza!!!
Marcos Jose Hereck12/04/2012 18:22
Troca de vaso
Tive problemas com o vaso de concreto celular, não sei como mas os furos de drenagem acabaram entupindo e quase perdi a planta, felismente consegui ver o problema a tempo de salva-la, e apos sua recuperação ponhei ela neste novo pote.

quando ela adensear mais a copa eu atualizo novamente, é que realmente ela debilitou bastante.
att.
Marcos Hereck
Marcos Jose Hereck31/01/2015 16:50
Para melhor engrossamento do tronco e desenvolvimento do nebari, voltei ele para um recipiente maior...