Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

CALDA SULFOCÁUSTICA

BLACKNEEDLES27/04/2011 20:05
CALDA SULFOCÁUSTICA
OLA AMIGOS

essa foi uma primeira esperiencia com o preparo da calda espero que o resultado final na aplicaçao seja bom...

sequi uma receita do amigo Paulo Ventura amigo e forista e acho que ficou bom...
dei uma ligada pra ele pra que ele fosse me ajudando e acho que deu certo

eis a receita e proporçao que usei...

Qualquer que seja a medida o que vc tem que manter é a
proporção,por exp 10 colhereres de enxofre / 5 de cal certo.
penso que uma boa medida para 2 litros de agua seria 500g de
enxofre e 250 de cal. Para 1 litro de agua como vc terá que deixar
verver por uma e meia 2 horas a agua praticamente vai evaporar
toda ok .
Obs : ao preparar a calda vá misturando /mechendo sempre se ficar
muito pastoso acrecente agua que não tem problema ,a calda esta no
ponto quando fica na cor avermelhado/vinho ta certo.
nao coar deixar decantar e usar somente o liquido avermelhado...

linha de produçao
inicio sempre mexendo

depois de uma quase uma hora vai ficando laranja

aqui uma hora e pouco depois ja com a cor certa um castanho avermelhado

pronto deixa esfriar e coloque na garafa

de preferencia coloque em vidros escuros um como fis e mantenha em lugar escuro ok

espero que gostem agora e so passar nos jin e shari dos bonsai...

abrços a todos 😉
Leandro Ferraz27/04/2011 21:59
cheiro bom né?
BLACKNEEDLES27/04/2011 22:42
Leandro Ferraz escreveu:
cheiro bom né?

CARA O CHEIRO E MEIO SINISTRO MAS SO QUANDO ESTA NO FIM...MAS VALE APENA POIS SALVA NOSSAS MADEIRAS DA PODRIDAO E DA UMA APARENCIA OTIMA NA PLANTA...
Mcdonald28/04/2011 01:05
EEEEEEEEEEEEEEEita..... vou fazer aqui em casa qualquer dia desses.. mas já me adiantaram q é bom fazer fora de casa senão...... o pau quebra por causa do cheiro... kakakakaka
abraço e valeu por postar para a gente....
BLACKNEEDLES01/05/2011 10:57
Mcdonald escreveu:
EEEEEEEEEEEEEEEita..... vou fazer aqui em casa qualquer dia desses.. mas já me adiantaram q é bom fazer fora de casa senão...... o pau quebra por causa do cheiro... kakakakaka
abraço e valeu por postar para a gente....

e cara faça do lado de fora senao vc vai apanhar da patroa pois o cheiro a mito ruim cara...

valew 😉
bergson01/05/2011 11:06
BLACKNEEDLES,

Como o cal não mais se dissolverá pode coar o preparo sem nenhum problema.
Elio01/05/2011 19:14
Faça numa lata velha poius se fizer numa panela, a perderá!!!
Outra grande aplicação dessa calda é como preventivo de fungos e ácaros. 15 ml por litro de água, pulverizar as folhas.
Ah, e o enxofre é também um fertilizante.
abraço
BLACKNEEDLES02/05/2011 19:55
bergson escreveu:
BLACKNEEDLES,

Como o cal não mais se dissolverá pode coar o preparo sem nenhum problema.

antes eu fiz assim mas dessa ves segui uma ideia do amigo Paulo Ventura que me disse pra nao coar pra ficar mais puro o negicio...
mas valew Bergson...abraço
BLACKNEEDLES02/05/2011 19:58
Elio escreveu:
Faça numa lata velha poius se fizer numa panela, a perderá!!!
Outra grande aplicação dessa calda é como preventivo de fungos e ácaros. 15 ml por litro de água, pulverizar as folhas.
Ah, e o enxofre é também um fertilizante.
abraço

sim eu fiz com uma llata de tinta mas ja arumei uma de ferro so pra isso... 😄

essa de usar como defencivo ainda nao fiz mas vou usar em...boa valew a dica grande GRANDE ELIO...
abraço amigo 😉
Mcdonald03/05/2011 00:23
Como defensivo 15ml por litro, e quando for passar em madeira morta? passo puro mesmo? Sei que se em contato com o substrato mata a planta, por isso a minha dúvida....
abraço
nickyfury03/05/2011 06:51
bonsai
Mac, quando for aplicar o produto na madeira seca, evite contato com partes verdes da planta, protegendo-as com um plastico. O mesmo em relação ao solo, evitando dessa forma contaminação do produto nas raízes, o que pode ser fatal para a planta. Use sempre óculos de proteção, pois é fácil que ao passar o produto com um pincel, gotículas sejam aspergidas em todas as direções, podendo causar cegueira caso atinja a iris. Prevenir é sempre melhor que remediar. Todo cuidado é pouco, ao manusear produtos químicos, por mais simples que eles possam parecer. 😉
Roberto Fávaro15/05/2011 22:31
Pois é pessoal. A fim de evitar a briga da patroa comprei a calda pronta, mas ao utilizar nos jin e sharis das minhas plantas, percebo que não adquire aquela tonalidade branca, mas fica mais escura, meio puxada pro cinza ou amarelo.

Alguém sabe me dizer onde estou errando? 🙄

Abraços
nickyfury16/05/2011 11:31
bonsai
Roberto, a cor branca advinda do uso da calda sulfocalcica irá ocorrer aos poucos, com o passar do tempo. Apenas quando se adicona outro produto, como pvc, é que a madeira fica branca logo no inicio, porém isso é considerado anti natural pela maioria dos bonsaistas sérios, que preferem, inclusive, adicionar produtos escurecedores, como tinta nanquim, para que a madeira fique com uma tonalidade mais acinzentada, que é como a vemos na natureza.

Ao aplicar o produto, sugiro o uso de oculos de proteção e luvas, para evitar acidentes com graves consequencias. Proteja igualmente o solo, as raízes, a parte verde da madeira, galhos e folhas, para evitar danos e perdas irreparáveis à sua planta de uma maneira geral, durante a aplicação do produto.

Nas minhas plantas eu costumo deixar transcorrer um ano ou mais entre o término do trabalho que exponhe a madeira, seja um shari ou jin, antes de aplicar a primeira camada de calda sulfocalcica. Dessa forma, garanto uma aplicação correta, vez que a madeira estará suficientemente seca para receber a calda, com um resultado melhor inclusive, além de mais durável. O pessoal preocupado com a aparencia natural da madeira exposta (shari), busca, através da adição de tinta nanquim preta, algo que se aproxime do que vemos na imagem abaixo:

Num trabalho mais pronunciado, em que é realizado um SABAMIKI, ou escavação no shari do tronco, aprofundando-o para o interior, pode-se usar a tinta nanquim isoladamente, conseguindo um efeito como na foto:

No caso da imagem acima, o cultivador quis igualar algo que ele viu na natureza:

Roberto Fávaro22/05/2011 12:50
Muito interessante, Nick.

Obrigado pelas dicas. Você já utilizou o nanquim preto em alguma árvore sua? O que achou do resultado?

Apliquei calda sufocálstica em um ligustro que comprei e que tem uma porção de madeira morta bem interessante. Já postei ele no "minha árvore e sua opinião". Qual é o intervalo indicado entre uma aplicação e outra?

Obrigado.
Abraços
nickyfury22/05/2011 14:23
bonsai
Roberto, nunca tive a necessidade de usar nem quis tampouco experimentar a tinta nanquim em minhas plantas. Por outro lado, um amigo bonsaista, Francisco Lustosa, aplicou a calda sulfocalcica com tinta nanquim em um belissimo trabalho que realizou, de um shari extenso, com recorte interior (sabamiki) em um tronco de um ficus variedade triangularis, que ele possui. O resultado ficou ótimo, na nossa opinião (minha, dele e do restante dos associados do clube que viram o trabalho concluso).

Em relação às demãos da calda sulfocálcica, geralmente a aplicação é feita por etapas: espera-se que a madeira seque bem, durante um ano ou dois, antes de fazer a primeira aplicação, que é repetida a medida que o culivador percebe a necessidade. Considere ainda, que o fator climático é preponderante nessa questão, vez que planta exposta ao tempo, recebendo carga de chuva, granizo, geada etc, está sujeita a perder mais rapidamente a proteção, requerendo nova aplicação do produto.

Durante a estação mais seca, porem, como o verão e o outono, em que as chuvas são bem esparsas, ou, dependendo da região/estado do país, quase ausente por até seis ou oito meses do ano, então não é preciso repetir muito a aplicação, bastanto tão somente fazer uma vez entre os períodos de tempo climático definidos (em alguns locais, consideram que as estações são apenas duas: seca e chuvosa!!!).

Areas expostas, próximo da costa, por outro lado, pode ser necessário uma segundo e terceiras aplicações, em intervalos de tempo menores, durante o ano, para fixar e manter o produto na madeira. O ano tem doze meses, dividido por tres aplicações durante esse período, teriamos então uma aplicação a cada quatro meses.
Seisdedos08/06/2013 13:16
rsrsrs
Sempre me perguntei que produto era aquele que o Graham usava em seus trabalhos nos vídeos do youtube...rsrsrsrs
Obrigado pelo esclarecimento.

Valeu pessoal, aprendi muito neste tópico.