Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Me ajudem?

12
nickyfury18/05/2011 09:09
bonsai
Pedro, vc mesmo respondeu a sua pergunta sobre adubação: "mesmo sendo QUASE inverno?": se ainda não estamos no inverno, e falta muito até que ele chegue, não há problema algum em adubar. Mesmo porque ao fazê-lo agora, vc fornece "alimento" para que sua planta possa acelerar o processo de recuperação no quesito brotações vigorosas, ao mesmo tempo que acumula energia para sobreviver ao inverno iminente.

Sugiro que faça uma mistura de 70% de torta de mamona+25% de farinha de osso+5%de adubo liquido, diluido em agua, que irá usar para preparar a massa, depositando então seis colheres de sopa ou seis copinhos plasticos daqueles para cafezinho, na borda do recipiente atual (afastado do tronco e do centro), em toda a volta da planta. Essa mistura costuma exalar um odor muito forte, repugnante mesmo, quando começa a se decompor e entrar no processo de fermentação. Para evitar isso, alguns cultivadores costumam levar a planta adubada para local afastado da residência. Cuidado com animais domésticos porém, vez que o odor atrai cães e gatos, que reviram o adubo retirando-o.

Um recurso que utilizo para proteger o adubo e manter firme no lugar é usar como recipiente fundo de garrafas de agua mineral, de meio litro para menos, devidamente perfuradas. Encho com adubo e emborco sobre o solo, nas condições que citei acima, colocando sobre ela um pedaço de arame, para fixar adequadamente e evitar que caia ou se solte, por razões diversas. O odor do material em decomposição atrai moscas pequenas, médias e grandes. Por isso, ao misturar os produtos secos adicione umas duas a tres colheres de sopa de formicida em pó (recomendo a marca Pikapau, de cor rosa), para que as larvas eclodidas dos ovos das moscas não vinguem, e morram ao "comer" o adubo.

Essas larvas costumam atrair passaros, que reviram o adubo, espalhando-o e jogando ao chão todo o nosso trabalho. Sem larvas, sem passaros. Simples, né? Lembre-se sempre de usar luvas, óculos para evitar acidentes com esse tipo de produto. 😉

Por outro lado, se não quiser usar essa mistura em razão dos motivos expostos acima, pode usar osmocote, seguindo as especificações minimas recomendadas pelo fabricante. É inodoro e não desperta tanto a cobiça de animais, embora aconselhe acondicionar em recipientes plasticos menores que os fundos de garrafa, para que permaneça por mais tempo no solo, impedindo sua dispersão pela rega diária.

Lembre-se: ao usar adubação, coloque a metade no escorredor e o triplo na bacia/mamadeira, dependendo da quantidade que irá usar.

Sobre o inverno: algumas plantas entram em período de dormência, mas continuam ativas mesmo nesse período. Então, não há porque não adubar tambem no inverno. Eu costumo adubar a cada 45 dias, sendo inverno, verão, primavera ou outono. Claro que o critério que uso é diferente, vez que qualifico a adubação conforme a espécie e não a estação do ano, vez que em meu viveiro cultivo várias e em grande quantidade de plantas. É preciso então fazer um manejo adequado, não só para não me sobrecarregar com trabalho excessivo, tentando adubar tudo de uma só vez e ao mesmo tempo, como para garantir resultados adequados a cada planta em particular.

Busco explorar dessa forma grupos de espécies, adubando sempre de maneira seletiva e conforme uma tabela que criei para meu uso apenas, considerando as plantas que tenho em cultivo. 😉
Pedro Reimão18/05/2011 10:46
Nicky como sempre suas visitas aos posts no fórum são sempre muito esclarecedoras.
Tenho ja feito aqui em casa uma mistura de 2 partes de torta de mamona para 1 parte de farinha de osso, o que dá aproximadamente 66% de torta de mamona e 33% de farinha de osso, posso ainda assim usar ou devo corrigir.
Outro ponto que acho que você ocupado em me ajudar com a adubação não citou foi a questão das podas dos folhas que nascem no tronco, a brotação ta muito vigorosa, caso queira tiro fotos mais atuais e posto para que você possa me ajudar melhor.
As vezes acho que sou um pouco chato por não dar nenhum passo sem ajuda de todos aqui do forum, mas é que acho que a vida é uma coisa muito valiosa para se perder por pressa ou por "achismo".
Desde já grato.
nickyfury18/05/2011 20:29
bonsai
Pedro, use o adubo que vc tem pronto, sem nenhum problema quanto a isso. Em relação as brotações, retire todas as que estão no meio do tronco, próximas do solo, pois não servem para nada, só para atrapalhar o desenvolvimento da planta. Após cortar rente ao tronco, aplique um selador, ou cola branca de madeira, para vedar os cortes. Mantenha todas as brotações superiores.
Pedro Reimão18/05/2011 23:24
Vou fazer e posto para vocês.
Pedro Reimão14/07/2011 18:03
Pessoal estou atualizando a situação da minha acerola.

Grato pelas ajudas.
Pedro Reimão20/07/2011 22:16
Precisando de ajuda na estilização e cuidados da minha acerola, quem puder da uma ajuda agradeço muito.
nickyfury21/07/2011 10:10
bonsai
Pedro, em primeiro lugar proceda a uma desfolha completa, cortando fora todas as folhas com uma tesoura de ponta fina, no pecíolo (talinho) de cada folha. Isso irá permitir a voce visualizar a estrutura aerea, de modo a que possa então estar cortando o excesso de galhos, eliminando os que crescem acima e abaixo dos galhos primários, mantendo apenas os galhos laterais (um galho lateral, não os dois na ponta de cada galho principal, para orientar melhor a formação).

Feito essa seleção, resta agora aramar e dar aos galhos um movimento levemente sinuoso, harmonizando-os com o tronco. A condução dos galhos deve ser feita sempre observando uma regrinha básica: reduzimos o comprimento dos galhos, eliminamos o excesso de brotações neles, para criarmos um galho primário, vindo na sequencia um galho secundário, sobre este um galho terciário e finalizando com a ramificação fina. Veja alguns exemplos práticos desse tipo de condução:

Os futuros galhos de sua planta deverão ficar mais ou menos parecidos com a imagem mostrada abaixo:

Parece dificil conseguir isso, mas é relativamente simples na verdade, se voce seguir corretamente as podas e fazer a aramação necessária à educação dos galhos. Um bonsai de qualidade é construído com um minimo de galhos, devendo então o excesso ser sumariamente eliminado, para facilitar o trabalho de formação estrutural. Com um minimo de galhos, não só fica mais fácil construir a planta de maneira adequada, mas tambem possibilita uma formação de galho como mostrado na imagem acima. Veja então o exemplo abaixo, que retrata o corte redutor, bem como as maneiras de eliminar o excesso de folhagem, dependendo da espécie. No caso da sua, como citei no inicio, o exemplo abaixo é o da direita no canto inferior da imagem:

Sem folhas na planta, corte todos os galhos reduzindo seu comprimento:

O objetivo: formar galhos primários e secundários:

Exemplo de galho primário:

Exemplo de galho secundário:

Exemplo de galhos terciários:

Com uma boa redução no comprimento dos galhos, bem como uma correta seleção dos mais bem posicionados, é possível que ao final do trabalho sua planta apresente uma formação estrutural adequada, parecida com a da imagem abaixo:

Galhos curtos, bem distribuídos ao longo do tronco, ramificação planejada, permite que ao final de alguns anos de cultivo vc possa ter em mãos um bonsai parecido com esse meu:

Com frutos, ficará ainda mais atrativo, não é? 😉
Pedro Reimão21/07/2011 12:47
Nicky para variar muito obrigado pelo post.
Como pedido já desfolhei minha acerola e as imagens seguem abaixo:

Achei interessante fotografar estas partes tambem:

Bom Nicky aí estão, se puder me ajudar a selecionar os galhos, porque aidna não confio em mim mesmo, outra coisa quando eu for podar sempre usando a técnica de cortar o galho a diagonal?
Grato amigo.
Renan Leite Gaigher21/07/2011 20:31
Re: bonsai
.a
Renan Leite Gaigher21/07/2011 20:32
Re: bonsai
nickyfury que aula em mano, gostaria de saber onde você arrumou essa materia, para eu estar me aprofundando pq isso é uma das minhas grandes dificuldades nessa arte :/
Pedro Reimão23/07/2011 12:13
Nicky tomei coragem e fiz eu mesmo as intervenções que você me mostrou nos post.
Critique.

Mais uma vez a ajuda de todos é fundamental.
José Reinaldo10/10/2011 10:35
Olá pedro.

Eu estava acompanhando seu topico, gostaria de saber como está sua aceroleira. Posta foto ai cara............
Pedro Reimão10/10/2011 19:00
José ta um pouco mal, fiz algumas podas erradas, vou esperar ela da uma melhorada e posto pra vocês.
12