Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Transplante no outono

Bruno Gomes29/04/2011 23:41
Transplante no outono
Caros amigos e mestre,

Tenho tres jabuticabeiras que estavam unidas e separei conforme orientações do colega Laudir em outro tópico.

Detalhes da planta: http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/2011/02/projeto-3-jabuticabeira.html

Minha dúvida é a seguinte: Após a separação, as mesmas não tem reagido e parecem "em coma", assim, pretendo trocar o substrato para 100% areia fina ou 90% areia e 10% terra comum. Posso fazer isso agora no outono ou preciso aguardar a primavera ?

Abs
Mcdonald30/04/2011 02:14
Bruno... quanto tempo faz que vc fez o transplante?
A muda do meio na segunda foto acho que seja difícil que vingue, pois, não sobrou quase nada de raízes capilares... mas se fosse eu não mecheria mais nela.... jabuticabeira é bem resistente.
Alcides Junior30/04/2011 08:21
Bruno, quando faço transplantes em jabuticabeiras sempre faço na primavera.
As minhas sempre demoram para reagir.
Repetindo a pergunta do amigo acima, faz quanto tempo que efetuou a separação?
Bruno Gomes30/04/2011 16:20
Caros Junior e Mc,

A separação e consequente transplantes foram realizados no dia 27/02, há exatos 2 meses....
Elio30/04/2011 18:58
Bruno, a Jabu é uma espécie que tem algumas peculiaridades. Entre as quais a de que só devemos mexer nas raízes no final do inverno..
Agora é melhor não mexer mais.

abraço
Bruno Gomes01/05/2011 01:48
Vcs acham que devo retira-las do sol direto ?
Ficam dispostas ao sol durante todo o dia, com uma sombra, nesta época, por volta das 15 horas....
nickyfury02/05/2011 08:59
bonsai
Sugiro que as exponha ao sol pleno o dia inteiro, eliminando essa sombra das 15 horas, inclusive.

Como ficou salientado, a época correta para se proceder a retirada de jabu do chão e replantar é no inverno e não no período que vc relata. As consequencias de se fazer em qualquer outra época é a perda do material, salvo se fizer na primavera, que pode atrasar um pouco a recuperação, como deixou claro o nobre colega Junior.

Entretanto, como vc realizou o procedimento, não há garantia nenhuma de que ele dará certo um retorno adequado na recuperação da planta. De uma forma ou de outra, o cultivo deve ser sempre a pleno sol, sem adubação até que a planta retorne com vigorosa brotação, o que geralmente ocorre apenas a partir do quarto ou sexto mês após a recuperação adequada (no inverno, bem entendido). Fora do período correto, fica dificil adiantar alguma informação, vez que dependerá, exclusivamente, da planta recuperar-se ou não. Portanto, sol pleno, rega ao final do dia, caso se constate que o substrato está seco ou em vias de, e nada, mas nada mesmo de adubação.