Fórum — Atelier do Bonsaiarquivo estático

Buxinho 6 : tecnica como baixar galhos grossos .

12
Sergio Batalini30/04/2011 15:19
Vou mostrar este buxinho de topiaria comprado em floricultura como uma bolinha ...

Fiz uma limpeza na copa para desmanchar a bola e reduzi o torrão em 70% a 2 anos atraz, mas os galhos grossos e a madeira dura do buxus não facilitam em nada, o primeiro e segundo galhos não tem como aramar ou ancorar .

Li sobre uma tecnica para baixar galhos grossos e fiz neste buxus, alias , é muito comum em buxinhos galhos com angulo muito fechado em relação ao tronco , 20 dias e acredito que o processo foi um sucesso ...

O primeiro galho é visivel e o segundo esta a frente do tronco ...

Sergio Batalini30/04/2011 15:24
Com a retifica fiz o corte em baixo do primeiro galho na junção com o tronco , mais de 50% foi cortado ...

Transpassei um arame fino de aço pelo substrato e prendi embaixo da bacia com um palito hashi...forçei o galho até se juntar e fixei , depois cobri com pasta cicatrizante...

Sergio Batalini30/04/2011 15:28
Repeti o processoço no segundo galho , mas a foto desfocou , acredito que dá para ver o corte :

Uma pequena correção no apce e ficou assim :

Sergio Batalini30/04/2011 15:35
Olhando por outro angulo ...

Se não houvesse feito os cortes com certeza os galhos não teriam baixado , e se forçados demais teriam quebrado. Com a tecnica utilizada chegamos ao resultado sem risco de perder os galhos , e melhoramos muito o aspecto da planta , conseguindo assim uma otimização no projeto , sendo possivel repetir o procedimento novamente depois da recuperação dos cortes ..

Elio30/04/2011 18:52
Bonsérgio, mantenha-nos informado sobre o sucesso dessa técnica. Eu já li e ouvi fazerem de duas maneiras. Dessa que vc fez e, em vez de cortar embaixo, cortando em cima e preenchendo com durepóxi.
Estéticamente a que vc fez, acho que fica melhor, mas o mais importante é a sobrevida do ramo.

abraço
Sergio Batalini30/04/2011 19:23
Ola amigo Elio...
Fazer o corte por cima deve ser melhor para o galho, haja visto que a seiva sobe pelo tronco e com o corte que fiz interrompi o fluxo forçando o desvio por cima. Nas proximas tentativas vou inverter o corte .

Tentando chegaremos a tecnica ideal , obrigado pela sugestão . 😄
Roberto Fávaro30/04/2011 19:43
Gostei! Acompanho para aplicar a técnica no meu! 😄

abraços
Gustavo Ribeiro30/04/2011 21:53
Legal !! bonsergio..

Eu ja fiz esta tecnica em lagumas plantas minhas nunca perdi nem um galho sempre deu certo .. tem um uxo chokan que fiz e uma 8 galhos todos com sucesso!!

ja li em livros e em revistas sempre fazem por cima !! e ja tinha pensado em fazer como o Elio disse colocando durepoxi.

mas em baixo alem de ficas escondido e o corte dica tencionado para baixo a cicatrização e melhor .

Tem o trabalho de ficar tencionado mais tendo este buxo mei tem amsi de 1 ano e meio tencionado . pois se nao a cicatris pode nao fechar e levantar o galho e causando efeito reverse oque pode ser usado tambem .

tem ate um galho que estava mais groso que cortei ele no meio pra ficar na medida dos outros e esta cicatrisando e fechara futuramente pois apenas ele esta totalmete fora do esquema ! vi esta tecnica em uma azaleia que cortar o galho ao meio!

mais e isso show !!

abraço!
Rafa30/04/2011 23:15
Parabéns Bonsérgio pela ótima condução.
Realizei a mesma técnica em uma Eugênia minha, no entanto, fiz o corte por cima e além do cicatrizante passei fita isolante de alta-fusão e ela está se recuperando bem. A Eugênia está no seguinte tópico:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=13923&postdays=0&postorder=asc&start=0
Se puder dar uma olhada e opinar, fico grato.
dudutsrj03/05/2011 08:08
Já tinha visto esta ténica porém acho muito arriscada, mas boa sorte e mantenha a galera informada ok.
Mcdonald06/05/2011 23:37
acompanhando..... nunca tinha visto algo desse tipo
Andre Antoniazzi07/05/2011 09:56
Bonsai
Ola Bonsergio.muito interessante esta tecnica mais uma licao para aprenderestou com um problema assim em uma caliandra e vou tentar realizar o mesmo pra ver no que da ainda mais que nesta epoca aqui no sul acredito que da certo pois o fluxo de seiva agora diminui entao talvez a planta sinta menos.
Abraços
fabricio ribeiro07/05/2011 11:29
Valeu Bonsérgio! é muito legal ver passo a passo,
já fiz essa técnica e não registrei,
sei que deixando a metade ou um pouco mais do galho intacto ela se recupera com certeza,
fiz tbm em um tronco de amora que era muito reto e funcionou, mas claro, amora não é parametro...😲
agradeço a riqueza dos detalhes e desejo boa sorte, estou acompanhando!!!
abraço...
Elio07/05/2011 15:01
Re: Bonsai
Andre Antoniazzi escreveu:
Ola Bonsergio.muito interessante esta tecnica mais uma licao para aprenderestou com um problema assim em uma caliandra e vou tentar realizar o mesmo pra ver no que da ainda mais que nesta epoca aqui no sul acredito que da certo pois o fluxo de seiva agora diminui entao talvez a planta sinta menos.
Abraços

André, assim como eu, vc mora numa região onde o frio começa mais cedo. Portanto, não recomendo fazer esse tipo de intervenção agora, já que, justamente pela menor circulação da seiva, retardará a união dos dois segmentos cortados, o que é muito importante no corte inferior. Já, quando se faz o corte superior, preenche-se com durepoxi.

Abraço
SEKI - Elio Luis Secchi07/05/2011 21:41
Bonsérgio, legal mostrar esta técnica com detalhes. Espero que dê certo no buxinho. Em nosso grupo já fizemos em galhos mais grossos que cabo de vassoura, porém em dois ficus. A cicatrização foi super rápida e sem deixar nenhum vestígio, ou seja, funciona mesmo.
Alerto, no entanto que quando se faz dobras mais severas com esta técnica é necessário passar borracha e arames na parte superior, para não ocorrer de lascar a casca ao dobrar o galho, pois se está cortado em baixo e rachar a casca em cima, o galho poderá ser perdido.
Sucesso.

abraço
Pedro Reimão08/05/2011 00:53
Acompanhando.
Mário Sérgio27/05/2011 14:11
E aí, como está o pós operatório????
ACOMPANHANDO!!!!
Sergio Batalini28/05/2011 17:35
28/05/2011

Plenamente recuperado , emitindo tantos brotos quanto os outros galhos , não sentiu o corte , mas acredito que se fosse feito por cima, como sugeriu o amigo Elio , ficaria ainda melhor .... se bem que por baixo o corte é fechado com o esforço de baixar o galho ,

Intão como dos dois jeitos dá certo , fica ao gosto do fregues 😄

Mário Sérgio28/05/2011 23:00
Muito interessante essa técnica!!!
Sabe dizer se uma primavera responderia bem? Ou há uma espécie que vc saiba, de antemão, que não funciona...
Forte abraço e parabéns!!!!
Pethrus Barros20/06/2011 16:50
2 perguntas, essa pasta fica dentro do corte ? e como seria o corte por cima ?
Sergio Batalini25/02/2012 20:25
25/02/2012

Depois da bacia foi para este vaso de barro e sta bem alimentado e em pleno desenvolvimento ... :

bonsaitakin25/02/2012 22:04
a palnta ja fechou a cicatrização?
IanaMel25/02/2012 23:11
Muito legal essa técnica. Muito belo o seu buxinho!

Mário Sérgio,

Realizei uma técnica parecida na minha primavera, só que com uma alteração. Eu queria passar um galho que estava a direita para trás, então fiz um corte vertical posterior e puxei o galho pra tras fechando o corte. Coloquei pasta de dente e enrolei com fita veda-rosca. Depois de uns dois meses tava perfeito, o galho ficou no lugar que eu queria e a ferida fechou perfeitamente.
Otoniel Santos26/02/2012 08:13
Acompanhando!!
Tiago R26/02/2012 21:10
Que bonita está ficando!
12