Ola amigo ,
Tenho algumas considerações a fazer, senpre a intenção de ajudar .
- O vaso definitivo é e senpre será a ultima etapa na construção de um bonsai, as vezes semdo preciso anos para se chegar nele. Vi pelas fotos que vc tem revistas " como cultivar bonsai", pois bem , estas revistas apesar de trazerem muitas materias e fotos interessantes nos dão a impressão de ser possivel fazer bonsai instantaneo, o que é impossivel, levando alguns iniciantes { fui um deles } a erros que comprometem todo o trabalho .
-Todo buxus comprado em floriculturas e viveiros são topiarias { bolinhas } que devem ser " desestruturados " para que passem a ter um aspecto menos artificial , poderia ter feito isso quando comprou , depois ter reduzido o torrão e colocado numa bacia bem furada com substrato certo , em 6 meses estaria muito mais adiantado como pré bonsai .Como vc apenas replantou neste vaso pequeno terá que recomeçar , para ter um trabalho mais tecnico e harmonioso .
-Colocando numa bacia maior deverá cobrir o negari { raizes} para que todas fiquem cobertas pelo substrato , corrigindo essa impressão de que a planta não coube no recipiente e evitando a perca de tantas raizes capilares importantes .
- O tronco tem o belo movimento que não é acompanhado pelos dois galhos da esquerda e vc não conseguirá mudar isso em virtudo da grossura deles ... talves deva cortar e manter os tocos para futuros jin.
Fazendo em seguida uma limpeza interna da copa para melhor visualização da estrutura dos galhos restantes e novas fotos .
- As vezes é preciso ter coragem de reduzir uma planta a um simples toco para depois recomeçar da maneira certa e conseguir desta feita um trabalho mais tecnico e de muito mais qualidade .
Se me permite, vou postar o exemplo deste meu buxus semper vivens.
Veja que desta enorme planta com quase 2 metros aproveitei apenas o primeiro galhinho da direita lá embaixo e um outro mais acima :
E depois de 2 anos estamos assim :